A infância é a melhor fase para trabalhar a educação ambiental. Pelo seu ineditismo e sucesso inicial, o Era nas Escolas vem chamando a atenção de diversos governos estaduais, e agora o objetivo é levar a iniciativa para todo o país. A Diretoria do ERA, Empreendedorismo Rural Agrofamiliar, comandada por Kriscia Jheniffer Ribeiro, tem intensificado as atividades em muitas escolas. O projeto tem a missão de desenvolver nas crianças o respeito ecológico e a participação no cuidado com o meio ambiente, tornando-as verdadeiras inspetoras ecológicas. Recentemente, foram realizadas ações no Centro de Educação Infantil de Santa Maria e no Centro de Educação Infantil de São Sebastião, cidades satélites do Distrito Federal.

A metodologia utilizada no Era nas Escolas contempla diálogos informais e educativos, brincadeiras lúdicas e coletivas, vídeos, coletas de dados, confecções de materiais por meio de sucatas recicláveis e retornáveis, cultivo de hortas, incluindo-se o ensino das cadeias produtivas e como os alimentos podem ser utilizados no preparo das refeições na escola, o que é  fundamental neste processo. Conforme esclareceu a diretora do ERA, Kriscia Jheniffer, ao ensinar as crianças a olharem para os ciclos da natureza, plantarem uma muda ou visitarem a nascente de um rio, exercita-se a defesa do meio ambiente desde a mais tenra idade. Uma criança que aprende, desde cedo, que ela é parte da natureza e não proprietária dela, terá uma relação muito mais sustentável com o meio ambiente.

Ação no Centro de Educação Infantil de Santa Maria-DF

A visita ocorreu dia 19 de outubro de 2022. O primeiro passo foi conhecer o local de plantio, na sequência a preparação da área e os materiais necessários para a execução do trabalho, como a limpeza de plantas invasoras para que a semeadura das hortaliças traga resultados  satisfatórios. Após o preparo do local de plantio, foi realizada uma apresentação do projeto Uma Vida Verde, ensinando a importância da preservação do meio ambiente, práticas de reciclagem, descarte correto do lixo e a produção da alimentação saudável para 26 alunos.

Da esquerda para a direita, Camila Felix, Subdiretora do ERA, a Diretora do ERA, Kriscia Jheniffer e o Técnico Agropecuário do ERA, Walter Dantas

Ação no Centro de Educação Infantil de São Sebastião-DF

A visita ocorreu dia 21 de outubro de 2022. Depois de conhecer o espaço de cultivo, foi identificada uma área bem ampla com vários canteiros suspensos, o que auxiliou bastante durante o processo de plantio. Após a análise e o preparo do local, foram apresentados para 120 crianças, a importância dos cuidados com o meio ambiente e a importância da produção de alimentos saudáveis vindos da agricultura familiar. As turmas foram levadas separadamente para o local de plantio e cada criança aprendeu na prática, como produzir seu próprio alimento por meio do plantio de uma mudinha.

Compartilhe via: