Sob o lema “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”, pela primeira vez na história o Brasil assume a presidência temporária do G20, um fórum internacional que reúne as 19 principais economias do mundo, a União Europeia e a União Africana. Seguindo os mandatos de Indonésia e Índia, ambos países também em desenvolvimento, o mandato brasileiro, iniciado em 1º de dezembro do ano passado, promete um ano de intensas atividades, com mais de uma centena de reuniões de grupos de trabalho e cerca de 20 reuniões ministeriais. A CONAFER participou hoje da primeira reunião dos trabalhos sobre o meio ambiente. 

O G20 conta com duas faixas paralelas de atuação: a Trilha de Sherpas e a Trilha de Finanças. Sob a presidência brasileira, a Trilha de Sherpas vai compreender 15 grupos de trabalho, duas forças-tarefa e uma iniciativa. Dentre esses grupos, destaca-se o “GT sobre Sustentabilidade Ambiental e Climática”, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). O objetivo desse grupo é identificar soluções concretas e inovadoras para os desafios ambientais e climáticos globais, bem como promover a cooperação entre os países do G20 na implementação dessas soluções, visto que esses são responsáveis por 80% das emissões mundiais do setor energético e detêm 80% do PIB mundial. 

Nas palavras da ministra Marina Silva, “como um país em desenvolvimento, queremos mudar a percepção de que o G20 é um espaço fechado e restrito aos países do norte global. A presença brasileira direcionará os trabalhos com esse olhar, solidário e construtivo, buscando criar pontes entre países em desenvolvimento e países desenvolvidos.”

Diante do pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de envolver a sociedade civil nas discussões e formulações de políticas relacionadas aos temas do G20, o MMA e o MRE convidaram Geovanio Katukina, secretário de Monitoramento e Segurança no Campo da CONAFER, para participar da primeira sessão informativa do grupo de trabalho, que foi representado pelo secretário de Comunicação da CONAFER, Lucas Titon. Vale ressaltar que outras sessões de diálogo mais aprofundado com a sociedade sobre os temas deste GT serão realizadas no decorrer do tempo. Os temas propostos pela presidência brasileira para este GT são: Adaptação preventiva e emergencial frente a eventos climáticos extremos; Pagamentos por serviços ecossistêmicos; Oceanos; e Resíduos e economia circular.

Na reunião de apresentação, mais de 450 pessoas representando instituições da sociedade civil estiveram presentes, incluindo a CONAFER. Diversas autoridades brasileiras também compuseram a mesa e tiraram algumas dúvidas dos participantes. Estavam presentes: a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o  embaixador André Corrêa do Lago, que é secretário do Clima, Energia e Meio Ambiente do MRE, e Joênia Wapichana, presidente da FUNAI, representando a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

Além disso, também participaram do evento o secretário executivo do MMA, João Paulo Capobianco, a diretora do Departamento do Meio Ambiente do MRE, Maria Angélica Ikeda, o chefe de Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MMA, Rafael Rodrigues, e o chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MMA, Tácius Fernandes.

Essa significativa participação da sociedade civil e das autoridades brasileiras destaca o compromisso do país em abordar de forma proativa os desafios ambientais e climáticos globais. A CONAFER, como representante ativa da sociedade civil, continuará contribuindo para as discussões e buscando soluções sustentáveis em prol do meio ambiente e do desenvolvimento econômico sustentável dos povos originários e produtores do setor agrofamiliar brasileiro. 

Compartilhe via: