da Redação

Nesta terça-feira 13, o secretário da Sagrima, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão, o engenheiro agrônomo Sérgio Delmiro, esteve reunido em Brasília com o presidente da CONAFER, Carlos Lopes, para a efetivação de novos programas voltados aos agricultores familiares maranhenses; na pauta o desenvolvimento de parcerias para levar crédito aos produtores rurais e fomento às atividades agrícolas, como a hortifruticultura, a piscicultura e demais culturas agroecológicas, sempre com o estímulo ao empreendedorismo dos pequenos produtores, o desenvolvimento socioeconômico dos agricultores e suas famílias, e claro, com forte investimento em sustentabilidade

Com 8 milhões cabeças, o Maranhão tem o segundo maior rebanho do Nordeste, sendo que no último ano o Maranhão teve um crescimento de 6,5% a 7% no mercado pecuarista. Houve uma grande variação de preços que valorizaram ainda mais os produtos, tanto da arroba do boi, como no valor do leite, então este acordo com a CONAFER é muito bem-vindo para seguir neste crescimento do setor no Estado.
Para falar desta parceria e sua perspectivas, o secretário Sérgio Delmiro foi entrevistado pelo editor de jornalismo da SECOM, Wilson Ribeiro, quando falou dos trabalhos preliminares do +Pecuária Brasil após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, e também do interesse do governo do Maranhão em estabelecer uma cooperação permanente para novos projetos com a CONAFER.

SECOM:
O Acordo de Cooperação Técnica para a implantação do +Pecuária Brasil é muito importante no estímulo ao empreendedorismo dos agropecuaristas do Maranhão, para o desenvolvimento da economia e da sustentabilidade do setor. Como o Estado recebeu o +Pecuária e quais os trabalhos já desenvolvidos para a sua implantação?

Sérgio Delmiro:
O +Pecuária Brasil chega em um momento importante, em que estamos trabalhando com as cadeias produtivas da carne e do leite, levando assistência técnica, podendo incorporar a tecnologia do melhoramento genético nas propriedades destes pecuaristas.
Nós fizemos recentemente o lançamento do +Pecuária Brasil com as duas cadeias produtivas da bovinocultura, e já temos 300 propriedades selecionadas, sendo 150 propriedades na cadeia do leite e mais 150 na cadeia da carne, atingindo 12 municípios contemplados com os benefícios do programa.

Imediatamente após o lançamento simbólico em Vila Nova dos Martírios para o leite, depois em Zé Doca para a carne, com a presença da CONAFER e da Alta Genetics, líder mundial em inseminação artificial, presente em 91 países e parceira no projeto, já demos início aos trabalhos efetivos.

SECOM:
Qual a próxima fase dos trabalhos e o perfil dos agropecuaristas que farão parte do +Pecuária no Maranhão?

Sérgio Delmiro:
O nosso programa Mais Assistência tem mapeado 1,5 mil propriedades de pequenos produtores, e os agropecuaristas com um perfil mais empreendedor vão fazer parte do +Pecuária.
Estamos realizando agora o trabalho de sanidade das propriedades que vão receber os sêmens para andamento do projeto, vamos iniciar as capacitações ainda em julho, e com certeza os grandes beneficiados, os pecuaristas do leite e da carne, principalmente os pequenos produtores, terão ao mesmo tempo à disposição toda a estrutura do Mais Assistência e apoio da Sagrima neste processo.

Alguns já tiveram a experiência do melhoramento genético, mas sem sucesso por não ter condições de dar continuidade, outros já têm o conhecimento e muitos nunca tiveram o acesso a qualquer tipo de programa. Queremos expandir para todo o Estado para vislumbrar uma melhoria efetiva de todo o rebanho, da qualidade dos produtos, do aumento da produção do leite, de um melhor rendimento das carcaças.

SECOM:
Como inserir estes pecuaristas no mercado, e em que medida a CONAFER pode fazer parte do desenvolvimento da agricultura familiar do Maranhão?

Sérgio Delmiro:
Simultaneamente, estamos atuando na cadeia produtiva do leite por meio de cooperativas, na gestão da propriedade para uma melhoria na conservação da produção voltada à agroindústria de laticínios. E no caso da carne, temos trabalhado principalmente na parte dos abatedouros por meio de consórcios intermunicipais, tudo com o objetivo de inserir os nossos produtores em um mercado mais competitivo.

Viemos até Brasília em um encontro com o presidente Carlos Lopes para falar dos outros projetos da Confederação, e que interessam muito aos agricultores familiares do Maranhão, como o + Agricultura Brasil. São ideias e ações fundamentais para que todos os produtores rurais tenham acesso aos benefícios e programas realizados a partir desta parceria do Maranhão com a CONAFER. Esta é a verdadeira parceria, onde todos saem ganhando.

O programa +Pecuária Brasil

A CONAFER, em parceria com empresa líder mundial na tecnologia de inseminação artificial, a ALTA GENETICS, desenvolveu o programa + Pecuária Brasil para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos de corte e leite dos agropecuaristas familiares brasileiros.
O +Pecuária Brasil é um divisor de águas no campo, e vai contribuir para o crescimento socioeconômico dos pecuaristas do segmento da agricultura familiar. Em parceria com as Secretarias de Agricultura e Agropecuária dos estados, a CONAFER fará a doação de centenas de milhares de doses de sêmens durante os próximos 4 anos em pequenas propriedades em todas as regiões do território nacional.

Compartilhe via: