Neste 28 de agosto, Dia da Avicultura, celebramos uma das culturas agrícolas mais importantes do país. A avicultura, especialmente a familiar, é fundamental na produção de alimentos de alta qualidade e baixo custo, reforçando a posição do Brasil como um dos maiores produtores de proteína branca do mundo. A história da nossa avicultura é marcada pela força das pequenas propriedades e a resiliência dos pequenos produtores, transformando a atividade em um dos pilares na subsistência de milhões de famílias. Nos quintais das pequenas propriedades, a criação de aves, como frangos e galinhas caipiras, consolidou-se como uma rica fonte de renda e contribuição diária à segurança alimentar do país

Todos os dias, nas primeiras horas da manhã, milhões de agricultores familiares recolhem os ovos do seu plantel de galinhas depois de ouvir o som alto das suas poedeiras. Uma rotina que se soma a diversos outros trabalhos na criação e produção de aves, desde a postura dos ovos até o corte da carne, para consumo próprio ou para comercializar. O resultado deste exército de agricultores é uma rica alimentação para milhões de famílias brasileiras e a posição do país na liderança da produção mundial.

Sistemas agroecológicos de produção avícola, como a criação de frangos de maneira artesanal ou colonial, é caracterizada pela produção que não se enquadra na indústria de frangos de corte voltada à exportação

A avicultura brasileira sustenta a economia nacional e fortalece a segurança alimentar global, tornando o Brasil um fornecedor confiável e de alta qualidade para o mercado internacional. A história da avicultura no país foi iniciada por produtores familiares, prática tradicional até hoje em milhares de quintais país adentro. A produção no início era voltada para subsistência, quando se realizava a comercialização apenas dos saldos excedentes em feiras livres e vizinhança. 

O desenvolvimento do setor foi acelerado pela industrialização na década de 70, com a entrada de empresas processadoras no mercado e especialistas no processo de produção industrial de frangos. A avicultura no país atualmente é percebida como uma atividade econômica dinâmica. O crescimento per capita do consumo da carne de frango, principalmente por causa da qualidade do produto e de preços acessíveis, justifica-se também pela transformação de hábitos alimentares, como a substituição da carne bovina pela carne branca.

A produção de ovos caipiras é uma das características da economia avícola da agricultura familiar

Uma prática agroecológica importante na segurança alimentar

A avicultura familiar produz alimentos de alto valor nutritivo a baixo custo, aproveitando resíduos orgânicos de alimentos existentes na propriedade. Os gastos das instalações é bem menor do que os aviários industriais. Além disso, diminui-se despesas com antibióticos utilizados na ração para aves confinadas. As penas, após lavadas e secas, tem grande aproveitamento ao serem transformadas em excelente material para enchimento de travesseiros, almofadas e cobertores.

No dia a dia do seu trabalho, o pequeno produtor tem uma grande preocupação com o bem-estar dos animais, e o trajeto até o consumidor tem um custo menor, o que ajuda a vender um produto por um valor mais atrativo. Em todo o mundo, a opção pelo consumo dos produtos das propriedades de avicultores familiares contribui para uma melhor saúde de todas as populações, ajudando na segurança alimentar do planeta.

No dia a dia do seu trabalho, o pequeno produtor tem uma grande preocupação com o bem-estar dos animais

Desafios da criação e consumo

No processo de produção na área avícola, um dos grandes desafios para criadoras e criadores é a adoção de práticas de manejo que contemplem com excelência as medidas de cuidado na produção familiar. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, estes problemas se caracterizam pela inexistência de instalações e a ausência de práticas de manejo que contemplem as questões reprodutivas, nutricionais e sanitárias.

Oferecer proteína de origem animal com responsabilidade produtiva e ambiental tem sido um dos grandes êxitos de diversas experiências da avicultura familiar por todo o país. Diversas comunidades rurais têm obtido excelentes resultados de produção, sem problemas sanitários, sempre seguindo as normas legais e de exigências do mercado. Por isso, existem motivos de sobra para a celebração do Dia da Avicultura, principalmente para as iniciativas que possuem base agroecológica e familiar.

Compartilhe via: