De Norte a Sul do Brasil, equipes da Confederação estão entregando guloseimas, brinquedos e muita diversão na semana das crianças. É uma ação voltada aos meninos e meninas de quilombos, assentamentos, colônias de pescadores, aldeias indígenas e periferia das cidades. Uma complexa logística envolvendo recursos, a compra dos itens, embalagens e o transporte até as comunidades transforma esta ação em um grande gesto de amparo e assistência aos menos favorecidos. Ao longo do ano, a CONAFER já realizou diversas ações sociais por meio da sua diretoria de Ação Social e Inclusão, da Secretaria Nacional Indígena, da diretoria de Saúde Básica e Providências, da Diretoria das Mulheres, além de uma equipe permanente de assessores da presidência envolvidos nestas missões. Mas nenhuma causa tanta satisfação e contentamento quanto ver o sorriso estampado no rostos de milhares de crianças de todo o país
Desde o dia 7 de outubro, equipes da CONAFER já estavam na estrada a caminho de diversos estados levando ações do Dia das Crianças, como no Centro-Oeste. De Brasília para o estado do Mato Grosso do Sul, a primeira aldeia a ser visitada foi a Jaguapiru, da etnia kaiowá, no município de Dourados. Depois, a aldeia Tomazina, da etnia kadiwéu, no município de Porto Murtinho, aldeias Iburussu e Ypeg, do município de Miranda, ainda no estado sul-matogrossense. Nestas visitas, a diretoria de Ação Social e Inclusão levou 1,2 mil brinquedos, a diretoria de Saúde Básica e Providências fez a entrega dos kits de higiene pessoal para as mulheres das aldeias. Na sequência, a equipe seguiu rumo aos municípios de Canarana, dos povos xavante e kuikuro, e do povo tapirapé, no Mato Grosso. A missão será finalizada no município de Guarantã, do povo panará. Em Goiás, comunidades quilombolas de Engenho 2, Cavalcante e Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros, receberam as equipes da CONAFER.
Nesta manhã de quarta-feira (11), véspera do Dia das Crianças, um evento em bairros de Porto Seguro-BA, reúne 1,2 mil crianças que estão se divertindo muito com brincadeiras, jogos e lanche com apoio da CONAFER. Na cidade também tem entrega de brinquedos na Aldeia Indígena Juerana. E assim, as ações vão se espalhando de Norte a Sul, como nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com a entrega de mais sorrisos para as crianças xokleng, guarani nhandeva, kaingang e guarani mbya, nas aldeias Palmeiras, Plipatol, Retomada Goj Konã, Mbiguaçu, em Santa Catarina; aldeias Ko’e e Ju Porã, Tekoa Mirim, Laranjinha, Posto Velho, Pinhalzinho e Centro Cultural de Londrina, no Paraná, e aldeias Ore Kupri Fag Nhin, Passo Grande, Flor do Campo, Arroio Divisa e Pindo Mirin, no Rio Grande do Sul.
Pelo Norte e Nordeste, comunidades quilombolas, sindicatos e colônias de pescadores e pescadoras artesanais, ribeirinhos, assentamentos e aldeias indígenas estarão recebendo as equipes da CONAFER para levar mais alegria e diversão para milhares de crianças, como no Pará, nas aldeias Yetá e Sororo, da etnia suruí, do município de São Geraldo. E no Piauí, colônias de pescadores e comunidades quilombolas serão agraciadas. Na Bahia, tem realização de brincadeiras e entrega de brinquedos no Território Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu- Povo Pataxó Hãhãhãe, no Colégio Estadual do mesmo nome, em Pau Brasil-BA. No Tocantins, assentamentos quilombolas e colônias de pescadores recebem ações, além de crianças da etnia kraho. No Sudeste, a Fundação Santa Bárbara receberá brinquedos para entregar em um orfanato na zona rural do Rio de Janeiro. Em São Paulo, as crianças de uma colônia de aquicultores também fazem parte da ação de solidariedade da Confederação.
E amanhã, dia 12 de outubro, muitas aldeias vão ter além dos brinquedos e guloseimas, a instalação de pula pula para aumentar ainda mais a diversão. Em Barcelos, distante 405 km de Manaus, equipes da CONAFER sobem de barco o Rio Negro, mesmo com as dificuldades da seca no Amazonas, para entregar os brinquedos e doces das crianças yanomami. No Acre, são 1 mil brinquedos que estão chegando. É uma ação nos 27 estados brasileiros, inédita no país. E que se estendeu até o Paraguai, na aldeia serro akangue, com 160 brinquedos entregues para as crianças da etnia guarani.
Missão permanente pelos mais carentes
A CONAFER tem levado assistência material, orientação aos parentes indígenas e povos tradicionais, exames de saúde nas comunidades carentes, reforço escolar para crianças, educação ambiental com distribuição e replantio de mudas, cestas básicas, equipamentos de pesca, promoção cultural, além de ações em datas especiais, como foi o Dia das Mães, e agora no Dia das Crianças.
A Diretoria de Ação Social e Inclusão, juntamente com a Secretaria Nacional Indígena e assessores da Presidência têm percorrido diversas comunidades carentes e aldeias indígenas na Bahia, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, nas periferias do Distrito Federal, em atividades e visitas aos territórios com equipes que foram a campo cumprir uma das missões da Confederação, que é atuar em favor dos mais carentes em todas as regiões do país, sempre na defesa dos direitos destas populações, como o direito à alimentação, à educação, ao esporte e a preservação de suas ricas culturas. Estas são demandas sempre prioritárias destas populações, muitas delas vulneráveis, razão pela qual a CONAFER incentiva antes de tudo, a solidariedade, pois sem ela não se obtém as maiores conquistas.
Assim, a CONAFER abraça a causa dos mais carentes e contribui para levar afeto, esperança e alegria aos meninos e meninas de quilombos, assentamentos, colônias de pescadores, aldeias indígenas e periferia das cidades. A Confederação deseja que esta data seja lembrada como um ato de amor e solidariedade, que possa se repetir outras vezes. Feliz Dia das Crianças para aqueles que sabem a importância de um sorriso. Nossas crianças agradecem!