Crianças indígenas de todo o país, Yanomami, Krahô, Pataxó e Pataxó Hã-hã-hãe, Kaiowá, Gavião, Parakanã e de muitas outras etnias, na Bahia, no Pará, em Minas, no Tocantins, têm recebido materiais escolares, como cadernos, lápis, canetas, livros e uniformes. Ao mesmo tempo, uma turma de reforço escolar foi organizada na aldeia Jaguapiru Oca, em Dourados-MS, por uma equipe da Diretoria de Ação Social e Inclusão, que também entregou kits escolares às crianças da aldeia. O reforço escolar dos indígenas é um dos projetos mais importantes da CONAFER. Promovido há 4 anos na Aldeia Caramuru, em Pau Brasil, no sul da Bahia, esta ação educacional vem obtendo excelentes resultados pedagógicos, e é fundamental para melhorar os níveis de aprendizado das crianças indígenas

A CONAFER está percorrendo os territórios indígenas do país, levando às aldeias material escolar, como kits contendo cadernos, lápis, canetas, livros e uniformes, e também apoio didático com reforço escolar em muitas aldeias. Crianças da periferia do Distrito Federal também receberam materiais escolares. A responsabilidade social da CONAFER segue levando solidariedade e apoio às futuras gerações.

Turma de reforço escolar é organizada na aldeia Jaguapiru Oca, em Dourados

A aldeia Jaguapiru Oca, em Dourados-MS, recebeu uma equipe da Diretoria de Ação Social e Inclusão, que além de entregar kits escolares às crianças da aldeia, organizou uma turma de reforço escolar para as crianças da aldeia que fica na reserva de Dourados, no Mato Grosso do Sul. 

A reserva tem 3,6  hectares e uma população de cerca de 14 mil indígenas. Ela é formada pelas aldeias Jaguapiru e Bororó, e é uma das mais populosas do Brasil. A reserva de Dourados é também a única do país que reúne 3 etnias no mesmo espaço: Guarani, Kaiowá e Terena, que habitam as aldeias Jaguapiru e Bororó cortadas pela rodovia MS-156 que liga Dourados aos municípios de Itaporã, Maracaju e Sidrolândia. 

A aldeia ficava há poucos quilômetros de Dourados, porém, com a expansão da cidade a aldeia está cada vez mais próxima da cidade. Mas a Reserva de Dourados que antes já foi conhecida mundialmente por problemas de desnutrição infantil e suicídios indígenas, hoje está praticamente livre destes dois grandes males. A única aldeia separada da Jaguapiru é a Panambizinho composta em sua maioria por índígenas Kaiowás no distrito de Panambi.

Com iniciativas como esta, a Confederação dá exemplo de apoio às causas indígenas não por meio de discurso, mas de ações efetivas. Um exemplo é o Território Caramuru Catarina Paraguassu, em Pau Brasil, na Bahia, que tem recebido apoio total da CONAFER, beneficiando as crianças Pataxó Hã-hã-hãe. No início do ano foi realizada a jornada pedagógica para as atividades escolares 2024 na TI Caramuru Catarina Paraguassu. Foram 2 dias de imersão total em estudos e preparativos para garantir aulas de reforço escolar para 250 crianças indígenas do ensino fundamental durante todo o ano letivo. 

O reforço escolar é um projeto que teve seu início há 4 anos na aldeia Caramuru, em Pau Brasil-BA

Pelo projeto didático, além de português, matemática, ciências, artes e o aprendizado do idioma Atxohã Bahetá, falado pelos Pataxó Hã-hã-hãe, os estudantes têm alimentação e material didático gratuito o ano todo na Caramuru. Ações na melhoria dos ambientes comunitários indígenas, valorização das tradições e da educação dos povos originários é uma missão que a Confederação cumpre com muito empenho e sentimento de dever em melhorar a educação dos povos indígenas.

Compartilhe via: