A Marca Agrofamiliar Brasileira 

Fale Conosco: 0800-940-1285

CONAFER BRASIL: dep. federal Fausto Pinato preside sessão do BRICS; Confederação foi convidada

Nesta manhã de quarta-feira, 19 de fevereiro, o Congresso Nacional recebeu integrantes da Frente Parlamentar dos BRICS, dirigentes e diplomatas dos países que fazem parte do bloco. A sessão solene, em comemoração e parabenização aos atuais e novos integrantes, foi comandada pelo deputado federal Fausto Pinato, presidente da Frente Parlamentar do BRICS e da FPMDER, Frente Parlamentar Mista em Defesa do Empreendedorismo Rural. A CONAFER foi convidada e esteve presente com o vice-presidente Tiago Lopes, representando o presidente Carlos Lopes, que está em missão na África

Em um momento de tensão comercial entre os EUA e o resto do mundo, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciando tarifas sobre automóveis de 25%, além de taxas de importações semelhantes sobre semicondutores e produtos farmacêuticos, após ter definido em janeiro tarifas recíprocas para parceiros comerciais, além de uma tarifa de 25% para aço e alumínio importados pelo mercado norte-americano, o BRICS transforma-se em anteparo dos países emergentes e em desenvolvimento, formando uma barreira econômica e política para as pretensões hegemônicas dos americanos.

O BRICS é composto por 11 países membros: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que formam o núcleo original, e agora Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos. Etiópia, Indonésia e Irã, que se juntaram ao grupo. Além disso, há nove países parceiros: Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão, totalizando 20 nações unidas em cooperação pelo desenvolvimento econômico sustentável.

O deputado federal Fausto Pinato, presidente da Frente Parlamentar do BRICS, afirmou em seu discurso que “o BRICS é muito mais do que um bloco econômico. É um fórum de articulação política e diplomática entre nações emergentes que compartilham desafios e oportunidades no cenário global. Desde sua criação, tem desempenhado um papel fundamental na reformulação da governança internacional, promovendo um mundo mais inclusivo e equilibrado”.

Fausto Pinato, que também preside a FPMDER, Frente Parlamentar Mista em Defesa do Empreendedorismo Rural, apoiada pela CONAFER, lembrou que “ao longo de 2004, mais de 30 países manifestaram interesse em integrar o bloco, seja como membros plenos, seja como parceiros estratégicos. Isso demonstra a confiança global na capacidade do BRICS de promover soluções inovadoras para desafios da economia, da geopolítica, do desenvolvimento sustentável e do diálogo para caminhos e soluções pacíficas. Contudo, sabemos que o crescimento do bloco não ocorre sem desafios. Cada país do BRICS tem interesses próprios, e eventuais conflitos são naturais. Mas é exatamente aí que reside a força do grupo: na capacidade de construir consenso e transformar desafios em oportunidades, muitas vezes tendo formas de governo diferentes e até pensamentos distintos”.

O Brasil assumiu a presidência do BRICS em 1º de janeiro de 2025, e a reunião de cúpula ocorrerá no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de julho, quando teremos definições e debates sobre cooperação para saúde global, governança global inclusiva, inteligência artificial, financiamento para combater as mudanças do clima, além de outros temas importantes.

À esquerda, o vice-presidente Tiago Lopes com o assessor Carlos Veras, acompanham a sessão solene do BRICS no Congresso Nacional 

Em entrevista à Secom, o vice-presidente Tiago Lopes  agradeceu ao deputado Fausto Pinato pelo convite. Tiago Lopes declarou que “o BRICS, para a agricultura familiar é de suma importância. Participar desses eventos, desse momento importante em que todos os países estão reunidos, os que fizeram parte do início do BRICS e os que fazem a nova composição do BRICS, é fundamental. Nós, da agricultura familiar, como convidados, nos sentimos muito honrados em levar a experiência, em levar novidades e trocar com esses países o desenvolvimento. Hoje, o nosso presidente está na África justamente levando e replicando o que deu certo no país para o continente africano. E assim também para todos os países que fazem a composição do BRICS hoje”.

Compartilhe:

Categorias

TEMAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PRINCIPAIS PROGRAMAS

Arquivos Conafer

VEJA TAMBÉM