Lavrar a terra é o trabalho mais antigo da humanidade. Quando há aproximadamente 10 mil anos deixamos de ser nômades, e passamos a agricultar, tornamo-nos sedentários. E ao cultivar plantas e gado, fixando nossas famílias neste cenário de produção agrícola, passamos a viver em comunidades, e delas vieram as cidades, e o mundo como conhecemos hoje. O fato é que milhares de profissões surgiram nestes milhares de anos, porém a do agricultor permanece a mais valiosa, afinal mais de 8 bilhões de pessoas dependem da labuta de homens e mulheres do campo para se alimentarem todos os dias. Todo o desenvolvimento e ascensão da civilização humana, deve-se ao uso de espécies domesticadas e aos excedentes de alimentos que permitem às pessoas viver nas cidades. Ser agricultor é trabalhar todos os dias de forma incansável, aprender como se comporta a natureza, respeitando os seus ciclos, da semeadura à colheita

Desde os nossos povos originários, o papel do agricultor é sustentar sua comunidade com diversos tipos de alimentos, e nos dias de hoje, com as mais diversas categorias de agricultores e culturas, alimentar mais 8 bilhões de pessoas no mundo. No Brasil, há exatos 161 anos, no dia 28 de julho de 1860, Dom Pedro II criou a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Ainda em 1930, já com algumas alterações na nomenclatura, nascia o Ministério da Agricultura. Um século depois do início desta história, no mesmo dia 28 de julho, em 1960, o presidente Juscelino Kubitschek instituiu a data como o Dia do Agricultor, em comemoração aos 100 anos da criação da pasta. 

Hoje, mais do que lembrar a data e parabenizar estes trabalhadores do campo, vamos falar um pouco do trabalho que a CONAFER tem feito pelos agricultores brasileiros. A Confederação pela sua atuação nacional, relaciona-se com uma parcela significativa dos agricultores brasileiros. Por isso, a entidade é uma safra de benefícios permanentes para os seus associados, agricultores e agricultoras familiares de todo o país. A entidade, fundada em 2011, estrutura-se por meio de Secretarias Nacionais, Coordenações Regionais, Sindicatos e Federações, as SAFERs e FAFERs. 

A CONAFER apoia a produção agroecológica, a cultura e as tradições dos povos originários e tradicionais, as ações de sustentabilidade no campo, a segurança jurídica dos seus filiados, o acesso ao crédito e o fortalecimento dos produtores rurais como importantes demandadores de consumo, contribuindo para fortalecer o setor agrofamiliar, toda sua a cadeia produtiva e a segurança alimentar da nação. Por isso, somos hoje referência no trabalho de desenvolvimento do segmento agrofamiliar no Brasil. Nossos valores se fundamentam em manter uma relação de confiança e transparência nas ações em nosso segmento econômico e toda a sociedade civil, em toda a sua extensão e diversidade. 

 

Nossos agricultores alimentam bilhões de pessoas no mundo

O nosso grande desafio é representar os interesses dos agricultores que produzem os alimentos que vão à mesa dos lares brasileiros, e também em diversos países que importam nossa produção. Mas os desafios envolvem muito mais que produção, pois existe uma história de regularização fundiária no país muito longe de oferecer um capítulo final de igualdade no campo. Mas existe o movimento pela busca dos direitos, ao mesmo tempo que se empunha a bandeira do dever de produzir, com clima favorável ou não por parte da sociedade.

A CONAFER surgiu na história do campesinato como uma força deste movimento, atuando em suas bases como entidade defensora da autonomia do agricultor e das suas liberdades individuais, atuando na questão da terra por meio de uma agenda política, dialogando com todos os segmentos econômicos.

Ao defender a regularização da terra, o empreendedorismo do pequeno agricultor e o modelo agroecológico, a CONAFER trabalha de forma permanente pelo desenvolvimento de milhões de pequenos agricultores, buscando a implementação de programas de qualidade na produção sustentável e oferecendo apoio técnico, assessoria e serviços de acesso ao crédito, contribuindo de forma decisiva para o futuro de milhões de homens e mulheres trabalhadores do campo.

Compartilhe via: