Em reunião realizada nesta última quinta-feira (31), na sede da CONAFER, em Brasília, o representante da gigante do comércio eletrônico Alibaba e Aliexpress na América Latina, Felipe Daud, juntamente com o deputado federal Fausto Pinato, iniciaram as tratativas de um acordo com a Confederação para impulsionar a produção sustentável de mel no Brasil, com um foco especial nas regiões da Amazônia e Nordeste. A entidade foi representada pelo seu presidente interino, Tiago Lopes, e pela Coordenação Nacional de Ações de Empreendedorismo e Sustentabilidade comandada por Verbena Lúcia. A reunião marca o início de uma parceria que pode revolucionar a agricultura familiar meliponocultora no país e no mundo

O Alibaba Group é um grupo de empresas de propriedade privada, com sede em Hangzhou, China, cujos negócios são baseados em e-commerce, pela Internet, e incluem sites de business-to-business, vendas no varejo e pagamentos online, um motor de busca para compras e serviços de computação na nuvem. Ao diversificar os seus negócios, o grupo volta-se para projetos sustentáveis, pois sabemos que este é hoje o principal ativo global. 

Para o presidente interino da CONAFER, Tiago Lopes, “a presença de uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo representa uma oportunidade significativa para promover o mel brasileiro no mercado global”

No encontro, foi apresentado um projeto que mostra a força e potencial da agricultura familiar brasileira na produção sustentável de mel de abelhas nativas sem ferrão, exatamente o que busca o Alibaba Group. Para o presidente interino da CONAFER, Tiago Lopes, a presença de uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo representa uma oportunidade significativa para promover o mel brasileiro no mercado global. A Coordenadora Nacional de Ações de Empreendedorismo e Sustentabilidade, Verbena Melo, ficou bastante otimista com o encontro, e em promover práticas agrícolas sustentáveis fundamentais para o sucesso dos projetos da CONAFER. O coordenador de projetos da Confederação, biólogo Caio Felipe, fez a apresentação detalhando o aspecto técnico do projeto. 

O foco na Amazônia e Nordeste

O principal objetivo da reunião foi apresentar um projeto ambicioso que propõe aprimorar e expandir a produção de mel sustentável de abelhas nativas sem ferrão em todo o Brasil, principalmente entre os  meliponicultores amazônicos e nordestinos. Hoje, apenas 2% do mel brasileiro é produzido na região Norte. Por isso, devido a essa menor capacidade de produção, a Amazônia será o mercado inicial, a fim de gerar renda e desenvolvimento econômico e sustentável na região. Depois, o Nordeste, para apoiar a segunda maior região produtora de mel no país. 

Produção de mel de abelhas nativas sem ferrão (meliponicultura) na Floresta Amazônica

A finalidade desta parceria é obter uma grande produção de mel, mas sem abrir mão da promoção de práticas sustentáveis, incluindo o manejo adequado das colmeias, o uso responsável dos recursos naturais e a conservação dos ecossistemas locais. Além disso, a iniciativa vai capacitar os agricultores familiares para participarem desta cadeia produtiva, garantindo que todos se beneficiem de forma socioeconomicamente justa.

Este é o início de um esforço conjunto para impulsionar a produção sustentável de mel de abelhas sem ferrão no Brasil e abrir portas para o mercado internacional. A experiência global do Alibaba no comércio eletrônico pode ajudar a promover os produtos melíponas brasileiros em escala global, beneficiando diretamente os agricultores familiares envolvidos na produção de mel.

Futuro promissor

À medida que as reuniões de implementação do projeto progredirem, teremos com o seu desenvolvimento um impacto positivo na meliponicultura familiar e na sua produção. Com a chancela da sustentabilidade, o mel brasileiro poderá chegar, em breve, também à mesa dos estrangeiros.

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