Entre 9 e 22 de abril, o guardião ambiental e diretor de Monitoramento, Proteção e Gestão Territorial da CONAFER, Marcelo Santana, esteve representando a Confederação no Niobrara Valley Preserve Prescription Fire Training Exchange – TREX, evento que ocorreu no estado norte-americano de Nebraska, referência mundial no treinamento e alta performance em combates a incêndios florestais. Agora, de 16 a 19 de maio de 2023, Marcelo Santana estará representando a CONAFER na 8ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais (IWFC), na cidade de Porto, em Portugal. Promovido pelo Comitê Internacional de Ligação (ILC), o evento tem o objetivo de fomentar o intercâmbio de conhecimentos e a cooperação internacional no manejo de queimas florestais. O encontro terá a participação de gestores, autoridades, técnicos, pesquisadores e brigadistas e contará com atividades como o debate e a divulgação de trabalhos sobre os impactos do fogo em comunidades e ecossistemas em diversas regiões do mundo

A experiência na IWFC tem o objetivo de trazer cooperação internacional e ajuda humanitária, consolidando a estratégia global para gerenciamento e manejo dos incêndios florestais. O evento abre, ainda, espaço para que empresas, instituições de pesquisa e especialistas exponham novas tecnologias, produtos e métodos de combate ao fogo. As edições anteriores da Conferência contribuíram para que organizações e profissionais de mais de 70 nações compartilhassem conhecimento de doutrinas, manuais de treinamento, técnicas e padrões operacionais no manejo e controle do fogo. A última edição da Conferência foi organizada pelo Ibama e realizada em Campo Grande (MS), em 2019.

O guardião ambiental e diretor de Monitoramento, Proteção e Gestão Territorial da CONAFER, Marcelo Santana (cocar verde), com equipe de especialistas internacionais no Niobrara Valley Preserve Prescription Fire Training Exchange – TREX, nos EUA, em abril passado

A experiência nos Estados Unidos no Niobrara Valley Preserve Prescription Fire Training Exchange – TREX
O diretor de Monitoramento, Proteção e Gestão Territorial da CONAFER, Marcelo Santana, Marcelo Santana, vai levar para Portugal a experiência de representar a Confederação no Niobrara Valley Preserve Prescription Fire Training Exchange – TREX, que aconteceu no estado norte-americano de Nebraska no último mês de abril. Ele contou com a  participação de um grupo de 35 pessoas com diferentes níveis de qualificação e conhecimento de incêndio, integrantes da estrutura do Sistema de Comando de Incidentes (ICS). O convite veio após seleção de 125 candidatos de 9 países diferentes, realizada pelo Centro de Pesquisa e Treinamento, Watershed Research and Training Center (WRTC).

Um dos principais objetivos da TREX foi realizar queimadas prescritas dentro da Reserva do Vale do Niobrara para preservar os ecossistemas campestres e realizar treinamentos específicos. As condições climáticas em Nebraska eram diversas e mutáveis. As temperaturas apresentaram uma grande amplitude entre as mínimas (-5C) e as máximas (31C). A componente do vento foi variável com fortes rajadas. Estes dados associados à baixa umidade relativa (entre 20% e 30%) condicionaram a maioria dos dias de queimada prescrita. Nestas circunstâncias dificilmente é possível realizar as queimas prescritas, exceto no dia 17 de abril de 2023. Todos os dias começaram com uma reunião prévia onde era explicado o Plano de Ação do Incidente (IAP); condições meteorológicas, objetivos do período operacional, ações de segurança para as pessoas, plano de comunicações e organograma do trabalho. 

O período operacional de 10 de abril começou com uma apresentação inicial de cada um dos participantes, seguida de uma verificação dos equipamentos de proteção e ferramentas manuais, que os acompanhariam nas duas semanas seguintes. Durante os dois primeiros dias foram realizados treinos específicos em UTVs, motores tipo 6, bombas de acionamento de água, implantação de abrigo contra incêndio, comunicações de rádio, métodos de trabalho no controle de queimaduras e padrões usados ​​em queimaduras prescritas. Sem janela para realizar queimaduras prescritas seguras, todas as ações focaram na teoria e na preparação para ações futuras. Na manhã do dia 12 de abril, fomos convidados pelo Serviço Florestal de Nebraska para ir ao condado de Cherry, especificamente na região de McCann Canyon, de um incêndio florestal que avançava pela área há 2 dias. Em consenso de todos os envolvidos no treinamento, passaram a fazer parte de uma equipe de voluntários para apoiar o combate. A frente foi controlada no início da noite, consumindo uma área de cerca de 4 mil hectares. Dando continuidade às atividades instrucionais, foi realizada a análise das ações realizadas (AAR- Action After Review). Este método traz possibilidades de adaptação e melhoria, procedimentos de segurança, tempo de resposta e definição de estratégias. Os dias seguintes continuaram com a rotina de treinamento teórico sobre equipamentos meteorológicos, mapas (AVENZA), ferramentas de navegação e saídas de campo para avaliação de unidades de queima e reconhecimento e preparação de unidades para futuras queimas prescritas.

No dia 17 de abril, sem a atual proibição de queimadas e com condições climáticas favoráveis, foi realizada a primeira queima prescrita do TREX Niobara Valley 2023. Com a estratégia estabelecida, duas equipes realizaram a atividade queimando um terreno de 235 hectares. Todos os participantes tiveram a oportunidade de fazer parte da equipe de ignição e controle. O método utilizado proporcionou muito aprendizado e permitiu que as teorias transmitidas em sala de aula fossem colocadas em prática. No dia seguinte, foram avaliados os efeitos da queima, monitoramento e resfriamento da unidade queimada. Bem como a realização da reunião posterior (Action After Review). 

No dia 19 foi feita uma visita à Floresta Nacional de Nebraska, com o objetivo de avaliar algumas áreas afetadas por incêndios florestais de alta intensidade, áreas de manejo e interface agroflorestal. Seguiu-se uma bateria de apresentações, onde foi possível entender as complexidades e conhecer as diferenças operacionais de cada instituição e país. Os cursos de formação anteriores IS-100, IS-700, S130, L-180 e S-190 e a realização do teste Arduos Pack são essenciais para frequentar este tipo de eventos, para além das competências e experiência no tema do manejo abrangente do fogo.  Algumas dificuldades apresentadas nas comunicações (português, inglês e espanhol) foram solucionadas em reuniões pós-briefing e durante atividades teóricas e práticas. Agora, em Portugal, mais uma vez o guardião ambiental, Marcelo Santana, terá a oportunidade de apresentar as ações da CONAFER para especialistas do mundo inteiro, levando ainda mais longe a marca da Confederação no combate aos incêndios florestais e às mudanças climáticas.

Compartilhe via: