Amanhã e quarta-feira, 18 e 19 de junho, acontece na Aldeia São Marcos, em Barra do Garças, no Mato Grosso, um mutirão histórico de atendimentos em saúde e cidadania. A ação é promovida pela prefeitura de Barra do Garças e o Instituto Saúde Sustentável (ISAS), com apoio da CONAFER, a Water Is Life, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Paisagismo e Urbanismo, a Cruz Vermelha, além do apoio do Exército Brasileiro, representado pelo 58º Batalhão de Infantaria Motorizado. A previsão é que além de atendimentos relativos à cidadania, 80 médicos atendam mais 1 mil indígenas do povo Xavante

A CONAFER deslocou três equipes para o atendimento dos Xavante na Aldeia São Marcos. Enfermeiros, advogados e técnicos dos programas Mais Vida Brasil, +Previdência Brasil e do ERA nas Escolas estão atuando desde o fim de semana nos preparativos do mutirão. A equipe da Diretoria de Saúde Básica que coordena o Mais Vida Brasil  vai realizar vai atender as famílias Xavante com orientação de saúde, doação de 100 medicamentos antiparasitários pediátricos, além de mostrar os benefícios exclusivos do Mais Vida para filiados da CONAFER, quem em parceria com a BSF Saúde, oferece acesso a assistência medicamento, orientação farmacêutica, assistência odontológica e telemedicina. O +Previdência Brasil vai realizar serviços de cidadania, como documentação dos indígenas, serviços previdenciários e aposentadoria. Já a equipe do ERA nas Escolas vai trabalhar com as crianças e adolescentes Xavante na construção de horta comunitária na área da escola indígena. 

O ISAS, Instituto Saúde Sustentável, é responsável por levar saúde aos povos indígenas, e conta com mais de 50 profissionais no projeto, incluindo clínicos gerais, cardiologistas, ginecologistas, enfermeiros, odontólogos, odontopediatras, pediatras, entre outros especialistas. A brilhante parceria entre o poder público municipal com o Instituto foi articulada através do presidente do ISAS e coordenador nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Felipe Martins, que ao tomar conhecimento dos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura e sua responsabilidade social com a população, em especial com os indígenas, notou que o município estava preparado para a realização do mutirão.

“Sabemos que o povo Xavante enfrenta diversos desafios, principalmente relacionados à saúde e desnutrição infantil, e precisávamos de uma cidade onde a administração pública fosse de confiança e quisesse fazer a diferença na saúde dos povos indígenas. Foi então que tomamos conhecimento dos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura e decidimos que seria o local adequado para os nossos atendimentos”, contou Felipe Martins.

As equipes do ISAS, da prefeitura de Barra do Garças, da CONAFER e demais parceiros prontas para iniciar o mutirão do povo Xavante

Ainda segundo o presidente do ISAS, toda a equipe está bem entusiasmada para iniciar os trabalhos em Barra do Garças. “Esta será uma ação histórica. A maior que nossa organização já realizou, e temos certeza que entrará para a história da saúde indígena no Brasil”, finalizou. Na segunda (17), os integrantes do ISAS, juntamente com os demais parceiros, irão organizar os ambientes de atendimento no local, a fim de oferecer serviços de qualidade e humanitários aos pacientes indígenas. 

Já na terça-feira (18), os serviços de saúde e cidadania serão iniciados, sendo eles: atendimentos médicos com clínicos gerais e com especialistas, realização de eletrocardiogramas, coleta de preventivos, vacinação, emissões de documentos de identidade e de título de eleitor, plastificação de documentos, pesagem e condicionalidade aos beneficiários do Bolsa Família, realização do Cadastro Único, atendimentos com a equipe volante (Ser Família Indígena e Ser Família Emergencial), doação de cestas básicas e muitos outros serviços.

Com apoio da Secom de Barra do Garças-MT.

Compartilhe via: