A parceria bilateral com o mercado chinês começa a se tornar realidade. Com o acordo de cooperação assinado entre a Confederação e a empresa Rizhao Haotian Technology Agricultural Moderna CO., abre-se um enorme leque de oportunidades para um crescimento mais substancial das produções agrofamiliares brasileiras. Isto em razão da empresa chinesa se comprometer a enviar ao Brasil o seu sofisticado sistema de irrigação para pesquisa e estudos, e assim gerar dados e metodologias para aplicar em nossas lavouras. Pelos termos da parceria já assinada, a CONAFER, Terra Bank e Universidade Brasil se responsabilizarão por toda a logística do equipamento fornecido pela empresa chinesa

Ainda em setembro, o presidente licenciado Carlos Lopes, ao lado do presidente interino, Tiago Lopes, recebeu empresários e investidores, quando apresentou os produtos e os programas da CONAFER para o segmento agrofamiliar brasileiro. O grupo composto pela empresária chinesa Yuan Jin, o presidente da Universidade Brasil, André Lins, o CEO da MaquiGeral, Kleber Cogo, além de assessores, também teve a presença do deputado federal Fausto Pinato. O resultado deste encontro já deu os seus primeiros frutos com este acordo assinado entre a CONAFER e a Rizhao Haotian Technology.

Esta parceria é muito importante em um momento em que os dois países buscam estreitar as relações comerciais no segmento da agricultura. O Brasil tem a maior produção agrofamiliar do mundo e os chineses têm muita tecnologia para oferecer. Só neste ano de 2023, as transações comerciais sino-brasileiras ultrapassaram os 100 bilhões de dólares. 

Pelos termos do acordo de cooperação firmado agora em outubro, a empresa chinesa se compromete a fornecer o primeiro equipamento para estudos de forma gratuita, que será entregue na Universidade Brasil, em Fernandópolis, São Paulo. A CONAFER, Terra Bank e Universidade Brasil se responsabilizarão pelo pagamento dos custos de transporte e desembaraço aduaneiro do equipamento fornecido pela empresa chinesa. 

Assim, a Universidade Brasil será responsável pela avaliação e desenvolvimento do sistema de irrigação em solo brasileiro, por meio de seus técnicos e professores especialistas no tema. E a CONAFER se compromete a aplicar o sistema de irrigação no campo, utilizando o seu grande seus associados, de forma a permitir os testes do equipamento e avaliação dos resultados.

O Terra Bank terá a missão de desenvolver o modelo financeiro para o desenvolvimento da tecnologia dos sistemas de irrigação, bem como pelo financiamento que permita ao agricultor familiar adquirir o sistema chinês em condições especiais de pagamento.

Em setembro, na sede da Confederação, em Brasília, a equipe da CONAFER, liderada pelo presidente licenciado, Carlos Lopes, alinhavou os termos do acordo de cooperação técnica assinado agora com a empresa chinesa Rizhao Haotian, comandada pela empresária Yuan Lin

Brasil e China são protagonistas no mundo contemporâneo das parcerias comerciais. Os dois países estão entre os 5 maiores produtores de alimentos do planeta. Juntos têm uma produção agrícola de quase 2 trilhões de dólares. Historicamente, o interesse estratégico chinês está nas áreas de energia, agronegócio e infraestrutura. 

Só neste ano de 2023, as transações comerciais sino-brasileiras ultrapassaram os 100 bilhões de dólares 

Por ter uma população de 1,4 bilhão de pessoas, é impossível que a China possa alimentar toda a população apenas com o que é produzido nacionalmente. Mesmo a China sendo o maior produtor mundial de alimentos, o seu índice de urbanização só aumenta, tirando muitos chineses do campo, demandando mais alimento nos grandes centros urbanos. As políticas agrícolas estão em constante mudança devido aos problemas ambientais e escassez de recursos naturais, como água. Este é o momento de potencializar o comércio internacional no setor agrícola entre o Brasil e a China. E a CONAFER está levando esta oportunidade até as lavouras agrofamiliares de todo o país.

Compartilhe via: