da Redação

Os produtores familiares da Associação dos Trabalhadores Rurais de São Félix, em Campo Maior, a 85 km de Teresina, preparam-se para conquistar mais crédito para aumentar a produção e ampliar os seus negócios. Com o apoio da CONAFER, a ideia é expandir a área de cultivo de diversas culturas, como por exemplo, os rebanhos de caprinos e suínos. Associados à Confederação há cerca de um ano, os agrofamiliares planejam o futuro de seus empreendimentos com a obtenção de linhas de crédito viabilizadas pelo Banco do Nordeste para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, e o mais importante do segmento, o Pronaf. Criada em 2004, a associação possui 60 famílias distribuídas em cinco comunidades. Todas vivem do plantio agroecológico do feijão, milho, mandioca e melancia, além da criação de animais. Para estes perseverantes agricultores, a parceria com a CONAFER é uma oportunidade de crescimento socioeconômico, ao mesmo tempo que permite a geração de novos empregos e potencialização da renda dentro da cadeia produtiva do município piauiense

Obter mais crédito para ampliar a área de cultivo, melhorar a infraestrutura dos criadouros e aumentar o rebanho, são sonhos compartilhados por agricultores familiares da Associação de São Félix, e que por meio da parceria com CONAFER podem ser realizados. Os agricultores da Associação anseiam por linhas de crédito mais acessíveis, com juros que não prejudiquem os compromissos financeiros já assumidos por ocasião das operações de custeio da produção, além de instruções técnicas para expandirem seus negócios no campo de forma planejada.
Os assessores da CONAFER no Piauí orientam estes pequenos produtores para desenvolver estratégias mais assertivas neste objetivo de financiar suas produções, aumentar suas colheitas e cuidar das suas criações.

As novas contratações de crédito pelo Pronaf estavam suspensas desde o ano passado, e retornaram na última semana do mês de fevereiro, trazendo um alento às famílias destes pequenos agricultores, que anseiam pelo acesso às subvenções para ampliarem sua produção. Com as linhas de crédito obtidas por meio do Programa, eles poderão realizar investimentos como a aquisição de kits de irrigação, compra de tanques para desenvolvimento da piscicultura, além da construção ou reforma dos criadouros para seus rebanhos, aumentando a produtividade.

Alguns destes agricultores buscam pela primeira vez a obtenção de crédito via Pronaf, como o produtor Pedro dos Santos Lopes, que assumiu o mandato de presidente da Associação há menos de um ano, e trabalha, além do roçado, com a criação de porcos, bodes, cabras e galinha caipira. “Eu tenho aqui na minha propriedade 30 cabeças de porco, 30 cabeças de caprinos e 60 galinhas caipiras e tenho a esperança de obter um financiamento pelo Pronaf para construir um chiqueiro com capacidade maior e adquirir mais animais”, revela Pedro Lopes.

A Associação de São Félix possui uma produção agroecológica diversificada que inclui hortas comunitárias, produtos agrofamiliares como hortifruti e grãos, resultado dos esforços de produtores rurais das cinco comunidades presentes no município: Tomezinho, Canto da Madeira, São Lucas, Nova Vacaria, Santo Antônio dos Guarany. Os itens produzidos são destinados ao consumo de subsistência das famílias e à comercialização em feiras livres e supermercados da região, constituindo a principal fonte de renda destes trabalhadores do campo.

A CONAFER, por meio de seu corpo técnico e assessores, tem atuado junto a Associação para garantir o suporte necessário aos seus associados, no que diz respeito aos benefícios na compra de utensílios e equipamentos agrícolas destinados à produção, além de auxiliá-los na identificação das suas reais necessidades no momento da contratação da modalidade creditícia. Para Pedro Lopes, “a parceria com a CONAFER irá beneficiar toda a nossa comunidade de Campo Maior, fortalecendo nosso trabalho e nos ajudando a superar os desafios na profissionalização da atividade para colocar o nosso produto em novos mercados”.

Mais informações sobre a Associação dos Trabalhadores Rurais de São Félix podem ser obtidas pelo WhatsApp e telefone: (86)8839-5266.

Compartilhe via: