A Marca Agrofamiliar Brasileira 

Fale Conosco: 0800-940-1285

EU SOU CONAFER: em um dia, campanha recebeu mais de mil vídeos e cartas de todo o Brasil em apoio ao trabalho da entidade

Em um cenário de dificuldades permanentes enfrentadas pelas famílias produtoras rurais, os programas e serviços da CONAFER fazem uma grande diferença no campo. Foi esta a resposta obtida em menos de um dia de veiculação da campanha “EU SOU CONAFER”, com manifestações de todos os rincões, de Norte a Sul do Brasil, apoiando as ações e serviços da Confederação. Afinal, sem a audácia e a competência da entidade, o país não teria o maior programa de melhoramento genético da bovinocultura mundial, o +Pecuária Brasil, que se aproxima da marca de 250 mil bezerros nascidos e está nos 27 estados, em mais de 4 mil cidades, e também presente em solo africano, por meio do +Pecuária África, já com inseminações no Quênia. Outro exemplo de iniciativa pioneira da Confederação é o +Previdência Brasil, um programa que apresenta resultados expressivos com milhares de agricultores familiares integrados aos serviços de proteção social: aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte – benefícios fundamentais à dignidade, estabilidade e permanência no campo. O Mais Vida Brasil foi renovado e agora vai ampliar a sua atuação no atendimento à saúde dos seus associados, com telemedicina, reembolso de remédios, e também aos não associados de forma pontual, realizando mutirões com oftalmologistas e odontólogos, levando saúde preventiva em comunidades carentes. O +Ações Brasil está nas 27 capitais brasileiras levando o que deveria ser obrigação das políticas públicas, que infelizmente muitas vezes não chegam aos mais pobres. Leia nesta matéria os projetos produtivos, de crédito rural e sociais que seguem avançando no fomento às atividades agrofamiliares. Porque onde tem agricultura familiar, lá está a CONAFER, cumprindo a sua missão de ser a marca agrofamiliar brasileira

A CONAFER cumpre desde a sua fundação, em 2011, uma extensa agenda de atividades em todas as regiões do país. Como representante do segmento agrofamiliar brasileiro, a Confederação atua diretamente em todas as modalidades da produção rural, envolvendo camponeses, pecuaristas, extrativistas, artesãos, pescadores, lavouristas, indígenas, quilombolas, posseiros, ribeirinhos, assentados e acampados em todo o território brasileiro. 

Este trabalho se materializa na assessoria ao acesso à aposentadoria, convênios com farmácias, mercados e clínicas médicas, assessoria jurídica, integração dos aposentados com projetos produtivos de Horticultura e Turismo para a Melhor Idade. Estamos ao lado de quem cuida da terra com amor e dedicação ao trabalho. Com o programa +Genética no Sertão, a CONAFER vem transformação a produção da ovinocaprinocultura familiar em todo o semiárido brasileiro. Com a expertise do +Pecuária, nasceu o +Genética no Sertão, que em menos de um ano de atuação, já registra resultados expressivos: mais de 1,5 mil inseminações artificiais realizadas, com o nascimento da primeira geração de borregos e cabritos de alto valor genético, espalhados em mais de 500 municípios do agreste. Mais do que números, o programa representa um salto de qualidade na produção familiar, elevando a resistência, a produtividade e a qualidade dos rebanhos, fundamentais para a sustentabilidade econômica do semiárido. 

Ao democratizar o acesso a tecnologias de ponta – como a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), assistência técnica especializada e monitoramento genético avançado, o +Genética no Sertão rompe barreiras históricas e cria novas perspectivas para os pequenos e médios produtores do semiárido.

Veja aqui algumas cartas de apoio à CONAFER de associações e entidades da agricultura familiar:

Ao apostar no potencial do sertanejo, a CONAFER promove a autonomia, a inclusão produtiva e o fortalecimento da agricultura familiar, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento regional e a justiça social no campo. O sucesso do +Genética no Sertão é prova concreta de que a inovação, aliada à determinação e à parceria com quem vive e produz na terra, é capaz de transformar realidades e construir um futuro mais promissor para todo o semiárido brasileiro.

A CONAFER também se destaca por suas iniciativas de formação e qualificação de agricultores. Por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, os programas de capacitação ajudam produtores a adotar práticas sustentáveis, ampliar a comercialização e diversificar a produção. Essas ações fortalecem a segurança alimentar nas comunidades e podem ser integradas a iniciativas municipais de geração de renda. Exemplo desta iniciativa é o ERA, Empreendedorismo Rural Agrofamiliar, um programa que capitaliza o esforço empreendedor do pequeno produtor. O ERA cumpre inúmeras demandas: regularização fundiária, escrituração e titularização de terras; fortalecimento do crédito para produção; garantia do comércio com valor agregado; modernização dos processos produtivos; fortalecimento do agricultor como produtor agrícola.

Além de incentivar a produção, a CONAFER promove práticas agrícolas sustentáveis por meio de programas de agroecologia. Essa iniciativa é voltada para o manejo responsável dos recursos naturais, incluindo ações de reflorestamento, conservação de solos e uso racional da água. Por meio de sua diretoria de Governança, a CONAFER facilita o acesso das prefeituras a convênios e programas. Esta assistência técnica é fundamental para que gestores municipais desenvolvam projetos robustos e eficientes, garantindo que as demandas locais sejam atendidas com rapidez e qualidade.

Para cuidar do crédito e financiamentos à produção, foi criado o Agroconafer. A entidade presta assessoria financeira para acesso ao Pronaf e financiamento da produção, fomentando o desenvolvimento dos seus associados, facilitando a vida do agricultor familiar ao dar a ele acesso mais digno e rápido a créditos e políticas públicas, como o Pronaf Mais Alimentos e o Pronaf Custeio.

Com as crianças as ações se sucedem. O Era nas Escolas vem chamando a atenção de diversos governos estaduais, e agora o objetivo é levar a iniciativa para todo o país. O projeto tem a missão de desenvolver nas crianças o respeito ecológico e a participação no cuidado com o meio ambiente, tornando-as verdadeiras inspetoras ecológicas. A metodologia utilizada no Era nas Escolas contempla diálogos informais e educativos, brincadeiras lúdicas e coletivas, vídeos, coletas de dados, confecções de materiais por meio de sucatas recicláveis e retornáveis, cultivo de hortas, incluindo-se o ensino das cadeias produtivas e como os alimentos podem ser utilizados no preparo das refeições na escola.

Atuante em todo o país, a Confederação tem realizado uma série de convênios voltados aos seus associados na ativa e também aos aposentados do INSS. E basta ser filiado à CONAFER para ter todos estes benefícios todos os dias. São clínicas, faculdades, profissionais liberais e centenas de empresas que oferecem descontos especiais aos filiados e aposentados. Desde 2023 foi efetivado Acordo de Cooperação Técnica entre a CONAFER e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), cujo objetivo é o efetivo engajamento na regularização ambiental das propriedades agrofamiliares, envolvendo a implantação da recuperação de florestas e de tecnologias agroecológicas, conforme as diversas ações do plano de trabalho.

Para o fortalecimento da agricultura familiar e da promoção da segurança alimentar nas comunidades indígenas, uma das principais ferramentas neste processo é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que transforma a vida de milhares de agricultores familiares, gerando renda, garantindo a comercialização da produção e ampliando o acesso à alimentação para populações em situação de vulnerabilidade. 

Recentemente, a CONAFER assessorou associações indígenas na conquista de R$ 11 milhões em PAA, o Programa de Aquisição de Alimentos

A CONAFER, por meio da sua Diretoria de Projetos e Ações Integradas para os Povos, com apoio da coordenação executiva do programa Mais Parentes nas Aldeias, realizou um força-tarefa para organizar e orientar as associações indígenas nas inscrições de projetos para cumprir o edital da Conab para obtenção do PAA, o Programa de Aquisição de Alimentos, nos estados do Amapá, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Acre e Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Serão beneficiadas as comunidades indígenas das etnias Matipu, Kuikuro, Pataxó, Tenharim, Karipuna, Pataxó Hã-hã-hãe, Baré, Yanomami, Hunikuin, Kaxinawa, Nukini, Tatuia e Xavante.

O grande desafio da CONAFER é seguir inovando para melhorar a vida de todas as categorias de agricultores familiares que produzem os alimentos que 212 milhões de brasileiros consomem diariamente. A Confederação tem em suas raízes uma história de luta pelo campesinato, como liderança e força deste movimento, atuando em suas bases como entidade defensora da autonomia do agricultor e das suas liberdades individuais, atuando na questão da terra por meio de uma agenda política, dialogando com todos os segmentos econômicos. Ao defender a regularização da terra, o empreendedorismo do pequeno agricultor e o modelo agroecológico, a CONAFER posiciona-se como alternativa a este modelo de expansão latifundiária, de uso de agrotóxicos e da transgenia para aumentar a produção de alimentos. 

É assim que a Confederação trabalha de forma permanente pelo desenvolvimento de milhões de pequenos agricultores, buscando a implementação de programas de qualidade na produção sustentável e oferecendo apoio técnico, assessoria e serviços de acesso ao crédito, contribuindo de forma decisiva para o futuro do empreendedorismo no campo. Não tem entidade no Brasil como mais programas e serviços voltados à agricultura familiar do que a CONAFER. 

Compartilhe:

Categorias

TEMAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PRINCIPAIS PROGRAMAS

Arquivos Conafer

VEJA TAMBÉM