A CONAFER, desde sua fundação, trabalha diariamente por todas as categorias de agricultores familiares. São diversos programas e ações, como o maior programa de melhoramento genético do país, o +Pecuária Brasil; as emissões de DAP e o AgroConafer para levar crédito aos produtores rurais; o INSS Digital em benefício dos aposentados; além de inúmeros acordos de cooperação para projetos de sustentabilidade, saúde em aldeias indígenas e apoio à produção do segmento agrofamiliar brasileiro. Um destes projetos, o ERA, Empreendedorismo Rural Agrofamiliar, foi criado para fortalecer o agricultor familiar e o empreendedor rural, conduzindo para novas oportunidades, orientando na administração de sua propriedade, implantando novas atividades de produção, ampliando as atividades já existentes, garantindo rentabilidade e sustentabilidade. Com a criação do Era nas Escolas, um novo caminho se abre para contribuir na formação das novas gerações de brasileiros, formando cidadãos responsáveis com a preservação e o futuro do planeta

Do Era no campo ao Era nas Escolas

O ERA em sua origem oferece prestação de serviços de assistência técnica continuada, fundamentada em 5 passos: Diagnóstico Produtivo Individualizado, Planejamento Estratégico, Adequação Tecnológica, Capacitação Profissional Complementar e Avaliação Sistemática de Resultados. Todos desenvolvidos com foco na implantação de um modelo de operação e gestão das propriedades rurais, englobando todos os processos da cadeia produtiva, possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental, e na gestão de negócio, permitindo a evolução socioeconômica da família e da comunidade.

O presidente da CONAFER, Carlos Lopes, define o ERA nas Escolas, como “um projeto imensamente significativo, que vai na semente, vai no futuro”

Agora, toda a expertise já desenvolvida para aplicar o ERA no campo, evoluiu para o ERA nas Escolas, que como bem definiu o presidente da CONAFER, Carlos Lopes, “é um projeto imensamente significativo, vai na semente, vai no futuro, ele pensa na cadeia produtiva que vai suceder este modelo atual de produção, porque é com ações e atitudes no presente que se projeta o amanhã, com esta iniciativa poderosa vamos assegurar que a CONAFER possa contribuir para que a sociedade evolua pelo conhecimento e a formação das crianças, nosso maior patrimônio para se construir um país melhor pelo engajamento das novas gerações com os objetivos da sustentabilidade do país e do planeta”. 

ERA nas Escolas, um projeto para uma vida verde

A infância é um dos períodos mais importantes na trajetória de um indivíduo. É nesse momento que ela começa a interagir com a ideia de sociedade, aprende conceitos, sendo fundamental apresentar e desenvolver diversos valores que serão a grande base para a sua vida. É por isso que essa é a melhor fase para trabalhar a educação ambiental. Pensando nisso, a CONAFER, por meio da Diretoria de Empreendedorismo Rural Agrofamiliar, desenvolveu o projeto “ERA nas Escolas, Uma Vida Verde”. O ERA nas Escolas tem a missão de desenvolver com as crianças o respeito ecológico, a importância da participação no cuidado com o meio ambiente, preservação do verde tornando-o um inspetor ecológico, conscientizar quanto a importância da preservação para manter o equilíbrio natural do planeta, ressaltar através das atividades a importância da prática e do exercício diário e constante de atitudes ecologicamente positivas. 

A Diretora do ERA, Kriscia Jheniffer Ribeiro, em ação durante uma aula de plantio do Era nas Escolas com as crianças do Distrito Federal

Segundo a Diretora do ERA, Kriscia Jheniffer Ribeiro, “as crianças são ensinadas a olhar para os ciclos da natureza, e com a oportunidade de plantar uma muda ou visitar a nascente de um rio, exercitam a desfesa do meio ambiente desde a mais tenra idade. E, consequentemente, crescem com um senso de cuidado e preservação muito maior do que aquelas que não são incentivadas nesse sentido. Uma criança que aprende, desde cedo, que ela é parte da natureza e não proprietária dela, terá uma relação muito mais sustentável com o meio ambiente”. 

O Era nas Escolas desenvolve com as crianças ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como desperdício de água, queimadas, desmatamentos, extinção dos animais e poluição, sensibilizando-as sobre a importância da preservação dos ecossistemas e meio ambiente. Aplicar o cultivo de uma horta na escola promove a consciência socioambiental nas crianças. Conhecer as cadeias produtivas e como os alimentos podem ser utilizados no preparo das refeições na escola, é fundamental neste processo. 

A metodologia utilizada no Era nas Escolas contempla diálogos informais e educativos, brincadeiras lúdicas e coletivas, vídeos, coletas de dados, confecções de materiais educativos por meio de sucatas recicláveis e retornáveis. As metodologias ativas também são trabalhadas ao realizar atividades com a horta, uma vez que a aprendizagem se torna mais eficaz com a prática, mediante a participação ativa dos alunos, que aprendam de forma lúdica e divertida, com estudos de caso, pesquisas de campo, interações do grupo e conhecimento dos processos de plantio, cultivo e colheita. A horta na escola é um laboratório vivo, por meio do qual as crianças têm contato direto com os processos da natureza, e acompanham de perto o desenvolvimento das verduras, das frutas e dos legumes. 

Em sua fase inicial, o programa já chegou em muitos estabelecimentos de ensino do Distrito Federal. Agora, com o seu sucesso, diversos estados e municípios já demonstraram interesse e iniciaram tratativas para levar o Era nas Escolas às crianças de todo o país. Sem dúvida, motivo de orgulho de toda a Confederação pela participação ativa na construção da agricultura familiar do futuro. A semente já foi plantada.

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