Secom CONAFER

Criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas realizada há 50 anos, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como objetivo sensibilizar a sociedade, conscientizando o coletivo para a adoção de práticas que valorizem a natureza, contribuindo para a sua preservação. E, é seguindo esta ideia de utilizar técnicas sustentáveis na produção de alimentos e exploração dos recursos naturais que a agricultura familiar se estrutura, apresentando-se como a maior colaboradora do meio ambiente. A relação entre os agrofamiliares e a natureza é norteada pela proteção ambiental, com a preservação dos recursos naturais, assegurando a continuidade do seu trabalho e sustento das famílias. Usado de forma pioneira pelo naturalista francês Geoffrey de Saint-Hilaire, o termo meio ambiente significa o lugar onde está ou se movimenta um ser vivo e o que rodeia esse ser. Meio século após a criação desta data comemorativa, e diante de tantos desafios em superar a degradação ambiental causada, principalmente, pelo uso irresponsável dos recursos naturais, interagir com a natureza para produzir alimentos para uma nação mitigando os danos dessa prática é o compromisso assumido pela CONAFER, que tem orientado seus produtores rurais associados a cumprirem requisitos para um avanço econômico sustentável

Para a CONAFER proteger o meio ambiente é assegurar o futuro das gerações e os espaços de produção. Quando a geração de alimentos é feita de forma sustentável, há preocupaçãp com as consequências ambientais e sociais, utilizando menos recursos finitos, e emitindo menos gases com efeito estufa. Além disso, a produção feita em harmonia com o meio ambiente desmata menos, e opta-se por técnicas que contribuam para uma rápida regeneração do solo. 

“Sistemas produtivos agroecológicos são a marca da agricultura familiar”

A agricultura familiar faz uso de processos e sistemas que não poluem o meio ambiente, conservam a energia e os recursos inibindo práticas predatórias, e são economicamente eficientes, levando mais segurança para os produtores, comunidades e consumidores. Alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a CONAFER disponibiliza aos seus associados uma variedade de programas e projetos que se estruturam na baixa emissão de carbono, melhoramento genético por inseminação artificial, estímulo ao uso de energias renováveis, uso mínimo de agroquímicos e controle biológico quando possível. 

“O melhoramento genético dos rebanhos com a tecnologia da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), como é o programa da CONAFER, o +Pecuária Brasil, promove a sustentabilidade na bovinocultura”

A Confederação, por meio de programas como o +Pecuária Brasil, o Empreendedorismo Rural Agroecológico (ERA), o CONAFER nas Aldeias e diversas outras ações, incentiva a agrobiodiversidade e a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva. Em um momento em que ocorrem tantas catástrofes, como as inundações que ocorreram em Recife nesta semana, e as intempéries climáticas que o país e o mundo atravessaram nos últimos anos, como secas, inundações, furacões, frio e calor mais intensos, mudanças bruscas de temperatura, é fundamental mudar os processos produtivos e de consumo que degradam os ecossistemas. 

“Consórcio de culturas é alternativa sustentável na produção agrofamiliar”

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, a CONAFER se junta a toda a sociedade na busca de soluções focadas na importância da preservação dos nossos recursos e na necessidade de políticas que garantam um desenvolvimento sustentável. Nossa melhor homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente é ser produtor de agroecologia. Semear, plantar e colher preservando os ecossistemas, seja como extrativista, pescador, pecuarista, lavourista, assentado, quilombola, indígena, empreendedor do campo, homens e mulheres do meio rural que sabem como respeitar a natureza e extrair dela o produto que alimenta uma nação inteira. Por isso, também somos guardiões de rios e florestas, instrumentos na ação sobre a terra que produz a lavoura rica e sustentável, como artesãos dos recursos naturais, porque ser da agricultura familiar é fazer uma celebração ao meio ambiente todos os dias.

Compartilhe via: