O Ministério da Agricultura e Pecuária, o MAPA, publicou no Diário Oficial da União a Portaria Nº 33, de 6 de março de 2024, a designação dos membros, titulares e suplentes, do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba, o CGPDA. Entre os nomeados, Carlos Lopes, presidente da CONAFER, que será o representante titular das entidades sindicais dos trabalhadores da agroindústria e da agropecuária atuantes na área de abrangência do PDA-Matopiba: região que compreende partes do Cerrado do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Para a Confederação, este reconhecimento reafirma o seu compromisso, simbolizado no comandante da entidade, com os produtores agrícolas de 337 municípios que compõem a região do Matopiba, um polígono econômico em franco desenvolvimento

O Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba é fundamental para acelerar o crescimento desta região tão importante do Cerrado. São as economias de 337 municípios que irão receber um impulso para um desenvolvimento pleno e sustentável. Neste aspecto, as entidades sindicais dos trabalhadores da agroindústria e da agropecuária, atuantes na área de abrangência do PDA-Matopiba, são importantes no apoio aos produtores no cumprimento da missão de grandes demandadores de consumo.

Nomeação do presidente Carlos Lopes como titular das entidades sindicais dos trabalhadores da agroindústria e da agropecuária atuantes na área de abrangência do PDA-Matopiba

Como presidente da CONAFER, a Confederação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais, Carlos Lopes tem contribuído para o desenvolvimento do setor agrícola e agropecuário com diversos projetos de apoio aos agricultores em todo o país. Como por exemplo, o +Pecuária Brasil, o maior programa de melhoramento genético brasileiro, e que após 3 anos de implantação está presente nos 27 estados e em mais de 3,5 mil cidades com acordos de cooperação técnica assinados. O programa foi capaz de inaugurar algo inédito: a diminuição da distância entre pequenos e grandes produtores no acesso à bio reprodutividade. Desde a criação do +Pecuária Brasil, 100 mil inseminações foram realizadas, sendo 44 mil confirmadas. Já nasceram 16 mil bezerros e outros 16 mil vão nascer em breve. São 10,446 mil famílias atendidas. O sucesso do +Pecuária Brasil permite projetar mais de 1 milhão de bezerros nascidos até 2026. 

O presidente da CONAFER, Carlos Lopes, tem um extenso currículo de prestação de serviços à agricultura brasileira 

Com formação em direito pela Universidade FIBRA, Anápolis/GO e Ciências Políticas pela UNB, Brasília/DF, e atuação reconhecida em defesa do setor agrofamiliar, o também agricultor e empreendedor rural, Carlos Lopes, preside há mais de uma década a CONAFER, tendo neste tempo angariado excelentes relações institucionais com os setores público e privado. Com presença em todos os estados brasileiros, a entidade representa parcela significativa dos pequenos produtores rurais do país. O segmento econômico da agricultura familiar é composto por mais de 40 milhões de trabalhadores, que produzem 10% do PIB nominal, o que garante a segurança alimentar de mais de 70% da nossa população. Com programas de fomento e projetos de inovação tecnológica voltados aos seus associados, a CONAFER vem cumprindo importante agenda para o setor, sempre com o objetivo de levar apoio técnico, crédito para a produção, assessoria jurídica, além de ações de saúde e educação no campo. 

Sobre o Matopiba

O Matopiba é uma região formada pelo estado do Tocantins e partes dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, onde ocorreu forte expansão agrícola a partir da segunda metade dos anos 1980, especialmente no cultivo de grãos. O nome é um acrônimo formado pelas siglas dos quatro estados estados (MA + TO + PI + BA). A delimitação do Matopiba, foi oficializada em decreto da Presidência da República, em 2015. Ela compreende 337 municípios em 31 microrregiões geográficas, que somam cerca de 73 milhões de hectares.

O Matopiba compreende partes do Cerrado do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia

A produção agropecuária do Matopiba é marcada pelas grandes colheitas de grãos, especialmente soja, milho e algodão. Há cerca de 4.800.000 hectares com plantio de soja que somaram a produção total de 18,5 milhões de toneladas na safra 2022/23, o que representa cerca de 12,3% do total produzido no Brasil. A porção baiana da região é a segunda maior produtora brasileira da fibra, atrás apenas do estado do Mato Grosso. 

O Oeste baiano representa o espaço mais antigo e mais fortemente consolidado do Matopiba. A despeito dos regimes de chuva mais restritos (o que limita a safrinha não-irrigada) e do predomínio de solos de textura mais arenosa, a sua elevada altitude, associada com relevos pouco movimentados, contribuiu para o sucesso da experiência agrícola na região. Apesar de grande parte da área ser dedicada à agricultura de grãos, além de imensas áreas de pecuária, os imóveis rurais da região também abrem espaço para frutas, raízes e tubérculos, espécies florestais e pecuária.

Há que se destacar a imensa planície de alagamento da bacia hidrográfica Araguaia-Javaés, no Sudoeste do estado do Tocantins, onde o arroz irrigado durante a estação chuvosa e a soja-semente sub irrigada durante o período seco têm garantido excelente desempenho. 

Mais recentemente, o avanço da agricultura na porção Leste do Pará tem chamado a atenção de muitos, a ponto de sugerirem a incorporação desta parte do território no conjunto do Matopiba, ampliando assim os contornos da fronteira de expansão agrícola.

Com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Embrapa.

Compartilhe via: