Neste último sábado, 22 de junho, na linda Itumbiara, uma das cidades com melhor qualidade de vida de Goiás, ocorreu a festa de inauguração da nova sede da Federação comandada pelo presidente Carlos Lopes, e que está em 11 estados do país, a FAFER Centro-Sul Sudeste. Estiveram presentes na Universidade Luterana Ulbra, local da solenidade, coordenadores regionais das 3 regiões, o vice-presidente da CONAFER, Tiago Lopes, e autoridades do município, como o secretário de Finanças, Gilson Teixeira, além de convidados de cidades vizinhas que foram prestigiar a celebração. Itumbiara tem uma relação umbilical com a CONAFER, pois nesta mesma cidade nasceu o sonho de criar a partir de um sindicato uma Confederação, e que hoje se transformou na maior do país
Há quase duas décadas, os fundadores da CONAFER, o presidente Carlos Lopes e o vice-presidente Tiago Lopes, e mais alguns companheiros de luta pela agricultura familiar, fundavam um sindicato de agricultores familiares, que hoje, em 2024, tem na CONAFER o resultado deste sonho de ultrapassar as fronteiras do agrofamiliar, com presença nos 27 estados brasileiros levando programas e serviços de sucesso, e também chegando em outros países com sua ações inovadoras.
A FAFER Centro-Sul Sudeste tem, portanto, um grande protagonismo nas bases que sustentam a Confederação. Sem bases não há expansão. E as bases da FAFER que inaugura sua nova sede em Itumbiara, são de extrema relevância, pois nas 3 regiões, coordenadores atuam nesta integração com a CONAFER. Com o lema “O progresso é a nossa missão”, a Federação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Centro-Sul Sudeste, vai atender produtores rurais e associações nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo e Minas Gerais, sede da FAFER.
Por meio de programas e ações oferecidos pela Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais, a CONAFER, os associados da FAFER Centro-Sul Sudeste têm acesso às tecnologias, inovações e sistemas produtivos que estão transformando a vida no campo.
O evento no auditório da Universidade Ulbra
A organização ficou por conta das coordenadoras da FAFER Centro-Oeste, Alana Bezerra e Amanda Soares. Do lado externo ao auditório da Ulbra, além das comidas típicas da estação e lazer para as crianças, foram apresentados os materiais de comunicação da entidade e um local para cadastro de novos filiados.
A solenidade de inauguração da nova sede da FAFER Centro-Sul Sudeste aconteceu no auditório da Universidade Ulbra
Depois desta recepção aos convidados, todos se dirigiram ao auditório para a solenidade. Após um vídeo mostrar todos os programas e serviços da CONAFER, os discursos se seguiram confirmando toda a relevância do momento, que sem dúvida é histórico, pois na mesma Itumbiara foi fundado o primeiro sindicato da CONAFER, e que daria origem à Confederação que conhecemos hoje, quase duas décadas depois.
Um dos coordenadores da FAFER Sudeste, Antônio Carlos, fez um discurso acalorado, e agradeceu pelo momento: “é um sonho que a gente vem esperando que se realizasse há muito tempo. A gente fala o que sente lá na base. Eu sou assentado em São Paulo. Moro no assentamento há 12 anos. Juntos com o presidente Carlos, vocês que trabalham lá dentro do escritório, que buscam os projetos, que colocam as coisas no lugar certo, lá no campo, não conseguimos agilizar essas coisas. Então, uma salva de palmas ao nosso presidente e ao nosso colaborador. Vocês fazem a luta lá e a gente faz a briga lá na terra.”
Um dos coordenadores da FAFER Sudeste, Antônio Carlos, falou da integração das bases com a Confederação
Thiago Silva, um dos coordenadores do Sudeste, lembrou que a “FAFER é um braço da CONAFER, ela é um ente, ela é um CNPJ que dissemina, que leva as políticas já aplicadas pela CONAFER. Muitas das vezes as federações, os sindicatos, as associações filiadas à CONAFER, elas têm essa facilidade de chegar mais na ponta. Ela chega na base, chega nas prefeituras, chega nos assentamentos, chega nas comunidades. Levar os programas, levar o melhoramento genético, levar os programas e políticas que muitas vezes onde o Estado falha. Com o tempo a gente vai expandindo, abrindo novos escritórios para poder chegar com mais facilidade ainda na base.”
Thiago Silva, um dos coordenadores do Sudeste, falou da importância das bases
O vice-presidente e secretário geral da CONAFER, Tiago Lopes, falou das origens da Confederação em Itumbiara: “pra mim não é só um evento, né? Eu falei isso na entrevista. Pra mim, como um dos fundadores da CONAFER, é muito mais, vai muito além do que a inauguração da sede, festa do lançamento. Aqui nasceu dentro de Itumbiara, a partir do pensamento do presidente Carlos, que me chamou pra compor esse sonho, que era transformar, tirar a agricultura familiar que existia no Brasil com viés de pedinte, pra transformar a agricultura familiar brasileira num viés produtivo de desenvolvimento, tirar esse público que tem terra do CadÚnico. E transformar esse público em produtor de alimento do município. É isso que é a CONAFER. Hoje é a maior entidade clássica da agricultura familiar do Brasil e da América Latina.”
Ao final, Tiago Lopes completou: “Obrigado a todos, que Deus nos abençoe, nosso presidente Carlos López tenha sucesso na Federação que agora ele preside. Obrigado a todos, obrigado pela presença de se disponibilizar a estar aqui, que já é de grande importância e grande valia para nós, eu sei que todo mundo tem compromisso quando fala, eu sei como é que é pesado sair do sábado de manhã de casa para estar aqui escutando, mas eu acho que escutar e ver é melhor. Fiquem com Deus, que Deus acompanhe o retorno de cada um.”
O vice-presidente e secretário geral da CONAFER, Tiago Lopes: “aqui tudo começou”
O secretário de Finanças de Itumbiara, Gilson Teixeira, falou da importância econômica da presença da FAFER em Itumbiara, “pela economia, quando as coisas funcionam, e são bem intencionadas, e são bem aplicadas. E o nosso prefeito Dione (Dione José de Araújo, prefeito de Itumbiara) tem feito isso muito constantemente, é uma política dele, ele como empresário, como gestor público, como agricultor também, ele sabe, e também como na carreira dele, ele cresceu também aplicando as regras do cooperativismo, participando de todas as entidades do programa S, então, ele sabe bem o valor da união, bem o valor da organização, do planejamento, do incentivo, e ele, sem dúvida nenhuma, está muito feliz com a entrada, uma chegada aqui, e pode contar com a gestão, com essa gestão pública. No mais a desejar muito sucesso ao escritório que se instala, a todos que devem fazer parte, a todos os projetos que forem incentivados, mais uma vez, nos colocamos à disposição.”
O secretário de Finanças de Itumbiara, Gilson Teixeira, falou do impacto econômico da FAFER para Itumbiara
Uma das coordenadoras da FAFER Centro-Oeste e coordenadora Nacional do +Pecuária Brasil, Amanda Soares, valorizou a presença dos convidados: “agradecemos cada um que dedicou o seu tempo para nos prestigiar. A nossa sede, a nossa Federação Centro-Oeste, ela fica aqui na Avenida Tanqueiro dos Neves, estamos à disposição de vocês para promover uma agricultura familiar cada vez maior e melhor. Gostaria de agradecer aos nossos parceiros, que já estão conosco através do +Pecuária Brasil, o Leonardo, que é o secretário de Agricultura do município de Pontalina, o Tomezinho, que é veterinário do município de Jandaia, o dr. Carlos Vinicius, que é nosso diretor técnico da equipe do +Pecuária Brasil. A Federação tem essa proposta aí, essa missão de levar esse movimento, dar voz aos agricultores na região do Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Centro-Oeste. Sul, Sudeste, e todos os estados que acompanham essas regiões.”
Amanda Soares, umas das coordenadoras do Centro-Oeste e coordenadora Nacional do +Pecuária Brasil, agradeceu a presença dos convidados
Apoio da CONAFER, a marca agrofamiliar brasileira
A FAFER Centro-Sul Sudeste tem total apoio da CONAFER em suas ações. Desde a sua fundação, em 2011, a Confederação consolida a sua atuação nacional, levando programas, serviços e ações sociais para famílias agricultoras das 5 regiões do país. Foi assim que a CONAFER se transformou na voz autônoma dos pequenos produtores, responsáveis por 70% da produção de alimentos que vai à mesa dos brasileiros diariamente. Reconhecidos como categoria e setor econômico pela Lei da Agricultura Familiar 11.326, camponeses, pescadores, pecuaristas, lavouristas, ribeirinhos, extrativistas, artesãos, indígenas, quilombolas, assentados e acampados de todo o território nacional, tem nos projetos da CONAFER uma grande força e um grande impulso para melhorar as suas condições de vida e das suas comunidades.
Programas disponibilizados pela FAFER Centro-Sul Sudeste:
Melhoramento genético em bovinos, caprinos e ovinos.
A FAFER, em parceria com a CONAFER e a líder mundial em inseminação artificial, a Alta Genetics, desenvolve o +Pecuária Brasil, maior programa de melhoramento genético do país. Em quase 4 mil cidades e nos 27 estados da nação, o +Pecuária Brasil, desde a criação em 2021, já inseminou mais de 100 mil animais, com 70 mil bezerros nascidos. São mais de 11 mil famílias atendidas. O sucesso do +Pecuária Brasil permite projetar mais de 1 milhão de bezerros nascidos até 2026. Outro programa de bio reprodutividade da CONAFER é +Genética no Sertão, em que pequenos produtores de caprinos e ovinos do semiárido nordestino têm a oportunidade de inseminar os seus rebanhos com os sêmens das melhores raças, apoio logístico e protocolos sob responsabilidade da Federação. O programa é totalmente gratuito e configura-se em mais uma revolução genética que a FAFER e CONAFER levam para o campo.
