Neste mês de outubro, equipes das diretorias de Ação Social e Inclusão e de Saúde Básica e Providências, da CONAFER, foram ao Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, para a entrega de itens de saúde às mulheres indígenas nas cidades de Canarana-MT e Dourados-MS. Esta ação faz parte de uma agenda de visitas nas diversas comunidades carentes, assentamentos e aldeias indígenas em todo o Brasil. Foram longas jornadas por estradas e rios passando por muitos territórios originários para levar 16 mil brinquedos na ação de Dia das Crianças (12) de Norte a Sul do país, além dos kits de higiene femininos entregues às indígenas Xavante na aldeia Bela Vista, e Guarani-Kaiowá na aldeia Jaguapiru, o que tem impacto positivo na autoestima e saúde destas mulheres
Inicialmente, a Diretoria de Saúde Básica e Providências realizou uma visita ao povo Xavante na aldeia Bela Vista, município de Canarana-MT. Foram identificados problemas de saúde relacionados diretamente à higiene pessoal. Pensando em mudar esta realidade, ou ao menos amenizar esta carência, foram montados kits de higiene femininos para entregar nestas comunidades. Os kits contavam com shampoo, condicionador, sabonete, escova de dente e creme dental.
Kits de higiene femininos foram entregues às indígenas Xavante na aldeia Bela Vista, e Guarani-Kaiowá na aldeia Jaguapiru, o que tem impacto positivo na autoestima e saúde destas mulheres
É importante lembrar que a CONAFER já vem realizando ao longo do ano diversas ações sociais comandadas pela diretoria de Ação Social e Inclusão, a Secretaria Nacional Indígena, a diretoria de Saúde Básica e Providências, a Diretoria das Mulheres, e também com uma equipe permanente de assessores da presidência envolvidos nestas missões. O objetivo é atuar em favor dos mais carentes, em defesa dos direitos das populações vulneráveis, como alimentação, educação, esporte e preservação de suas ricas culturas. É assim que a CONAFER contribui para levar adiante afeto, esperança e alegria para quem precisa.
As entregas de presentes para as crianças seguem pelo Brasil, como no Assentamento Che Guevara, em Mirante do Paranapanema
Povo Xavante
O Xavante é um povo indígena que habita a região do Brasil Central, principalmente nos estados de Mato Grosso e Goiás. Eles são considerados um dos maiores grupos étnicos do país, com uma população estimada em cerca de 20 mil pessoas. A origem dos Xavante remonta a milhares de anos atrás, acredita-se que eles sejam descendentes de povos que habitavam a região amazônica e que se deslocaram para o interior do país devido a pressões ambientais e conflitos com outros grupos indígenas. O termo “Xavante” é de origem tupi-guarani e significa “gente verdadeira” ou “povo verdadeiro”. Esse nome foi dado pelos próprios Xavante como forma de reafirmar sua identidade e resistência diante das pressões externas. Para eles, ser Xavante é uma forma de orgulho e pertencimento.
Povo Guarani-Kaiowá
Os Guarani-Kaiowá estão localizados no Estado do Mato Grosso do Sul, a exemplo do que aconteceu no início da colonização, esse grupo continua lutando pelo direito a terra. Os subgrupos Guarani têm diferentes formas de organização social, mas partilham uma religião que vê a terra como muito importante. O deus Nãnde Ru criou os Guarani como os primeiros povos, são profundamente espirituais e em cada aldeia existe uma casa de oração. Quando os invasores ocupam as terras Guarani, os Guarani sentem-se como se a sua religião fosse ofendida.
Indígenas Guarani Kaiowá durante vigília em frente ao STF em defesa da demarcação de seu território
Muitos vivem em extrema pobreza, acampados às margens de rodovias movimentadas ou em assentamentos temporários no Mato Grosso do Sul. Eles consideram esta terra como sua terra ancestral. O seu estilo de vida consiste em viver felizes nas suas próprias terras, cultivando pequenas culturas para sustentar a sua subsistência.
Com informações do portal Só Escola e Escola Educação