da Redação

Os agrofamiliares que possuem cadastro na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal, a Emater-DF, não precisam mais ir até um escritório da Emater-DF para receber os documentos de solicitação de Composto Orgânico de Lixo (COL) do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e de compra de milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A partir de agora, produtores cadastrados já podem ter acesso aos serviços diretamente no Aplicativo Emater-DF. De acordo com a empresa, a inovação do aplicativo não está na forma de pedir os documentos, que devem continuar sendo solicitados da forma usual pelos produtores, e sim no recebimento destes, que após serem analisados e aprovados pelos técnicos, são disponibilizados ao solicitante pelo App. Com isso, o agricultor, de posse do documento com a sua demanda, seja de compra de milho ou de solicitação de COL, pode ir diretamente à Conab ou SLU, requerer o serviço

O app foi desenvolvido em fevereiro de 2022, e desde então novas facilidades tecnológicas estão sendo agregadas, como exemplo as carteiras do produtor rural emitidas no novo modelo, a Declaração de Atividade Rural, a Declaração de Produção/Ceasa e o documento para a compra de milho da Conab e de solicitação de COL ao SLU.

Para a Emater, o aplicativo irá facilitar a vida dos agricultores, oferecendo mais praticidade e agilidade na aquisição de serviços. Antes da nova funcionalidade ser disponibilizada via app, era necessário que os produtores se dirigissem até o escritório da Emater onde encontravam-se cadastrados, a fim de solicitar a impressão do formulário destinado tanto à compra de milho da Conab, quanto ao COL do SLU, ambos mediados pela empresa.

Os produtores rurais realizam com frequência a solicitação de compra de milho junto à Conab, que oferece o produto com um preço subsidiado, sobretudo para uso na alimentação dos animais, a exemplo de aves, suínos, bovinos de corte e leite, caprinos e ovinos. É por intermédio da Emater que eles conseguem efetuar esta compra, reduzindo seus custos de produção, e aumentando sua competitividade no mercado.

Com o App Emater-DF, agrofamiliares recebem no celular os documentos de compra de milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Para a compra do COL, Composto Orgânico de Lixo, a Emater auxilia o agricultor cadastrado no órgão elaborando a orientação técnica dispondo sobre as formas de utilização do composto orgânico de modo a otimizar os resultados na cadeia produtiva. Uma vez que o produtor rural do DF e dos municípios da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE-DF) estejam regularmente cadastrados no sistema da Empresa, é concedida a eles a doação de até 30 toneladas do composto por ano, sendo que caso este demande uma maior quantidade do produto, pode-se estender essa quantidade em até 2 mil toneladas anuais.

Os agrofamiliares que possuem cadastro na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal, a Emater-DF, não precisam mais ir até um escritório da Emater-DF para receber os documentos de solicitação de Composto Orgânico de Lixo (COL) do Serviço de Limpeza Urbana (SLU)

O aplicativo foi desenvolvido para reduzir a burocracia nos serviços disponibilizados aos produtores rurais do DF e região. A Emater está agregando ao app novas facilidades tecnológicas como as carteiras do produtor rural emitidas no novo modelo, a Declaração de Atividade Rural, e a Declaração de Produção/Ceasa, frequentemente requisitados por instituições para concessão de aposentadorias e benefícios financeiros aos agricultores.

No DF, a Emater possui em seus registros mais de 18 mil produtores rurais cadastrados, chegando a realizar cerca de 150 mil atendimentos anuais, permitindo a estes agricultores contarem, a partir deste mês, com maior comodidade e facilidade no acesso a estes serviços via aplicativo. Cabe lembrar que todos os documentos digitais emitidos pela Emater-DF, desde o mês de junho do ano passado, possuem um QR Code para validá-los na base de dados da empresa, de modo a ter assegurada a sua veracidade e autenticidade.

Com informações do GDF e da Emater-DF.

Compartilhe via: