A Marca Agrofamiliar Brasileira 

Fale Conosco: 0800-940-1285

CONAFER SOLIDÁRIA: na Bahia, Confederação realiza ação de saúde no Quilombo de Laranjeiras, área rural de Vitória da Conquista

Neste último sábado, dia 29 de março, a CONAFER realizou uma ação de saúde voltada para a comunidade quilombola de Laranjeiras, na zona rural de Vitória da Conquista, no estado da Bahia. O objetivo da iniciativa, organizada pela Secretaria Nacional de Povos, Comunidades Tradicionais e Política Social, pela Diretoria de Comunidades Tradicionais e Coordenação de Assuntos Indígenas, Ribeirinhos e Quilombolas da CONAFER, foi atender de forma especializada a população local, com foco na área de saúde e bem-estar. Cerca de 50 pessoas foram beneficiadas com atendimentos médicos e atendimentos de odontologia e oftalmologia. A ideia da Confederação é continuar apoiando os povos tradicionais de todo o país, pois essas comunidades frequentemente enfrentam dificuldades no acesso a serviços essenciais, como saúde, educação e infraestrutura

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 7.666 comunidades quilombolas, que habitam 8.441 localidades em 25 Unidades da Federação. A população quilombola no país soma 1,3 milhão de pessoas. Para atender a demanda urgente de cuidados em saúde desta população quilombola, a CONAFER, por meio da SEPOCS, da Diretoria de Comunidades Tradicionais, e da Coordenação de Assuntos Indígenas, Ribeirinhos e Quilombolas, promoveu um dia de atendimento médico no Quilombo de Laranjeiras, em Vitória da Conquista, Bahia. 

Foi realizado um mapeamento social e das necessidades de saúde desta comunidade, com o objetivo de planejar ações para melhorar o acesso aos cuidados médicos e ampliar a oferta de serviços essenciais na região, uma vez que os quilombos da Bahia enfrentam desafios no acesso aos atendimentos de saúde. “Foi a primeira vez dessa ação na comunidade. A ideia é avaliar os resultados e, a partir deles, aprimorar e dar continuidade à ação para atender de forma mais efetiva às necessidades das comunidades”, destaca a diretora de Comunidades Tradicionais da CONAFER, Tatiana Bandeira.

Muitos moradores da zona rural de Vitória da Conquista, na Bahia, precisam se deslocar para outras regiões para conseguir atendimento médico, colocando as famílias desta comunidade em uma situação de vulnerabilidade. Dessa forma, é comum que no Quilombo de Laranjeiras, o atendimento especializado seja escasso. Por isso, o apoio da Secretaria Nacional de Povos, Comunidades Tradicionais e Política Social da CONAFER, a SEPOCS, e da Diretoria de Comunidades Tradicionais em promover atendimentos de saúde neste território é muito importante para garantir que essas populações recebam a assistência que precisam perto de casa, agilizando o tratamento das doenças.

“Essa localidade foi escolhida pela falta de atendimento médico, odontológico e saúde em geral, uma região longe da área urbana da cidade, e que sofre com a escassez em todo tipo de atendimento na área da saúde, e principalmente pela quantidade de quilombolas que moram nessa região, somando um total de 263 moradores”, explica a diretora de Comunidades Tradicionais da CONAFER, Tatiana Bandeira.

Um estudo publicado na revista da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro revelou que a dificuldade de marcar consultas também afeta a inserção dos quilombolas ao sistema formal de saúde. Os dados ainda mostram que 83% das cuidadoras das comunidades quilombolas não têm renda suficiente e precisam receber auxílios governamentais e, por isso, têm dificuldade de conseguirem medicamentos, fazendo com que recorram aos tratamentos naturais com remédios caseiros.

Pensando nisso, a iniciativa contou com uma equipe multidisciplinar que ofereceu atendimentos em diversas especialidades, como odontologia, oftalmologia e clínica geral. Além disso, foram realizados exames preventivos, teste de refração para identificar o grau de óculos dos pacientes, e tonometria ocular, que mede a pressão do interior dos olhos.

Em 2009, foi instituída a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) para combater o racismo institucional e promover saúde a pretos e pardos, que são 56% da população brasileira, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2021. Mesmo assim, até hoje as comunidades quilombolas sofrem com a ausência de políticas públicas que promovem o direito à saúde plena. “Por isso, é importante oferecer serviços de saúde para comunidades quilombolas, essa iniciativa é fundamental para garantir o acesso a cuidados médicos de qualidade, promover a equidade e respeitar as especificidades culturais, contribuindo para a redução de desigualdades históricas e melhoria da qualidade de vida”, diz Tatiana Bandeira.

A CONAFER promove ações sociais, de saúde e educação, permanentemente, nas comunidades quilombolas do Brasil. A Confederação ao promover atendimentos comunitários de saúde, como este realizado no Quilombo de Laranjeiras, em Vitória da Conquista, Bahia, mostra o compromisso da entidade e de seus colaboradores com a promoção da equidade no acesso à saúde e segurança social, especialmente em comunidades historicamente vulneráveis como as quilombolas da zona rural da Bahia.

Compartilhe:

Categorias

TEMAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PRINCIPAIS PROGRAMAS

Arquivos Conafer

VEJA TAMBÉM