Na 3ª edição do prêmio Consciência Ambiental/ Immensità, a atuação da CONAFER na preservação do meio ambiente em comunidades tradicionais foi reconhecida. A plataforma Hãmugãy, lançada em novembro de 2023, ganhou o prêmio pelos projetos desenvolvidos em políticas externas voltados à preservação do meio ambiente, com os eixos nas brigadas de combate a incêndios florestais e vigilância territorial de áreas indígenas. O secretário de Monitoramento e Segurança no Campo, Geovanio Katukina, representou a Confederação. O evento foi promovido em São Paulo, dias 8 e 9 de junho, pela Immensità. Com esta premiação, o Hãmugãy tem reconhecido o seu valor nas ações de proteção da biodiversidade e das comunidades nos territórios originários e tradicionais
O Prêmio Consciência Ambiental / Immensità
Considerando todos os esforços feitos pela comunidade internacional para cuidar do planeta e coerente com sua condição de empreendimento de Alta Qualidade Ambiental, o Immensità criou o Prêmio Consciência Ambiental / Immensità para reconhecer e premiar projetos/ações por parte de empresas/organizações que realizam projetos em prol do meio ambiente e sustentabilidade.
Momento em que o secretário de Monitoramento e Segurança no Campo da CONAFER, Geovanio Katukina, recebeu o Prêmio Consciência Ambiental / Immensità
Deste modo, o Prêmio Consciência Ambiental / Immensità, assim como o efeito borboleta, pretende gerar efeitos positivos e benéficos para o aumento da consciência tanto local, como globalmente.
A plataforma Hamugãy
Hãmugãy vem do Macro-Jê, e tem o significado do poder espiritual da onça, da sua força e inteligência, da destreza nos ambientes mais hostis, da capacidade de sobrevivência em situações extremas. Por isso, o Hãmugãy é um aplicativo de monitoramento que facilita registros ágeis de ocorrências ambientais ou ameaças às áreas indígenas. Os registros incluem fotos e coordenadas GPS, que são enviadas ao Centro de Monitoramento da CONAFER, e que serão disponibilizadas por meio de um mapa interativo, possibilitando a resolução do sinistro com muito mais velocidade. Cada registro é instantaneamente processado e enviado à Central de Monitoramento da plataforma, criando respostas rápidas e eficazes em situações críticas. O nome “Hãmugãy” não é apenas uma escolha casual. Ele carrega o peso da celebração do conhecimento tradicional e representa um aliado sólido na preservação da biodiversidade e na autonomia dos povos indígenas.
O secretário de Monitoramento e Segurança no Campo, Geovanio Katukina, falou da importância do prêmio Consciência Ambiental para a Confederação: “o Hãmugãy é uma revolução que a CONAFER leva às comunidades tradicionais, aos povos da floresta, de todos os biomas, e reforça o compromisso com o desenvolvimento de tecnologias voltadas à proteção dos territórios tradicionais no Brasil.
Desde o seu lançamento em novembro do ano passado, o APP recebeu um novo layout facilitando o uso mais intuitivo para melhorar a comunicação entre a plataforma e os territórios. A função offline integrada traz uma nova solução para os locais de difícil acesso à internet, principalmente na Amazônia. Uma equipe da Secretaria de Políticas para Monitoramento e Segurança no Campo está entregando equipamentos eletrônicos como Notebook e celulares às equipes formadas nos territórios para facilitar o envio de dados”.
Nesta atualização, o design do aplicativo Hãmugãy foi aprimorado para proporcionar uma experiência ainda mais agradável e intuitiva aos usuários
Como explicou o secretário Katukina, uma das principais inovações desta atualização é a introdução da funcionalidade offline aprimorada. Agora, mesmo em regiões com conectividade limitada, os usuários podem registrar ocorrências diretamente pelo aplicativo. Assim, existe a garantia que nenhum incidente passe despercebido devido à falta de conexão com a internet. Quando houver conexão, as informações serão enviadas automaticamente para a Central de Monitoramento. Esse avanço representa um marco na missão de entregar uma ferramenta confiável e acessível para o monitoramento ambiental e a proteção das áreas indígenas.
Este avanço representa um marco na missão de entregar uma ferramenta confiável e acessível para o monitoramento ambiental e a proteção das áreas indígenas
Com este prêmio, a CONAFER tem reconhecido o seu compromisso de oferecer soluções sustentáveis e acessíveis na proteção dos territórios dos povos indígenas e tradicionais, ao mesmo tempo em que fortalece as ações da Confederação no combate às mudanças climáticas. A plataforma Hãmugãy representa um passo audacioso em direção a um futuro mais promissor, onde o conhecimento ancestral se entrelaça com a tecnologia moderna para proteger nossos ecossistemas preciosos e apoiar as comunidades que dependem deles. É um testemunho do poder da colaboração e da inovação para enfrentar os desafios ambientais mais urgentes do nosso tempo.