A cada dia que passa, mais a CONAFER se consolida como protagonista do seu segmento no tema ambiental. Por isso, sua participação deverá ter destaque na COP29, assim como foi na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes. A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2024 acontecerá de 11 a 24 de novembro, em Baku, capital do Azerbaijão. O financiamento climático será o grande tema da COP29. Segundo Yalchin Rafiyev, negociador-chefe da conferência e vice-ministro das Relações Exteriores do Azerbaijão, a prioridade número um é a negociação em torno das novas metas coletivas de financiamento climático. Na COP28, a CONAFER debateu e encaminhou propostas de proteção da biodiversidade do planeta, apresentando as ações para produção sustentável de alimentos e preservação ambiental dos territórios originários. Em novembro, durante a COP29, a Confederação entregará uma pauta de discussão mais abrangente, levando soluções com base no resultado dos seus programas, buscando negociar acordos de financiamento climático 

Após participar de mesas e rodadas de negociações com outras nações na COP28, a Confederação deixou os Emirados Árabes, em dezembro de 2023, com a certeza de dever cumprido por apoiar e atuar em favor de um avanço na pauta da sustentabilidade. O abandono dos combustíveis fósseis é uma das grandes questões que deverão ser resolvidas para atingir emissões líquidas zero até 2050. Para a CONAFER, esta não é apenas uma responsabilidade de estado. Mas de todos os agentes de transformação da sociedade, cada cidadão e cada empresa que cumpra sua função de responsabilidade social e ambiental. 

Como marca da agricultura familiar brasileira, a Confederação tem desenvolvido projetos e programas que caminhem no sentido da produção 100% sustentável e 100% transformadora na preservação ambiental para geração de renda dos agrofamiliares e empreendedores rurais de forma sustentável. O investimento em ações e acordos de cooperação técnica com a iniciativa privada, instituições de ensino e órgãos de estado na busca de políticas públicas, poderão ser ampliados com a sua participação na COP29.

A CONAFER esteve presente na COP28 representando o segmento agrofamiliar brasileiro. Foram diversos encontros bilaterais apresentando projetos e programas que têm mudado a vida dos pequenos produtores de todo o Brasil. Os acordos de cooperação vão garantir melhores condições e recursos financeiros aos agricultores familiares brasileiros, descarbonizando o processo produtivo e gerando ativos ambientais, melhorando efetivamente as condições socioeconômicas do setor.

O aplicativo Hãmugãy nasceu para revolucionar a proteção dos territórios originários. Esta ferramenta digital georreferenciada, quecapacita indígenas, ribeirinhos e pequenos agricultores para proteger ativamente os ecossistemas, será levada como exemplo de experiência positiva no combate às mudanças climáticas na COP29

Sobre os preparativos do Azerbaijão para receber a COP29, há esforços políticos do governo azerir para se colocar como uma liderança internacional. O país, grande produtor de combustíveis fósseis, tem interesse em mudar em ampliar sua matriz energética, diminuindo a dependência do petróleo como os outros países interessados em diminuir os efeitos das mudanças climáticas no mundo. Por isso, as autoridades azeris vêm tentando reposicionar o país no cenário internacional do clima; um exemplo disso é a adesão de Baku ao Compromisso Global do Metano, que prevê um corte de 30% das emissões desse potente gás de efeito estufa até 2030. 

A “Nova Meta Coletiva Quantificada” (NCQG) será um teste crítico fundamental para o sucesso em Baku. A discussão é central para o sucesso do próximo ciclo de compromissos nacionais de mitigação e adaptação, bem como para a estruturação do novo fundo de compensação para perdas e danos decorrentes da mudança climática. A Presidência da COP29 confirmou que a conferência acontecerá no Estádio de Baku, repetindo o que a Polônia fez em 2013 para receber a COP19 de Varsóvia. De acordo com Narmin Jarchalova, diretora de operações da COP, o espaço tem condições para sediar a Blue Zone, espaço oficial de negociação, e a Green Zone, área de exposição e debate público. A COP29 deve ser o maior evento já realizado no país.

Com informações do Instituto ClimaInfo.

Compartilhe via: