A CONAFER mais uma vez demonstrou sua relevância e comprometimento ao marcar presença nos Diálogos Amazônicos, evento de magnitude internacional que reuniu mais de 17 mil participantes, representantes de inúmeras instituições e diversos países. Realizado entre os dias 04 e 06 de agosto de 2023, na icônica capital paraense, Belém, o evento se estabeleceu como um fórum de discussão crucial para o futuro do bioma amazônico

A iniciativa, impulsionada pela sociedade civil organizada, teve como meta central a formulação de novas estratégias de preservação e desenvolvimento sustentável para a região da Amazônia. A congregação de renomados representantes de entidades, movimentos sociais, academias, centros de pesquisa e agências governamentais nacionais e internacionais conferiu ao evento um caráter plural e abrangente.

Com integração à programação da Cúpula da Amazônia, os Diálogos Amazônicos apresentaram resultados marcantes, resultado da significativa participação social. Esses resultados serão apresentados para que se possam definir ações coordenadas de mitigação dos impactos ambientais e das mudanças climáticas. Tais ações serão submetidas a um pacto entre os oito países envolvidos: Brasil, Equador, Venezuela, Colômbia, Peru, Suriname, Bolívia e Guiana. Essas nações compõem o conjunto que abarca a maior floresta tropical do mundo, tornando as decisões desse fórum de especial importância.

A celebração desses acordos internacionais potencializa não apenas os resultados a serem alcançados, mas também amplifica a visibilidade para investimentos em projetos de cooperação unilateral. Para a CONAFER, a participação ativa em eventos de tal envergadura eleva a instituição a um patamar de proeminência, situando-a como uma das principais representantes em discussões ambientais globais.

Marcelo Santana, Secretário Nacional de Interagências e Gestão Ambiental da CONAFER, destaca o valor dessas parcerias e a visibilidade que elas conferem à organização. Santana ressalta a oportunidade única de desenvolver sinergias estratégicas e firmar Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com entidades nacionais e internacionais, todos unidos pelo compromisso de assegurar um ambiente equilibrado para as gerações presentes e futuras.

O cerne desses acordos de cooperação técnica repousa na partilha de experiências e tecnologias sustentáveis. Uma reunião com membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) possibilitou a aproximação com representantes de cada nação participante. Inicialmente, as ações estão direcionadas à capacitação de comunidades tradicionais para o manejo integrado do fogo. Destaca-se a colaboração com Daniel Seguro, representante equatoriano do Ministério do Meio Ambiente, sinalizando a importância do engajamento internacional.

Com Carlos Macedo – Assessor Técnico em Povos Indígenas da OTCA

Uma nova reunião está agendada para os próximos meses em Brasília, onde instituições, incluindo a Associação Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC), buscarão alinhar negociações e estabelecer protocolos institucionais de cooperação.

Com Joênia Wapichana, presidente da FUNAI

A trajetória contínua da CONAFER em prol do meio ambiente se perpetua, evidenciando sua representatividade na temática ambiental. A confederação permanecerá firme em seu compromisso ao participar, novamente, da Conferência Internacional “Amazônica e Novas Tecnologias”. Agendada para ocorrer entre os dias 30 de agosto e 1° de setembro, em Belém (PA), o evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), trará à tona um amplo espectro de tópicos, incluindo novas tecnologias, bioeconomia, economia circular, mercado de carbono, economia solidária e medidas de combate aos crimes ambientais. Representando uma iniciativa exclusiva para convidados, essa conferência reafirma o compromisso da CONAFER com a busca incessante por soluções sustentáveis e o fortalecimento de sua posição como uma força atuante no cenário global.

Compartilhe via: