O doce sabor do mel que vai à mesa de milhões de brasileiros, faz parte do cotidiano de milhares de apicultores de todo o país. Por isso, o Dia Nacional do Mel tem muito que ser comemorado pelos nossos produtores agrofamiliares. Não resta dúvida de que o mel é o alimento mais sustentável da natureza. E as abelhas são consideradas os animais mais importantes do planeta. Um exemplo deste trabalho vem do Sul da Bahia, da Aldeia Meio da Mata, no Território Barra Velha, em Porto Seguro. Geremias Pataxó, apicultor da CONAFER, levou a sua equipe de apicultores pataxó até o Amazonas, em Barcelos, no Alto Rio Negro, em uma ação da Secretaria da Amazônia Legal da CONAFER, a Secal, comandada pelo secretário Silas Vaz, durou 15 dias, quando foram produzidas 25 caixas e 250 quadros do Curso Básico de Apicultura da Oficina de Caixas para os parentes da etnia baré 

A data de 17 de março foi escolhida para comemorar o Dia Nacional do Mel, esta substância viscosa, aromática e açucarada produzida pelas abelhas a partir dos recursos florais encontrados na natureza. Seu aroma, paladar, coloração e propriedades medicinais estão diretamente relacionados à fonte de néctar que o originam, ou seja, às flores que as abelhas visitam e também à espécie de abelha que o produziu.

O mel silvestre é um dos alimentos mais consumidos no Brasil. Dados de 2020 fornecidos pela Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL) indicam que o Brasil produziu 51.577 toneladas de mel, a maior quantidade dos últimos 5 anos. Desse total, 88,7% foram destinados à exportação, sendo os EUA os maiores importadores (75%). Naquele ano, o Brasil foi o sexto país que mais exportou mel, representando US$ 98.595,00 de receita. O estado de São Paulo destaca-se como o maior produtor da região sudeste (8,7% da produção brasileira), porém é o quinto estado que mais produz mel no país (4.489 toneladas), segundo dados de 2020 (ABEMEL).

Equipe de apicultores pataxó da CONAFER, da Aldeia Meio da Mata. no Território Barra Velha, em Porto Seguro, foi até o Amazonas, em Barcelos, no Alto Rio Negro, em uma ação da Secretaria da Amazônia Legal da CONAFER para uma Oficina de Caixas com a etnia baré

Variedades

O mel silvestre, um dos mais populares e consumidos no Brasil, é originado a partir da extração do néctar de uma variedade imensa de flores pelas abelhas do gênero Apis. Ele é nomeado desta forma por não ter uma flor específica que predomina em sua composição, como nos demais casos.

Quando as abelhas Apis são transportadas para áreas específicas durante floradas intensas de uma espécie de planta, visitam praticamente um único tipo de flor, dando origem a um mel com sabor e coloração bem característicos. Os mais comuns são mel de laranjeira, mel de eucalipto, mel de assapeixe e mel de cipó-uva. Com o aumento da polinização dirigida para novas culturas, o mel de café, mel de abacate e mel de soja começam a surgir como novidade no mercado.

Mais à esquerda, o apicultor da CONAFER, Geremias Pataxó, e sua equipe em mais uma ação no campo

Mel de abelha sem ferrão: as abelhas nativas brasileiras possuem o ferrão atrofiado e, por isso, são conhecidas como ASF (abelhas sem ferrão). Existem aproximadamente 300 espécies de ASF no Brasil e cada variedade processa os açúcares com enzimas próprias e com ajuda da fermentação por microrganismos benéficos, produzindo, portanto, méis com sabores distintos. Os méis de ASF mais comuns são das espécies Jataí, Borá, Uruçu-amarela, Mandaçaia, Tiúba, Jandaíra e Mandaguari.

Benefícios para saúde

O baixo pH e a pouca quantidade de água no mel proporcionam um ambiente que inibe o crescimento de bactérias, por isso a “fama” de ser bom na prevenção de dor de garganta e problemas respiratórios. Sua composição também ajuda a melhorar a saúde gastrointestinal por nutrir as bactérias boas que vivem no intestino. Além disso, estimula a produção de serotonina, ajudando na sensação de prazer e bem-estar. Por ser rico em antioxidantes, o alimento contribui para a diminuição dos radicais livres e prevenção do envelhecimento precoce. Pesquisas sugerem que, ao ser passado na pele, também poder ter uma ação cicatrizante de feridas em casos de úlceras, queimaduras e abcessos.

O mel é um alimento natural e é altamente recomendável sua utilização como adoçante em substituição ao açúcar refinado. Além disso, ao consumir mel, estamos contribuindo para preservação do meio ambiente, visto que a criação de abelhas melíferas requer a conservação de matas e recursos hídricos, de modo a ser uma das poucas atividades de uso de recursos naturais consideradas sustentáveis.

Com informações da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.

Compartilhe via: