No último sábado, 28 de janeiro, foi realizado um mutirão no Cemitério da Aldeia Indígena Caramuru. A ação contou com a participação da CONAFER, ACIPAC (Associação da Comunidade Indígena Pataxó Hãhãhãe da Aldeia Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu), além de membros da comunidade indígena Pataxó Hãhãhãe. O Cemitério Pataxó, em Pau Brasil-BA, é considerado um espaço muito importante para a comunidade, que busca recordar e fortalecer a espiritualidade, inspirando-se nos espíritos dos antepassados. Cada ente querido ali sepultado teve participação importante ao longo de todo o processo de luta pela retomada territorial e continuidade da existência de seu povo. E a Confederação reconhece este valor fundamental para as novas gerações pataxó manterem sua cultura, as tradições e os rituais ancestrais

A CONAFER atua na defesa das demandas vindas das comunidades indígenas, criando novas condições para seu desenvolvimento, ao mesmo tempo lutando pelo bem-estar destas comunidades, incentivando a agricultura agroecológica, o empreendedorismo, a arte, a cultura e as tradições.

Para isso, levamos os trabalhos da Confederação até os territórios, fomentando o desenvolvimento socioeconômico nas aldeias por meio de parcerias e ações de resgate da cultura originária. E mais uma vez cumprimos com esta missão participando e apoiando o mutirão em favor do Cemitério Pataxó na Aldeia Mãe Caramuru. Toda a comunidade se fez presente, em um claro sinal de união do povo pataxó, e de reconhecimento pelo legado dos seus antepassados.

Esta consciência dos mais jovens em dar continuidade à luta dos seus entes queridos já falecidos, é motivo pelo qual este local sagrado é de importante inspiração para todos. Indígenas das várias etnias que compõem o povo Hãhãhãe estão ali sepultados em consequência das mais variadas causas, sendo muito comum o falecimento por problemas de saúde agravados pela falta de atendimento médico e por assassinatos.

A organização do mutirão agradece às pessoas que  participaram na reforma da cerca e contribuíram com a mão de obra: Zu, Bida de Zeferino, Jonathan, Jacson (Michele), GIldinai, Zequinha de Dona Lizinha, Dudu, Kaiuã, Kauã @kaua_pataxo Tiago, Negão, Zebinha , Geremias, Koite, Wiltalu, Raí, Joctan, Sangela @sangelalemo, Daniella, Lucimar, Lurdes, Chiquinho, Patrícia, Tete, Nadi, Lurdes, Edmar, Arlindo e ainda aos que contribuíram direta ou indiretamente com a doação de materiais, como estacas, arames, pregos, além de alimentação: mistura, frutas, água e as cozinheiras que prepararam os alimentos.

Compartilhe via: