De 13 a 17 de dezembro, Brasília recebeu 1,5 mil atletas para a Copa do Brasil Embaixador da Coreia. O cenário das lutas foi o Sesc de Ceilândia, cidade-satélite no Distrito Federal, que por 5 dias foi a capital nacional do Taekwondo, recebendo seleções estaduais em diversas categorias: Infantil, Cadete, Juvenil, Sub 21, Adulto, Master e Parataekwondo. Nesta última categoria, o atleta Hiury Anderson, patrocinado pela CONAFER, ganhou medalha de ouro, confirmando o seu favoritismo na competição. Outros destaques foram Jackyson “Elétrico” Bezerra, medalha de prata na categoria Cadete, e o mestre Jamil Valdir, medalha de bronze na categoria Master peso-pesado, além de mais 4 atletas ranqueados agora entre os 10 melhores do Brasil. E a CONAFER esteve presente no apoio às equipes e aos atletas na competição mais importante do país. O faixa-preta e comandante da equipe de Pesqueira, Jamil Valdir, falou da importância da Confederação para os excelentes resultados colhidos em solo brasiliense: “então os atletas conseguiram dormir bem, se alimentar bem, foram abraçados pela CONAFER, então assim, nós só temos a agradecer todo o apoio que foi dado e com certeza fez a diferença para que os nossos atletas conseguissem chegar onde chegaram”

A arte marcial do Taekwondo tem a sua origem na Coreia do Sul. Nas lutas, ganha quem aplicar mais chutes e socos certeiros em seu adversário. A palavra taekwondo é formada por três termos: tae (pés), kwon (mãos) e do (caminho espiritual). É a arte marcial do “caminho dos pés e mãos através da mente”, por isso sua prática exige disciplina e autocontrole dos participantes. Foram exatamente esses atributos que permitiram uma excelente performance da equipe de Pesqueira-PE durante os 5 dias de competição.

De cocar amarelo, o medalhista de ouro, Hiury Anderson Martins, competidor na categoria Parataekwondo, junto com os Xukuru de Pesqueira

Os representantes da agreste Pesqueira, situada no Vale do Ipojuca, distante a 215 km da capital do estado, Recife, realizaram lutas disputadíssimas nos tatames do Sesc de Ceilândia. O principal destaque foi o medalhista de ouro, Hiury Anderson Martins, competidor na categoria Parataekwondo, 1º do ranking de Pernambuco, medalha de bronze no Panamericano, 6° colocado no Mundial na Turquia, número 1 no ranking nacional, 3º melhor das Américas e 19º no ranking mundial. Já o atleta, Jackyson Bezerra, conhecido por Jackyson Elétrico, 1º do ranking pernambucano, campeão do Open Nordeste na cidade de São Luís-MA, campeão da seletiva aberta na cidade do Rio de Janeiro e campeão brasileiro na cidade de Fortaleza, ganhou a medalha de prata na categoria Cadete.

Segundo da esquerda para a direita na foto, o editor de Jornalismo da CONAFER, Wilson Ribeiro, entrevistou o faixa-preta e medalhista de bronze na categoria Master peso-pesado, Jamil Valdir (último do lado direito)

O peso-pesado e ganhador da medalha de bronze na categoria master, o mestre Jamil Valdir, concedeu entrevista para a Secom, quando falou da participação dos atletas de Pesqueira e da importância do apoio da CONAFER.

Jamil Valdir: 

“Sabemos as dificuldades da vida no interior de Pernambuco, na pequena cidade de Pesqueira, mas com o nosso cacique Marcos Xukuru e a CONAFER, com esta amizade, graças a Deus conseguimos todo o apoio à nossa equipe, e que foi essencial para a nossa participação aqui na capital federal. Tivemos a participação do nosso grande atleta paraolímpico, o Yuri, medalha no Mundial e uma grande promessa para disputar a Olimpíada, né? Então é uma planta que tá lá, firme e forte, treinando bastante na cidade de Pesqueira para que possa conseguir seu objetivo. E tem o Jackison que ganhou a medalha de prata na categoria Cadete, mas que lutou como um campeão, até merecendo o ouro. Eu consegui o meu bronze no Master com um terceiro lugar, além de mais 4 atletas da cidade de Pesqueira na quarta colocação. Nosso objetivo foi conquistado, e agora temos diversos atletas entre os melhores do Brasil”.

Jackyson Bezerra, conhecido por Jackyson Elétrico, 1º do ranking pernambucano, ganhou a medalha de prata na categoria Cadete

“Então, quero agradecer de coração à CONAFER, nessa acolhida que tivemos com nossos atletas aqui. São pessoas de coração gigantesco, dando todo o apoio a toda nossa equipe. Então os atletas conseguiram dormir bem, se alimentar bem, foram abraçados pela CONAFER, então assim, nós só temos a agradecer todo o apoio que foi dado e com certeza fez a diferença para que os nossos atletas conseguissem chegar onde chegaram”, concluiu o mestre Jamil Valdir.

Compartilhe via: