Bem Vindo a Confederação da Agricultura Familiar

Localizada no Sul da Bahia, a Terra Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu está entre os municípios de Pau Brasil, Camacã e Itaju do Colônia, na região entre o rio Cachoeira ou Colônia (norte) e o rio Pardo (sul). A TI é de usufruto do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe. Possui 54 mil hectares e foi delimitada em 1937 pelo Serviço de Proteção ao Índio. O único recurso hídrico da reserva é o riacho Salgado, de água salobra. A água para consumo provém de estocagem das águas pluviais ou de carros-pipa. No último dia 20 de setembro, em mais um trabalho da Secretaria Nacional Indígena, lideranças da CONAFER sob o comando do secretário Wenda Souza Santos, estiveram presentes na Aldeia Indígena Caramuru para o alinhamento dos trabalhos que serão realizados dentro do território. A reunião teve por objetivo explanar diversas questões e definir as ações voltadas à recuperação das associações da região, organização da produção de diversas culturas e soluções para melhorar as condições socioeconômicas dos parentes da Caramuru

A CONAFER vem realizando um grande trabalho de fortalecimento da saúde, educação, cultura, incentivo às tradições e produção agrícola dos pataxó hã–hã-hãe, na Caramuru, como também dos pataxó no extremo sul baiano, onde se encontram 36 aldeias distribuídas em seis Terras Indígenas: Águas Belas, Aldeia Velha, Barra Velha, Imbiriba, Coroa Vermelha e Mata Medonha. Todas situadas nos municípios de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Itamaraju e Prado. 

Um exemplo do trabalho na Caramuru é a parceria entre a CONAFER e a Fundação Hospitalar Mata Atlântica, sediada em Camacã, 400 km de Salvador, que presta serviços hospitalares com procedimentos ambulatoriais e exames de laboratório aos agricultores indígenas e de todas as categorias representadas pela Confederação nos municípios da região. Os serviços médicos do FHMA, uma instituição muito respeitada pelo seu grande trabalho pela saúde dos baianos, atendem além do município de Camacã e seus 30 mil habitantes, os moradores de diversas cidades vizinhas. 

Em primeiro plano, Wenda Souza Santos, comandando a Secretaria Nacional Indígena da CONAFER 

Na TI Caramuru a Secretaria Indígena trata dos assuntos previdenciários dos indígenas, prestando consultoria, providenciando e dando andamento em muitas demandas, como salário-maternidade, aposentadoria, pensão, auxílio-reclusão e auxílio-doença. A Secretaria Nacional Indígena também atuou no apoio para a realização dos Jogos Indígenas, desde a construção do estádio até a produção dos uniformes dos atletas participantes. Foram construídos diversos quiosques para encontros culturais e troca de saberes. Projetos de agrofloresta e aumento da produção estão em andamento. Outra conquista foi levar o +Pecuária Brasil, maior programa de melhoramento genético do país, às cidades baianas onde se encontram aldeias indígenas do sul e extremo sul da Bahia, como Pau Brasil, Itaju do Colônia, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Prado. 

Em primeiro plano, Coordenadora do INSS dos Povos Tradicionais, Daniella Gomes de Freitas

Daniella Gomes de Freitas, Coordenadora do INSS dos Povos Tradicionais, realiza ações na Terra Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu, nas Aldeias Indígenas Caramuru, Panelão e Bahetá. São atendimentos previdenciários, como: Salário Maternidade Rural, Auxílio Doença, BPC, Aposentadoria por Idade Rural e Auxílio Reclusão. Tudo pelo sistema do Meu INSS Digital. O público-alvo são todos os indígenas pataxó hã-hã-hãe aldeados. A parceria é feita juntamente com a Coordenação Local da FUNAI e a Comunidade Indígena Pataxó Hã-Hã-Hãe.

Para avançar nesta missão, a equipe da Secretaria Indígena elaborou um plano de ação para pôr em prática ainda em 2022, cujo objetivo é chegar nos cantos remotos das aldeias, apresentando aos mais isolados e que necessitam de apoio, meios de desenvolverem suas atividades no campo da agricultura familiar, estimulando a participação em uma associação, filiando-se à Confederação, para que em um momento futuro possam desfrutar dos projetos e programas que a CONAFER oferece. 

Além do planejamento, foram avaliados os trabalhos já realizados e aqueles em andamento na comunidade. O  fortalecimento e a construção de novas estruturas para capacitação e produção será fundamental para melhorar as condições socioeconômicas de toda a comunidade da Caramuru.

Assine a nossa newsletter
Fique por dentro de tudo que acontece aqui.