da Redação

A CONAFER estará presente com seus colaboradores na maior feira de tecnologia e negócios destinada às categorias de agricultores e empreendedores rurais: a AgroBrasília 2022. A Feira é um evento organizado anualmente pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF), e tem como objetivo apresentar as novidades em tecnologias para o setor agrícola. Nesta edição, ocorrerá online e presencialmente no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci. Desde hoje, 17 de maio, dia da abertura, até o seu encerramento 21 de maio , a CONAFER terá uma equipe no estande da UPIS, e de forma itinerante percorrendo o pavilhão da AgroBrasília para apresentar produtos e serviços agrofamiliares, como o INSS Digital, além dos programas que fomentam o crescimento socioeconômico dos agricultores familiares, como o +Pecuária Brasil, o ERA, o CONAFER nas Aldeias, o ELAS, o Replantar e outras ações. Uma equipe da Confederação estará conversando e orientando os interessados em viabilizar a tramitação de processos relacionados aos direitos previdenciários agrofamiliares, disponibilizando também assessoria jurídica, sem a necessidade de que este se dirija à uma agência física do INSS

A AgroBrasília é uma oportunidade única de conhecer as grandes inovações dos segmentos do agro brasileiro, entre eles, aquele que responde por 10% do PIB nacional, o segmento agrofamiliar. As visitas presenciais ocorrem no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, localizado no km 5 da BR 251 (sentido Unaí-MG). A Feira é um evento organizado anualmente pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF), e tem o compromisso de apresentar as novidades em tecnologias para o setor agrícola. Ela também é considerada uma referência na promoção de debates, palestras e cursos sobre temáticas relacionadas ao próprio setor produtivo, que são realizados com o apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (SEAGRI-DF), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER-DF) e da Central de Abastecimento do Distrito Federal (CEASA-DF). 

A entrada no AgroBrasília é gratuita. Nela, o visitante encontrará um ambiente propício para a realização de negócios, dispondo de melhores ofertas e muitas novidades em maquinários, implementos agrícolas, insumos, sustentabilidade, genética animal e vegetal, pesquisas e biotecnologias. Nesta edição do evento, a Confederação traz como novidades o serviço previdenciário do INSS Digital e o programa que está causando uma revolução genética no campo, +Pecuária Brasil. 

A organização da Feira espera receber, no local, cerca de 18 mil pessoas diariamente, até o final do evento, no próximo sábado. A AgroBrasília também possui uma área permanente para apresentações de projetos relacionados ao Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), e outros espaços para temas importantes da agricultura familiar, onde são feitas demonstrações de produtos, pesquisas e tecnologias desenvolvidas especificamente para este segmento.

Nesta edição, a organização do AgroBrasília espera arrecadar o montante de R$ 3 bilhões em negociações e comercialização de produtos, por meio do trabalho de aproximadamente 500 expositores alocados no espaço. Para isso, será oferecido ao produtor rural visitante um panorama com as inovações que despontam nas atividades agrícolas como a agricultura orgânica, fruticultura, floricultura, horticultura, suinocultura, desenvolvimento de sementes, indústria de alimentos enlatados, agroindústrias e pecuária bovina, e as commodities que impulsionam as exportações brasileiras.

CONAFER no estande da UPIS e de forma itinerante no Pavilhão

Uma equipe da CONAFER estará presente no estande da UPIS e de forma itinerante pelo Pavilhão do AgroBrasília

Vale reforçar que uma equipe da Confederação estará disponibilizando orientações aos agricultores familiares e empreendedores rurais interessados em adquirir serviços como o INSS Digital, que viabiliza a tramitação de processos relacionados aos direitos previdenciários dos agrofamiliares, disponibilizando também assessoria jurídica, sem a necessidade de que este se dirija à uma agência física do INSS.

A CONAFER mostrará na AgroBrasília o +Pecuária Brasil, o maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar brasileira, resultado da parceria entre a Confederação e a empresa de expertise na reprodução animal e líder mundial em genética bovina, Alta Genetics do Brasil. Embora o programa seja viabilizado pela assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) pelos gestores de estados e municípios brasileiros, os produtores interessados em se tornar beneficiários do programa, poderão buscar orientações junto à equipe da CONAFER presente no local, sobre como levar esta tecnologia até suas localidades.

A última edição do Agrobrasília se deu em 2019, quando foram recebidos mais de 120 mil produtores rurais do Distrito Federal e entorno, movimentando o montante de R$ 1,2 bilhão em negócios.  O evento esteve suspenso devido à pandemia de COVID-19, e retorna neste ano com uma expectativa de resultados maiores em relação à sua última edição, levando em consideração os dados apontados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no qual a produção do DF deve ser de 4.857 kg por hectare, ultrapassando a média nacional de 3.695 kg produzidos em área equivalente.

Mais informações podem ser obtidas na CONAFER, pelo telefone: (61) 3548-4360.

Compartilhe via: