A cada dia, novas conexões são realizadas com a China. Depois de firmar parcerias com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil China e com o mercado chinês para receber um sofisticado sistema de irrigação, a CONAFER esteve presente no 2º Fórum Global de Agricultores Familiares, em Guangzhou, e na 6ª Exposição Internacional de Importação da China, em Xangai. De 31 de outubro a 8 de novembro de 2023, o presidente interino da CONAFER, Tiago Lopes, o diretor de Assuntos Institucionais e Parlamentares, Melk Saturnino, e a diretora do ERA, Kriscia Jheniffer, acompanharam de perto as discussões sobre segurança alimentar, comércio agrícola e as novidades do mercado internacional. Durante o Fórum em Guangzhou, Tiago Lopes apresentou a Confederação para o mundo ao falar com representantes de 40 países sobre os projetos e programas que estão transformando a vida de milhões de agricultores familiares brasileiros

O Segundo Fórum Global de Agricultores Familiares, em Guangzhou, foi organizado pela Associação Mundial de Agricultores Familiares (WPA), a Organização Global de Agricultores Familiares (GPO) e a Associação de Cooperação Agrícola da China (CACA) com o objetivo de discutir a segurança alimentar global e facilitar o comércio agrícola, bem como promover a cooperação global entre agricultores familiares. A ideia do encontro foi impulsionar a produção eficiente, melhorar os meios de subsistência dos agricultores familiares e promover o desenvolvimento agrícola sustentável em todo o mundo. 

A partir da esquerda, o diretor de Assuntos Institucionais e Parlamentares, Melk Saturnino, a diretora do ERA, Kriscia Jheniffer, e o presidente interino da CONAFER, Tiago Lopes (o quarto)

Representantes de 40 países participaram e se envolveram em sessões de discussão, apresentações sobre diversos tópicos relacionados à agricultura familiar, além da visita ao Instituto de Treinamento do Movimento de Agricultores Familiares, de Guangzhou, e de conhecerem a Universidade Agrícola do Sul da China. O fórum proporcionou uma excelente oportunidade de conectar-se e estabelecer contatos com representantes de diferentes países e organizações. Essas conexões podem ser valiosas para futuras parcerias. 

As discussões foram esclarecedoras, permitindo a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes. Ouvir perspectivas diversas contribuiu para uma visão mais abrangente dos desafios e soluções na agricultura familiar. As pesquisas mais recentes, tecnologias e tendências do setor agrícola foram apresentadas. Isso proporcionou uma atualização sobre as melhores práticas e inovações que podem ser aplicadas no contexto da agricultura familiar. 

Durante o Fórum em Guangzhou, Tiago Lopes apresentou a Confederação para o mundo ao falar com representantes de 40 países sobre os projetos e programas que estão transformando a vida de milhões de agricultores familiares brasileiros

A 6ª Exposição Internacional de Importação da China, em Xangai

Após participar do fórum em Guangzhou, a segunda parte da viagem foi em Xangai, onde os produtos da agricultura familiar brasileira foram exibidos na 6ª Exposição Internacional de Importação da China, que aconteceu de 5 a 8 de novembro. A exposição contou com 3,4 mil expositores e atraiu aproximadamente 410 mil visitantes ao longo do evento. 

Ter a agricultura familiar brasileira representada pela CONAFER proporcionou uma excelente oportunidade de promoção dos produtos agrícolas brasileiros no mercado chinês

A participação da CONAFER no Segundo Fórum Global de Agricultores Familiares e na 6ª Exposição Internacional de Importação da China em Xangai foi extremamente positiva. Os eventos facilitaram o networking, o compartilhamento de conhecimentos, o acesso a informações relevantes e abriram portas para parcerias e oportunidades comerciais. Representar a agricultura familiar brasileira nessas plataformas internacionais dá visibilidade e promove o segmento agrofamiliar, contribuindo para o desenvolvimento agrícola sustentável em todo o mundo. 

Projeta-se com base na participação da CONAFER nos eventos, novas parcerias comerciais com a China com potenciais compradores dos nossos produtos e o início de negociações para exportação. Ao mesmo tempo, promover programas de intercâmbio e parcerias institucionais com investimento em capacitação, priorizando programas de treinamento e desenvolvimento de habilidades dos agricultores familiares, a fim de melhorar suas capacidades e conhecimentos, bem como promover práticas agrícolas sustentáveis e eficientes com a finalidade de melhorar a qualidade dos produtos agrofamiliares. 

Compartilhe via: