Nesta quarta-feira, dia 26 de março, a equipe da SEPOCS, em parceria com a Aliança Reflorestar, apoiou o povo Puyanawa no plantio de mais de 700 mudas de árvores frutíferas no Território Indígena Puyanawa, em Mâncio Lima, Acre. A Aliança Reflorestar é um projeto de regeneração do Território Indígena Puyanawa, no Acre, por meio do plantio de mudas de árvores em Sistema Agroflorestal, o SAF. As espécies são escolhidas por agentes agroflorestais da própria comunidade indígena, que também realizam o monitoramento da área por três anos. Além da recuperação ambiental, o projeto fortalece a soberania alimentar, o tecido social e promove intercâmbios técnicos e culturais com povos indígenas vizinhos, sempre guiado pela sabedoria ancestral dos Puyanawa
O novo plantio no território Puyanawa, realizado no Centro Ewete Pîdu, contou com a participação de mais de 40 alunos da escola indígena Ixûbãy Rabuî Puyanawa. Orientados por três professores, os estudantes plantaram mais de 700 mudas. A atividade também recebeu o apoio da Secretaria Nacional de Povos, Comunidades Tradicionais e Política Social da CONAFER, a SEPOCS, e convidados dos povos Kuntanawa e Nukini, que contribuíram para a iniciativa.

Foto: CONAFER
O dia foi marcado por colaboração e entusiasmo. Nesta nova etapa, foram plantadas árvores das espécies como jatobá, mogno, copaíba, biribiba, ingá e graviola, fortalecendo a regeneração do território. De acordo com o assessor da SEPOCS que participou desta ação, Fabricio Puyanawa, no total, mais de 70 indígenas foram beneficiados com o projeto.

Foto: Carol Puyanawa
A iniciativa vai além do plantio de árvores, promovendo a restauração de áreas degradadas e o fortalecimento das comunidades indígenas que há séculos protegem essas florestas. Cerca de 70% dos recursos são destinados diretamente aos Puyanawa, permitindo que liderem e coordenem todas as etapas do plantio e monitoramento. Dessa forma, o projeto valoriza e respeita a sabedoria ancestral desse povo.

Foto: Carol Puyanawa
De forma permanente, a equipe da SEPOCS apoia as comunidades indígenas de todo o país, promovendo ações que fortalecem sua autonomia e preservam seus territórios. Ao implementar iniciativas como a promoção de práticas agrícolas sustentáveis, a assistência no cultivo de hortaliças e a proteção das florestas pelos guardiões ambientais, a CONAFER contribui diretamente para a biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas de todo o país. Essas ações têm o objetivo não apenas de fortalecer a agricultura familiar nas aldeias, mas também busca conservar o meio ambiente.

Como parte desse compromisso, a CONAFER atua ativamente na proteção da natureza, incentivando práticas sustentáveis, reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. Através de parcerias e iniciativas como a Aliança Reflorestar, a organização reafirma sua missão de unir conservação ambiental e valorização da cultura indígena. No território Puyanawa, no Acre, esse trabalho ganhou forma com o plantio de 700 árvores, ajudando a recuperar a natureza da região. Além de melhorar o solo e trazer de volta a diversidade de plantas e animais, essas árvores também absorvem gás carbônico, ajudam a equilibrar o clima e protegem os rios. Tudo isso beneficia tanto as comunidades indígenas quanto o meio ambiente.