A Marca Agrofamiliar Brasileira 

Fale Conosco: 0800-940-1285

CONAFER SOLIDÁRIA: ações sociais e filiações nas aldeias marcam janeiro da SEPOCS em 5 estados

Neste mês de janeiro, o trabalho da Secretaria Nacional de Povos, Comunidades Tradicionais e Política Social, SEPOCS, foi marcado por ações sociais nas aldeias e filiações de indígenas nos estados do Acre, Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Rondônia. Os indígenas dos povos Kaxinawá, Shanenawa, Pataxó, Puyanawa, Kaingang, Terena, Guarani, Kaiowá, Nukini, Kulina, Ashaninka e Hunikuin foram beneficiados e se tornaram novos filiados. Dentre as ações, houve a entrega de brinquedos para crianças, atividades esportivas nos territórios e a doação de alimentos e água potável para as comunidades carentes. O objetivo é apoiar e trazer autonomia para os povos originários, fortalecendo as aldeias por meio dos benefícios da Confederação, como o programa de saúde, Mais Vida Brasil, por exemplo, que dá acesso a atendimento por telemedicina, reembolso de medicamentos, assistência odontológica, seguro de vida, auxílio funeral e orientação farmacêutica por telefone

Só no dia 18 de janeiro, a equipe da Secretaria Nacional de Povos, Comunidades Tradicionais e Política Social conquistou 100 novos filiados dos povos Kulina, Ashaninka e Hunikuin, em Feijó, Acre. Além disso, os colaboradores fizeram a entrega de brinquedos para as crianças indígenas, ofereceram um almoço solidário e fizeram a doação de alimentos e água para esta comunidade carente, que vive na beira do rio. 

Ainda no Acre, os indígenas da aldeia Nukini, em Mâncio Lima, foram beneficiados com a doação de brinquedos neste mês. Com o objetivo de levar mais felicidade para a comunidade, os colaboradores entregaram os presentes para as crianças, como bonecas, flauta, bola e carrinhos. Na mesma oportunidade, os profissionais promoveram o Mais Vida Brasil, o programa mais completo de benefícios em saúde, que atende todos os filiados e colaboradores da CONAFER. No mesmo município, na aldeia Puyanawa, 25 pessoas foram beneficiadas com uma ação de cadastro do Mais Vida Brasil e, agora, recebem atendimento por telemedicina, reembolso de medicamentos, assistência odontológica, auxílio funeral e seguro de vida.

O Ramal do Bananeira, localizado em Rodrigues Alves, no Acre, também contou com novas filiações dos moradores. As ações realizadas nos dias 10 e 15 de janeiro cadastraram, no total, mais de 30 novos filiados no município. Já no município de Feijó, Acre, foram mais de 160 famílias dos povos Kaxinawá e Shanenawa filiadas nos dias 23, 24, 25, 27, 28 e 29 de janeiro. Ou seja, considerando que cada família tem 5 pessoas, cerca de 800 indígenas se tornaram filiados no município de Feijó.

Durante o mês de janeiro, a equipe da SEPOCS conquistou quase 1000 filiados só no estado do Acre

Na Bahia, no Território Indigena Barra Velha, no município de Itamaraju, as crianças Pataxó da aldeia Trevo do Parque também receberam doações de brinquedos. Neste estado, os colaboradores da SEPOCS conquistaram novos filiados não só nesta aldeia, como também nas aldeias Vale da Águas, Cassiana, Bahetá, Nova Esperança e na aldeia Barra Velha. No total, foram mais de 100 novas filiações na Bahia. O território já conta com mais de 1000 filiados. 

Os indígenas da Bahia filiados à Confederação são beneficiados de forma permanente com treinos esportivos. Todas as semanas, o povo Pataxó recebe treinos de futebol e funcional na aldeia Mãe Barra Velha, em Porto Seguro, Bahia. As aulas são ministradas pelo coordenador de esporte e ações coletivas de lazer da CONAFER, Charles Braz, que treina os atletas indígenas nas categorias mirim, sub 14, sub 16 e sub 18 no futebol, além de orientar os treinos funcionais, realizados com exercícios em circuito com indígenas de todas as idades.


No Mato Grosso do Sul, os povos Terena, Guarani e Kaiowá se tornaram novos filiados em Dourados, Mato Grosso do Sul. Os colaboradores realizaram um trabalho administrativo com a análise de planilhas de filiações e organizaram as fichas que estavam com dados incompletos. Já no estado do Rio Grande do Sul, mais de 90 indígenas do povo Kaingang da aldeia Ligeiro, em Tapejara, se tornaram novos filiados. No total, o território tem aproximadamente 200 filiados. 

Em Rondônia, o esforço da equipe da SEPOCS em fazer novas parcerias com a Secretaria de Agricultura do Estado de Rondônia, com a Associação de Apicultura e Meliponicultura da Amazônia e com Associação dos Flanelinhas em Porto Velho rendeu resultados positivos na conquista de novas filiações. Foram 100 agricultores filiados em Porto Velho, além da filiação da Associação e Ação Popular Integrada Hortifrutigranjeiro da União (AAPIHGU) e da cooperativa Coopporto.

A filiação dos indígenas à CONAFER possibilita um apoio direto por meio da SEPOCS, ajudando a melhorar as condições de vida nas comunidades originárias. Além disso, o programa Mais Vida Brasil e outros projetos da Confederação oferecem ajuda em áreas importantes como saúde, educação e segurança alimentar, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar das famílias. A entidade também possibilita que as comunidades indígenas se beneficiem com a agricultura sustentável e a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que fortalece a autonomia nas aldeias, criando uma rede de apoio que impulsiona o empreendedorismo e a geração de renda. 

Compartilhe:

Categorias

TEMAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PRINCIPAIS PROGRAMAS

Arquivos Conafer

HÃMUGÃY

VEJA TAMBÉM