Nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, a equipe da Secretaria Nacional de Povos, Comunidades Tradicionais e Política Social da CONAFER, a SEPOCS, em parceria com a União Nacional Indígena, UNI, promoveu um evento com vários serviços sociais para os povos indígenas, em Rodrigues Alves, no Acre. Os colaboradores realizaram atendimento para o INSS, auxílio maternidade, assessoria de documentos de terra, assessoria jurídica, atendimento técnico agrônomo, atendimento de enfermagem, distribuição de brinquedos e exames de vista gratuitos para os povos originários filiados. A SEPOCS apoia, de forma permanente, os povos indígenas de todo o país com ações sociais e educativas, que compartilham técnicas de produção agrícola e ajudam na promoção dos direitos indígenas
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos povos indígenas do Acre, a Diretoria dos Povos Indígenas Tradicionais da SEPOCS organizou um dia de atendimento completo em Rodrigues Alves, no Acre. O evento teve início de manhã, por volta de 9 horas e ocorreu no escritório da CONAFER do município. Dentre os beneficiados estavam idosos, gestantes, crianças e agricultores familiares indígenas, que receberam orientações especializadas para cada demanda e ganharam doações de brinquedos.


Um dos serviços oferecidos pela CONAFER durante o evento foi o atendimento para ajudar no acesso aos benefícios previdenciários do INSS. A Previdência Social é um sistema de seguro que protege os trabalhadores e suas famílias, garantindo uma renda em casos de aposentadoria, doença, acidente, maternidade ou falecimento. A CONAFER tem o programa +Previdência Brasil, que oferece serviços e ações que buscam garantir o bem-estar, a proteção e a dignidade aos produtores rurais da terceira idade, assegurando que seus direitos previdenciários sejam devidamente cumpridos. Só em 2024, o +Previdência assinou acordos com mais de 500 municípios brasileiros.


Os colaboradores da SEPOCS também apoiaram as mães indígenas no processo de conseguir o auxílio-maternidade. O auxílio-maternidade é muito importante para as mães indígenas, pois ajuda a garantir uma renda enquanto elas cuidam de seus bebês nos primeiros meses de vida. Com esse apoio, as mães podem se dedicar à criança sem se preocupar tanto com o sustento da família. Além disso, esse benefício valoriza a maternidade indígena, respeitando suas tradições e ajudando a manter a saúde das mães e dos bebês.

Mostrando o compromisso da CONAFER com o marco ancestral contra a inconstitucionalidade do marco temporal e o direito às terras originárias pelos povos indígenas, também foi realizada uma assessoria de documentos relacionados à propriedade de terras indígenas. Neste contexto e em outras demandas legais, os colaboradores atenderam a comunidade de Rodrigues Alves, Acre, com uma assessoria jurídica.

Além disso, a equipe da SEPOCS realizou um atendimento técnico agrônomo, para ajudar os agricultores familiares indígenas com o ensino de técnicas agrícolas e dúvidas sobre a produção no campo. Por meio da SEPOCS, a Confederação ajuda os povos originários não só com a teoria da produção agrícola, mas também com técnicas e ações diretas dentro das comunidades indígenas, como o preparo da terra, capinagem, divisão de faixa de terrenos para o cultivo, plantação de sementes, rega e colheita das hortaliças.


Colaboradores da SEPOCS realizam a construção de hortas nas aldeias indígenas de todo o país
A Confederação atua, de forma permanente, na promoção de cuidados médicos para os povos indígenas por meio do programa Mais Vida Brasil, o mais completo em serviços de saúde, que oferece atendimento por telemedicina, reembolso de medicamentos, assistência odontológica, seguro de vida, auxílio funeral e orientação farmacêutica por telefone. Esse comprometimento foi reforçado neste evento no Acre, que também atendeu os indígenas com uma equipe de enfermagem e ofereceram exames de vista, totalmente gratuitos, com atendimento de uma ótica parceira e desconto de até 80% para os filiados indígenas.

O programa Mais Vida Brasil também oferece assistência oftalmológica às comunidades
Este atendimento especializado feito pela equipe da SEPOCS, juntamente com a UNI, para a comunidade do Acre, é reflexo do empenho da CONAFER nas causas indígenas, buscando levar qualidade de vida e garantia de direitos para os mais necessitados. Por outro lado, esse evento reuniu os serviços que já são oferecidos pela Confederação todos os dias, especialmente para os indígenas, quilombolas, pecuaristas, pescadores, assentados, acampados e agricultores familiares brasileiros.