Na última semana o Secretário Jurídico Nacional, Dr. Weberte Carvalho esteve na cidade de Traipu, no Alagoas, em uma aldeia da nação Aconã, indígenas que vivem às margens do Rio São Francisco, o ‘Velho Chico’. Ele foi recebido pelo Cacique Saraiva Aconã.
Segundo o Cacique, Há alguns anos atrás eles viviam muito bem, se sustentavam a partir da farta pesca no Rio São Francisco e das plantações de arroz durante as cheias em época de chuva. Porém, de uns tempos pra cá a influência do homem e a poluição no rio fez com que a quantidade de peixes diminuísse consideravelmente e o desmatamento fez com que as chuvas se tornassem cada vez mais escassas, impedindo a plantação do arroz durante as cheias, que em épocas de fartura chegou a produzir mais de 15.000 toneladas e hoje é inexistente.
Nos dias atuais eles vivem à mercê da própria sorte nas margens do rio e precisam de ajuda do governo federal para que consigam produzir novamente. Para conseguir reivindicar seus direitos e denunciar os desmontes ambientais, os indígenas estão construindo a primeira Federação Indígena do estado do Alagoas, com o apoio da CONAFER.
Através da construção dessa entidade representativa e com o apoio da CONAFER em Brasília, será possível lutar e pressionar o governo para atender as demandas desse povo hoje esquecido, com políticas públicas, fomentos e aprovação de projetos para o ‘Velho Chico’, afirma o Cacique Saraiva. Afinal, só produzindo e sobrevivendo eles terão as forças para existir e continuar mantendo viva suas tradições originárias e saberes ancestrais.
 

Compartilhe via: