As fortes chuvas que assolam o estado do Rio Grande do Sul continuam a desenhar um cenário de destruição e desespero. Conforme os dados da Central de Monitoramento da CONAFER, a previsão é que uma nova frente fria agrave ainda mais a situação nesta sexta-feira. As bacias dos rios Taquari, Alto Jacuí e Uruguai devem registrar maiores volumes de água, agravando as já devastadoras enchentes. Em meio a este cenário desolador a CONAFER se mobilizou e, até o momento, já enviou oito carretas de doações para aliviar o sofrimento das famílias afetadas, e pretende enviar ainda mais. As carretas solidárias são carregadas com alimentos, fardos de água, leite, fraldas, material de saúde, colchões, produtos de limpeza e higiene, ração para animais e cobertores.

Entre os mais impactados pelas cheias estão os territórios indígenas, com situações de extrema gravidade. Os Guarani Mbyá, por exemplo, foram forçados a abandonar suas aldeias devido à força das águas. Muitas dessas comunidades enfrentam dificuldades adicionais para acessar alimentos, água potável, serviços de saúde e abrigo adequado. A situação se mostra ainda mais desesperadora para aqueles que já viviam em condições vulneráveis. Por isso, as doações da CONAFER abrangem várias aldeias indígenas e comunidades desabrigadas.

Locais atendidos: 

– Aldeia Polidoro, etnia Chuarrua

– Aldeia Kaingang Fãg Nhin

– Aldeia Kaingang Morro do Osso

– Aldeia Kaingang Oré Kupri

– Retomada Guarani Mbya Tekoa Nhe’engatu

– Aldeia Guarani Estiva

– Aldeia Guarani Granja Vargas

– Acampamento Guarani Capivari do Sul

– Axé Viamão, região Norte de Porto Alegre

– Coletivo Diálogos de Resistência, abrigos em atendimento aos desabrigados em Viamão, Alvorada

– Abrigo Amigo do Pet

– São Leopoldo, abrigo da Igreja Âncora

– Comunidade Guarani Mbya Iva’a Poty do Município de Camaquã

– Canoas: bairros Mathias Velho, Guajuvira, Niterói e Rio Branco

– Gravataí: bairros Morada do Vale 1, 2 e 3 

– Quilombo do Morro Alto em Osório

– Cachoeirinha e Alvorada

– Porto Alegre: Beco do Carvalho, Vila Cruzeiro e Lomba do Pinheiro

A logística da distribuição tem contado com o apoio do Coletivo Diálogos de Resistência, entidade filiada à CONAFER, que está ajudando na coordenação da chegada e entrega das doações nas áreas mais necessitada, além dos parceiros Associação Beneficente Afro Brasileira São Jerônimo e São Jorge, BAF Holding, Adega Brasil e Ile Asé Ayra Kiniba.

Além das doações de bens essenciais, o presidente da CONAFER, Carlos Lopes, também determinou a doação de 2 mil apólices de seguros do programa “Mais Vida Brasil”, em parceria com a BSF Saúde, para cada um dos 40 municípios atingidos pelas cheias, que fazem parte do programa +Pecuária Brasil. As apólices visam oferecer suporte imediato e contribuir para a saúde das pessoas. 

A tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul uniu o Brasil e revelou a força da solidariedade e do amor ao próximo que temos. A atuação da CONAFER, com apoio de parceiros e da comunidade, mostra que, mesmo em tempos de grande dificuldade, a união e o empenho coletivo podem trazer alívio e esperança. Cada doação, cada gesto de carinho e cada esforço para reconstruir vidas faz uma diferença imensurável para as famílias atingidas. A CONAFER continuará monitorando a situação e prestando o apoio necessário para que o Rio Grande do Sul possa se reerguer dessa calamidade.

Últimas informações da Defesa Civil

Municípios afetados: 461

Pessoas em abrigos: : 77.199

Desalojados: 540.192

Afetados: 2.281.830

Feridos: 806

Desaparecidos: 104

Óbitos confirmados: 151

Pessoas resgatadas: 76.620

Animais resgatados: 11.932

Efetivo: 27.715

Viaturas: 4.105

Aeronaves: 20

Embarcações: 287

A Defesa Civil do Estado orienta as pessoas a verificarem se seus nomes constam na lista de desaparecidos. Se constar, a orientação é procurar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para verificação e regularização dos dados, com a retirada do nome da lista de desaparecidos.

Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.

Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.

Compartilhe via: