A ação “Curumim Feliz” é um exemplo do compromisso da CONAFER com a responsabilidade social em todo o Brasil. O projeto se transformou em rede de apoio às jovens gestantes nas periferias das 27 capitais do país. Por meio da SEPOCS, Secretaria Nacional de Povos, Comunidades Tradicionais e Política Social da CONAFER, sob coordenação da Diretoria de Ação Social e Inclusão, a DASI, são distribuídos kits de enxovais com roupas, fraldas, produtos de higiene e mantimentos essenciais para garantir um início de vida digno aos bebês e melhores condições às mães. Este suporte não apenas supre necessidades materiais, mas também reforça o acolhimento e a empatia, fundamentais para levar solidariedade às famílias e comunidades atendidas pelas ações sociais da Confederação.
Um aspecto muito relevante no +Ações Brasil, em especial da ação “Curumim Feliz”, é o impacto profundo nas periferias das maiores cidades do país, onde o acesso a políticas públicas de qualidade costuma ser limitado. O “Curumim Feliz” é, portanto, uma resposta direta às necessidades de mulheres que estão invisibilizadas. é o impacto positivo das ações da CONAFER. Ao levar projetos de inclusão social e assistência direta a quem mais precisa, o +Ações Brasil protege e fortalece comunidades em todo o Brasil, com amor e compromisso. É mais do que ajuda, é um movimento de inclusão e respeito por todos. É uma luta constante por um Brasil mais justo. Por meio das ações “Prato Amigo”, “Despensa Cheia”, “Curumim Feliz”, “Pratique o Autocuidado” e “Uma Ação Animal”, são entregues alimentos, cestas básicas, roupas, produtos de higiene, tratamento de beleza, fraldas e muito amor àquela parcela da sociedade mais carente, incluindo alimentação para os animais, de rua e de abrigos. Cada ação existe para garantir que ninguém fique para trás.

Em Recife, a capital de Pernambuco, o +Ações Brasil encontrou uma jovem de 20 anos grávida de 8 meses sem ter nada para o futuro bebê. Foi entregue um kit contendo lençol, roupas, produtos de higiene, banheira, bolsas e fraldas. A jovem mora em um barraco com mais duas crianças, passam necessidades e com esta ajuda o sofrimento é amenizado.

Em Rio Branco, capital acreana, a Jaqueline e seu marido receberam um kit do “Curumim Feliz” para receber o segundo filho que está prestes a nascer

A Jéssica Brenda Leite dos Santos, moradora do bairro Jardim Felicidade l, no Macapá, na capital amapaense, ficou muito feliz pelo enxoval do seu primeiro filho

A Jacycleia Vitória está grávida de 8 meses, é moradora do bairro Novais, em João Pessoa, capital paraibana, e vive sem nenhuma política social, dependente apenas das ações na comunidade. A insuficiência de apoio econômico e social afetam diariamente a sua maternidade, mas mesmo diante de toda dificuldade, encontra forças no seu amor genuíno de mãe para lutar por dias melhores.

Yasmin é moradora no bairro Benedito Bentes 2, em Maceió, capital alagoana. Grávida de 7 meses e desempregada há mais de 1 ano, pediu a Deus por ajuda, e a DASI apareceu para auxiliá-la com um enxoval para o seu bebê.

A Maria Clara deu à luz Valentina, de apenas 15 dias, que recebeu fraldas, lenços, bolsa, roupinhas, sabonete líquido e tudo que um bebê precisava para o seu conforto e segurança nos primeiros dias de vida. A Maria Clara vive na Comunidade do Sebinho, na cidade do Rio de Janeiro.

A Nati tem 18 anos e é moradora do bairro Batistão, em Campo Grande, capital sul-mato-grossense, onde vive em uma casa humilde. Nati descobriu a gravidez em agosto de 2024 e ficou desesperada por ser tão nova e por ter de parar os estudos. Ela não tem familiares na cidade, mas hoje está construindo uma família.

No bairro Marechal Rondon, em Caucaia, no Ceará, a jovem Beatriz Kerolaynne, é recém-casada e espera o seu primeiro filho. Com o enxoval recebido, Beatriz e o marido podem dar melhor conforto ao bebê

Em Palmas, capital tocantinense, a Bruna teve o seu bebê faz apenas 8 dias, e precisava de algumas coisas para a casa e a criança. O enxoval do +Ações chegou em boa hora

Na comunidade Papilon Park, em Aparecida de Goiânia, Goiás, a jovem Michele, de apenas 21 anos, está grávida de oito meses do seu 3º filho e enfrenta os desafios da maternidade sozinha. Sabendo da sua necessidade, a DASI providenciou um kit de enxoval, trazendo mais conforto e segurança para a chegada do bebê.

Em São Paulo, na capital paulista, a Alessandra entrou em contato com a DASI, compartilhou a sua situação: desempregada junto com seu esposo, três filhos e grávida do 4º. Ela recebeu um enxoval completo

Em Salvador, capital baiana, a ação “Curumim Feliz” levou alegria e emoção para Aghata, que tem 17 anos, uma futura mamãe que reside no bairro Alto das Pombas. À espera do seu primeiro filho, um menino, Aghata foi presenteada com um enxoval preparado com carinho pela equipe da DASI. Com seis meses de gestação, ela expressou profunda gratidão e ficou visivelmente emocionada ao receber o kit, que representa uma ajuda significativa para esse momento tão especial. A ação, que visa acolher e apoiar mães em situação de vulnerabilidade, fortalece os laços de solidariedade e esperança. Ver a felicidade de Aghata reafirma o propósito da DASI em fazer a diferença na vida de cada mãe e cada bebê que passa a fazer parte dessa grande família.
O compromisso da CONAFER com a responsabilidade social exige iniciativas que transformem vidas e promovam justiça social. A continuidade deste trabalho permanente é essencial para garantir um futuro mais igualitário e de esperança para milhares de famílias impactadas por estas ações socias. Com projetos como o “Curumim Feliz”, a CONAFER reafirma seu papel como agente de mudança social, demonstrando que solidariedade e compromisso são pilares fundamentais para uma sociedade mais justa e inclusiva.