+Previdência Brasil com ações e serviços de INSS Digital para acesso aos benefícios previdenciários.
A FAFER, por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), disponibiliza serviços digitais de direito previdenciário aos segurados associados, realizando trâmites e processos, orientando o acesso dos agricultores familiares à aposentadoria rural. Esta parceria visa expandir o alcance destes benefícios aos agrofamiliares, desburocratizando e facilitando o acesso destes aos requerimentos de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-reclusão, salário-maternidade, seguro-desemprego e seguro-defeso. Pelo INSS Digital, a FAFER garante aos seus segurados associados, assessoria jurídica para a revisão do benefício, recursos, orientação e informações precisas para a obtenção do benefício com maior agilidade, sem a necessidade de comparecimento à agência física. O projeto é assistido pelo INSS, que tem orientado e capacitado a equipe gestora no uso do sistema, com foco na modernização, otimização e democratização do serviço no segmento agrofamiliar
MAIS VIDA BRASIL com serviços e ações de saúde para os filiados à FAFER.
O MAIS VIDA BRASIL nasceu como um programa de benefícios em saúde exclusivo para filiados da CONAFER, em parceria com a BSF Saúde, e que se estende à FAFER. Com a maior cobertura do mercado, os filiados têm acesso a assistência medicamento, orientação farmacêutica, assistência odontológica e telemedicina. Além disso, o programa oferece seguro de vida e assistência funerária, para garantir que você e seus familiares estejam sempre protegidos e amparados. Pelo Telemedicina, o associado faz consulta de forma remota por dispositivos eletrônicos: computadores, tablets ou smartphones, conectados à internet. A Telemedicina permite que pacientes e médicos interajam virtualmente, por meio de videoconferência ou outras formas online, para avaliar, diagnosticar e tratar problemas de saúde. Outro serviço é cobertura para medicamentos Tarjados de Uso Agudo decorrentes de atendimento médico e/ou odontológico Emergencial, Alta Hospitalar, Consulta Eletiva e Telemedicina. Na Assistência Odontológica de urgência tem atendimento em caso de dor de dente severa, sangramento oral, fraturas dentárias, abscessos, trauma dental e outros problemas. Os profissionais de assistência odontológica de urgência são treinados para avaliar e tratar pacientes com rapidez e eficiência. O Seguro de Vida é uma forma de proteção financeira para a família e garante uma fonte de renda para cobrir eventuais despesas do beneficiário. O seguro protege das despesas resultantes de um acidente: médico, hospital, perda de renda e outras. Já a cobertura do Auxílio-Funeral consiste no reembolso das despesas com o funeral do beneficiário, no caso de seu falecimento durante o período de vigência do seguro.
Centenas de convênios para os agricultores associados em todo o país.
A FAFER Centro-Sul Sudeste oferece uma safra permanente de benefícios e descontos aos seus associados por meio de centenas de convênios por todo o Brasil. Além dos produtos e serviços que estão revolucionando a vida das famílias do campo e fortalecendo a produção agrofamiliar em todo o país, a Confederação tem realizado uma série de convênios voltados aos seus associados na ativa e também aos aposentados do INSS. Basta ser filiado à FAFER para obter todas as vantagens destas parcerias o ano todo. São clínicas, faculdades, escolas, cursos, lojas, mercados, farmácias, profissionais liberais e centenas de empresas que oferecem descontos especiais aos nossos associados.
Acesso facilitado ao Pronaf para avançar na produção.
Com o conceito “A mão que lavra a terra, colhe um Pronaf”, o acesso ao Pronaf é um vasto território de oportunidades para os pequenos produtores financiarem o seu futuro como empreendedores, garantindo o crédito para uma produção sustentável, gerando renda permanente e aumentando os lucros da sua atividade. Para atingir estes objetivos, oferecemos dois caminhos inteligentes e seguros: as linhas de crédito Pronaf Custeio e Pronaf Mais Alimentos. As instituições filiadas à Federação por todo o Brasil são autorizadas a funcionar como agências intermediadoras nos processos de financiamento. As vantagens são muitas, além do acesso ao dinheiro: os agricultores evitam senhas, filas e toda a burocracia bancária para acessar o crédito, podendo ir uma entidade associada à FAFER com a garantia do atendimento exclusivo, contato direto com o correspondente bancário e agilidade no processo.
Emissão de CAF/DAP para acesso às políticas públicas.
A FAFER é órgão emissor do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), documento que substituiu a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). O CAF é a principal ferramenta do agricultor familiar para o acesso às ações, programas e políticas públicas voltadas para a geração de renda e o fortalecimento da agricultura familiar. A inscrição no CAF tem caráter permanente e a validade do registro é renovada a cada dois anos.