Formar professores para uma educação inclusiva dos estudantes da educação básica dos povos tradicionais do Maciço do Baturité. Com esta perspectiva, nascia há 1 ano o Clube da Inclusão Escolar. Um projeto da  Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira. CONAFER e UNILAB, juntas, estão construindo um futuro inclusivo para crianças indígenas e quilombolas cearenses. O Clube já capacitou 100 docentes para o processo de educação especial com foco na pedagogia do ensino-aprendizagem, um sistema que educa pelas interações comportamentais entre professores e alunos, principalmente pela troca de informações

Os resultados depois de um ano inteiro de trabalho são muito positivos, demonstrando a integração entre as instituições parceiras. O Clube da Inclusão Escolar formou 35 docentes da Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos em Aratuba/CE; 15 docentes da Escola de Ensino Fundamental Osório Julião localizada na área de remanescente quilombola Serra do Evaristo, em Baturité CE; 30 docentes de escolas públicas de Aratuba/CE e mais 20 docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE), das secretarias municipais de Educação do Maciço do Baturité.

Revolução pedagógica: depois de 1 ano do acordo de cooperação entre CONAFER e UNILAB, 100 docentes já foram formados pelo Clube da Inclusão Escolar

Com a Coordenação Geral da professora e doutora, Geranilde Costa e Silva, da UNILAB, junto com a 

Secretária Nacional Quilombola da CONAFER, o projeto envolveu, além das aulas expositivas, a realização de rodas de conversas, estudos de casos, atividades individuais e atividades coletivas. As duas instituições  têm um Acordo de Cooperação Técnica para ações de educação. Este trabalho de inclusão contempla o acordo e fortalece a missão institucional da CONAFER junto ao processo educacional dos povos originários e comunidades quilombolas brasileiras. 

Akin Oliri de Ogun, no comando da Secretaria de Políticas e Desenvolvimento dos Povos e Comunidades Quilombolas da CONAFER, vem atuando junto com sua equipe ao lado de professores, pesquisadores e do reitor da UNILAB, Roque Albuquerque. Outros objetivos desta parceria são a capacitação e acesso dos agricultores ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) pelo acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), apoio aos projetos de graduação e extensão efetivados em conjunto para os povos originários, busca da interiorização do conhecimento, avanço na capacitação técnica e promoção da universalização do aprendizado.

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, UNILAB, Campos Liberdade, na cidade de Redenção – CE

Com o Projeto Inclusão Escolar, chega-se na realidade dos povos indígenas e quilombolas que atuam na agricultura familiar e no empreendedorismo familiar rural. Lançado em 27 de agosto de 2022, na escola indigena Manoel Francisco dos Santos, em Aratuba, o Clube da Inclusão Social tem trazido bons frutos. 

As equipes da CONAFER e UNILAB há 1 ano, no lançamento do projeto. No centro da foto, Akin Oliri de Ogun, secretário de Políticas e Desenvolvimento dos Povos e Comunidades Quilombolas da CONAFER, e do seu lado direito o reitor da UNILAB, Roque Albuquerque

As duas entidades também se preparam para parcerias em projetos de pesquisas científicas, capacitação e treinamentos para extensão rural local, assistência técnica às comunidades, permitindo a aplicação de técnicas rurais para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades tradicionais.

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