Neste próximo ano, a Confederação completa 12 anos de intensa atuação na representatividade de parcela importante dos agricultores familiares brasileiros. Neste tempo, inúmeros projetos, programas e serviços foram lançados e desenvolvidos para os pequenos produtores da ativa e os aposentados. A entidade é correspondente legal do Banco do Brasil por meio do AgroConafer, levando crédito a todas as categorias de agricultores do segmento. No setor de extensão rural, a CONAFER vem desenvolvendo projetos como o ERA, Empreendorismo Rural Agrofamiliar, levando capacitação, aumentando a produção e gerando renda aos indígenas e quilombolas. Na educação, foi criado o ERA nas Escolas, já implantado no DF, e as Escolinhas de Futebol com 450 crianças no Sul da Bahia. Na saúde existem projetos voltados aos povos tradicionais e convênios para filiados e aposentados com universidades, escolas, clínicas, hospitais, supermercados e farmácias. Ações sociais também estão na pauta em todas as 5 regiões. Implantado no final de 2021, a efetivação do +Pecuária Brasil, o maior programa de melhoramento genético do país, é uma realidade. Depois de chegar em quase 2,5 mil cidades, dezenas de milhares de novos bezerros estão previstos para nascer no próximo ano. O INSS Digital avançou muito em 2022, e a perspectiva é de ampliação ainda maior do serviço previdenciário em 2023, consolidando a CONAFER como a marca da agricultura familiar brasileira

Conheça algumas dos projetos da CONAFER para 2023

PROGRAMA +PECUÁRIA BRASIL

O maior programa de melhoramento genético da agricultura familiar brasileira.

A CONAFER, em parceria com a empresa líder da América Latina na tecnologia de inseminação artificial, a Alta Genetics, criou o + Pecuária Brasil para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos de corte e leite em todo o país, contribuindo para crescimento socioeconômico dos agropecuaristas familiares. Por meio de acordos de cooperação técnica com secretarias de estado e municípios, a CONAFER já implantou o +Pecuária em quase 2,5 mil cidades, nos 26 estados e Distrito Federal. Uma verdadeira revolução genética na pecuária familiar brasileira.


AGROCONAFER 

Créditos e financiamentos à produção pelo Banco do Brasil.

A CONAFER é correspondente legal do Banco do Brasil por meio do BB AgroConafer para acesso ao Pronaf e financiamento da produção, fomentando o desenvolvimento dos seus associados. Esta parceria com a primeira e maior instituição bancária do país, surgiu com o objetivo de facilitar a vida do agricultor familiar ao dar a ele acesso mais digno e rápido a créditos e políticas públicas, como o Pronaf Mais Alimentos e o Pronaf Custeio.


INSS DIGITAL

Produtos e serviços aos aposentados rurais.

A CONAFER atende as demandas dos agricultores da terceira idade por meio de acordo de cooperação técnica com o INSS, realizando trâmites, processos e entregando serviços aos aposentados por meio digital:

  • Assessoria no acesso à aposentadoria como agricultura familiar;
  • Serviços digitais do INSS e como acessar e utilizar;
  • Convênios com farmácias, mercados e clínicas médicas;
  • Programação de encontros, atividades culturais e de lazer;
  • Assessoria jurídica junto ao INSS;
  • Cursos de EAD e presenciais nos Espaços e Associações;
  • Integração ao Projeto Replantar. 

ERA

Empreendedorismo Rural Agrofamiliar

O ERA cumpre inúmeras demandas: regularização fundiária, escrituração e titularização de terras; fortalecimento do crédito para produção; garantia do comércio com valor agregado; modernização dos processos produtivos; fortalecimento do agricultor como produtor agrícola. O projeto oferece um leque de opções de culturas para o produtor implantá-lo em sua propriedade, são os Módulos de Produção. A ideia é que o agricultor possa consorciar sua produção sempre com outra, animal ou vegetal, garantindo uma renda nos 12 meses do ano. A estação ERA trabalha com a capacitação da família produtora em três setores: produção agrícola e animal; mercado e empreendedorismo; e gestão de crédito. 

ERA NAS ESCOLAS

A infância é a melhor fase para trabalhar a educação ambiental. Pelo seu ineditismo e sucesso inicial, o Era nas Escolas vem chamando a atenção de diversos governos estaduais, e agora o objetivo é levar a iniciativa para todo o país. O projeto tem a missão de desenvolver nas crianças o respeito ecológico e a participação no cuidado com o meio ambiente, tornando-as verdadeiras inspetoras ecológicas. A metodologia utilizada no Era nas Escolas contempla diálogos informais e educativos, brincadeiras lúdicas e coletivas, vídeos, coletas de dados, confecções de materiais por meio de sucatas recicláveis e retornáveis, cultivo de hortas, incluindo-se o ensino das cadeias produtivas e como os alimentos podem ser utilizados no preparo das refeições na escola.


PARCERIA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DA MATA ATLÂNTICA 

A Fundação, sediada em Camacã, 400 km de Salvador, presta serviços hospitalares aos agricultores indígenas.

São procedimentos ambulatoriais e exames de laboratório das famílias de agricultores indígenas e povos tradicionais, de todas as categorias representadas pela Confederação nas aldeias do município de Pau Brasil, Sul da Bahia. O Hospital Dr. Osvaldo Valverde da Fundação Hospitalar Mata Atlântica oferece atendimento de urgência e emergência, 50 leitos ativos e mais de 120 funcionários, atendendo as especialidades de obstetrícia, cirurgias em geral, cirurgias ginecológicas e pediatria, além da clínica médica geral.


ACORDO UNILAB

O benefício do conhecimento pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Criação e desenvolvimento de programas de educação para o setor agrofamiliar, com capacitação e acesso dos agricultores ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) pelo acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de outros projetos pedagógicos de graduação e extensão ao segmento agrofamiliar, como cursos EAD.


ACORDO FNDE

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e a capacitação dos agricultores para integrar o PNAE

Acordo de Cooperação Técnica com o FNDE, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, oferece a capacitação de produtores e gestores estaduais e municipais, melhorando a força de trabalho da agricultura familiar, qualificando os agricultores a fazer parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar, PNAE, e assim promover uma alimentação saudável e adequada nas escolas públicas.


Convênios com inúmeros benefícios aos associados 

Atuante em todo os país, a Confederação tem realizado uma série de convênios voltados aos seus associados na ativa e também aos aposentados do INSS. E basta ser filiado à CONAFER para ter todos estes benefícios todos os dias. São clínicas, faculdades, profissionais liberais e centenas de empresas que oferecem descontos especiais aos filiados e aposentados.


Acordo de Cooperação Técnica com o Serviço Florestal Brasileiro

2023 é o ano de efetivar o Acordo de Cooperação Técnica entre a CONAFER e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), cujo objetivo é o efetivo engajamento na regularização ambiental das propriedades agrofamiliares, envolvendo a implantação da recuperação de florestas e de tecnologias agroecológicas, conforme as diversas ações do plano de trabalho.

Compartilhe via: