Nos dias 7 e 8 de outubro, a Diretoria de Projetos e Ações Integradas para os Povos da CONAFER, realizou uma série de ações importantes em apoio às comunidades indígenas de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, na região da Costa do Descobrimento, na Bahia. A atuação da entidade foi marcada por iniciativas voltadas ao fortalecimento da saúde preventiva, ampliação das políticas públicas e o incentivo à produção agrícola sustentável do povo Pataxó. Os indígenas do sul da Bahia têm exercido protagonismo no processo de organização dos povos originários frente aos desafios de colocar as suas pautas no debate que se faz hoje no Brasil. Com as ações, firmou-se o compromisso entre as comunidades e a CONAFER para uma qualificação maior no setor produtivo, com a elaboração de projetos técnicos e busca de políticas públicas destinadas ao atendimento e desenvolvimento socioeconômico dos Pataxó

No dia 7 de outubro, a equipe da Diretoria de Projetos e Ações Integradas para os Povos da CONAFER, composta por Antônio Manoel, Gabriele Leal, Christiane Ferreira e Pedro Júnior, esteve na aldeia Agricultura Gleba B, localizada na Terra Indígena Pataxó Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. A visita resultou no atendimento de 115 famílias Pataxó filiadas à entidade, e por isso receberam carteirinhas do programa MAIS VIDA BRASIL, assistência técnica para o cultivo em hortas comunitárias, além de orientações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Essas iniciativas buscam aumentar o potencial produtivo da comunidade e fortalecer a economia local.

Entre os destaques da ação, está o trabalho com a horta coletiva, formada por 20 mulheres indígenas, que recebem acompanhamento técnico para aprimorar suas atividades de plantio. Outro ponto importante foi a doação de 150 litros mensais de óleo diesel pela CONAFER, para auxiliar na preparação da terra e promover uma maior produção agrícola nas áreas cultiváveis.

As reuniões e debates foram enriquecidos pela participação das lideranças locais, incluindo o cacique Cosme Gomes Figueiredo e membros do Conselho de Lideranças da Aldeia, como Damião Souza, Edson Souza, Ninete Bonfim Maranhão, Antônia Nicácio, Kairan Sales e Antônio Neves do Espírito Santo. Durante as conversas, foram discutidas alternativas para ampliar o alcance dos programas públicos voltados para o produtor rural e as estratégias para o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas.

Já no dia 8 de outubro, a equipe se deslocou até o povoado de São Geraldo, na zona rural de Porto Seguro, onde mais 80 famílias foram beneficiadas. O foco desta ação foi a promoção da saúde preventiva, com a realização de exames laboratoriais em parceria com o Laboratório PLATTA. Foram realizados 450 exames de sangue e urina, com o apoio dos técnicos Vinícius Prates e Siderlan Pedro. Além disso, os representantes da CONAFER orientaram os filiados sobre o funcionamento do programa MAIS VIDA BRASIL, realizaram novas filiações e distribuíram materiais explicativos.

No aspecto produtivo, a equipe também orientou a comunidade sobre o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e entregou o Estatuto da Associação da Comunidade, elaborado pela CONAFER com o apoio da advogada Ana Paula. A entrega do Estatuto marca um avanço importante na regularização da Associação, que agora pode buscar novas políticas públicas para fortalecer a produção agrícola e o desenvolvimento social.

Essas ações são parte de um compromisso contínuo da CONAFER em qualificar e apoiar as comunidades indígenas do Brasil, promovendo a autonomia produtiva e o acesso a direitos fundamentais. Por meio de projetos técnicos e articulação com políticas públicas, a Confederação busca construir um futuro mais próspero e sustentável para os povos indígenas, garantindo melhores condições de vida e preservando suas tradições.

Compartilhe via: