Neste mês de junho, os agricultores da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), localizados no bairro José Américo, estão vivendo a expectativa para a realização do Festival do Milho. Essa celebração, que já se tornou tradicional, é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (CONAFER). Durante cinco dias, de 20 a 24 de junho, o Cecaf se transformará em um ponto de encontro para a comunidade, oferecendo comidas típicas, artesanato, atrações culturais e, é claro, muito milho a preços acessíveis

O Festival do Milho já se consolidou como um evento importante no calendário do município, atraindo não apenas os moradores locais, mas também visitantes de outras regiões. Os agricultores participantes do Cecaf são responsáveis ​​por cultivar e colher o milho utilizado no festival, garantindo a qualidade e o frescor dos produtos oferecidos. Além disso, eles têm a oportunidade de promover suas produções e estabelecer conexões com os consumidores.

De acordo com dados do último Censo Agro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Paraíba possui mais de 83 mil produtores de milho. Cleide Rodrigues da Silva é uma das agricultoras que vive a expectativa para o Festival na Cecaf. Com 54 anos, é trabalhadora rural desde os sete, no Sítio Curral Grande, em Itapororoca, há aproximadamente 66 km da capital. Cleide tira do campo a principal fonte de renda da família. “Agricultura pra mim é a minha vida, a maior alegria que tenho. Nunca trabalhei com outra coisa e, graças a Deus, sustento minha família com o roçado. Cultivo milho, batata, alface, macaxeira, coentro e pago minhas contas, cuido da minha família e ainda consigo doar parte dos alimentos a quem precisa. Faz cinco anos que estou na Cecaf e todo ano o Festival do Milho supera as nossas expectativas. Tenho certeza que agora não será diferente”, destacou a agricultora.

Além da gastronomia, o Festival do Milho oferece diversas atrações culturais para entreter o público. Apresentações musicais com artistas locais e exposições de artesanato serão algumas das opções de entretenimento disponíveis, além de serviços gratuitos para a população. Na área da gastronomia e do artesanato, a expectativa é ainda maior este ano. As empreendedoras já oferecem produtos como comidas típicas e peças de arte especiais para o mês de junho.

“A Cecaf hoje é referência em Economia Solidária. Aqui a gente tem produtos genuinamente cultivados por agricultores familiares, com certificação pelo Ministério da Agricultura e vinculados à Cooperativas Estaduais e microempreendedores individuais, que por meio do artesanato e da gastronomia, garantem a renda para suas famílias. O Festival do Milho, proporciona uma movimentação muito positiva de consumidores no espaço, além de incentivar a nossa cultura, com apresentações de grupos de música locais e quadrilhas juninas”, destacou o secretário da Sedurb, Fábio Carneiro.

Localização – A Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, 1112 – no bairro José Américo, vizinho ao depósito de urnas do TRE. As feiras da agricultura familiar acontecem sempre às quintas e sábados, das 5h às 13h.

Com informações do Portal do Governo de João Pessoa

Compartilhe via: