Enquanto avançam os acordos de cooperação técnica com municípios do semiárido nordestino, o +Genética no Sertão vai se transformando no maior programa genético da ovinocultura e caprinocultura do país. As inseminações já ultrapassaram 1,5 mil animais em todo o Nordeste, demonstrando a força do programa com apenas 1 ano de implantação. Os primeiros nascimentos de cabritos e cordeiros estão previstos para os próximos meses, ainda em 2024. Além dos municípios já assinados e atendidos, muitos estão agendados para iniciar os protocolos de inseminação. O programa +Genética no Sertão trabalha com o mais completo catálogo de reprodutores do mercado genético, produtos com selo de qualidade e de raças com alto pedigree
No coração do semiárido nordestino, uma revolução silenciosa está em curso, promovendo a transformação da ovinocaprinocultura e trazendo esperança para os pequenos produtores rurais. O programa +Genética no Sertão está ganhando força e mudando a realidade de milhares de famílias, elevando a qualidade de vida e impulsionando a economia regional. Em apenas um ano desde sua implementação, o +Genética no Sertão já alcançou mais de 507 municípios, com mais de 1,5 mil inseminações realizadas em todo o Nordeste.
Produtores de Lagoa do Barro-PI já estão recebendo os protocolos de inseminação
A importância do +Genética no Sertão aumenta ainda mais com o enfrentamento das condições climáticas adversas, escassez de recursos hídricos e falta de acesso a tecnologias avançadas do sertão nordestino. Com a efetivação do programa, a cadeia produtiva da caprinocultura e ovinocultura recebe um impulso significativo e transformador para todo o segmento, especialmente para os pequenos produtores. O impacto do programa é profundo. O semiárido nordestino, historicamente marcado por condições climáticas adversas, escassez de água e dificuldades no acesso a tecnologias avançadas, encontra no +Genética no Sertão um alento. A iniciativa oferece não apenas tecnologia, mas também conhecimento e suporte técnico, possibilitando que os pequenos produtores alcancem um novo patamar de produtividade e qualidade em seus rebanhos.
Em Saboeiro-CE, as inseminações já estão avançando
O sucesso do +Genética no Sertão é resultado da união de esforços entre a CONAFER, os governos municipais e os produtores rurais. As secretarias de agricultura dos municípios atuam diretamente na implementação do programa, indicando técnicos responsáveis, elaborando cronogramas de execução e cadastrando os produtores mais aptos a participar da iniciativa. Essa cooperação é essencial para o avanço do programa, garantindo que ele chegue aos rincões mais distantes do sertão. Assim, por meio do +Genética, pequenos produtores agrofamiliares nordestinos começam a viver uma nova realidade, muito mais produtiva e próspera. Isto porque a CONAFER e seus parceiros, Terra Bank, Ala Genetics e Alta Brasil, garantem o acesso à biotecnologia da inseminação artificial aos produtores sertanejos. O resultado é que uma nova revolução genética está em curso, a exemplo do +Pecuária Brasil que já chegou em 4 mil cidades brasileiras.
Com o +Genética no Sertão avançando pelo semiárido nesta velocidade, os pequenos pecuaristas nordestinos terão uma ganho significativo na produção de carne e leite de maior qualidade, atendendo às demandas crescentes dos mercados locais e nacionais. Além da geração de renda, os rebanhos ganharão mais qualidade com o passar do tempo, mudando o perfil da ovinocaprinocultura do país. Os primeiros frutos dessa revolução já estão surgindo, com cabritos e cordeiros de alto valor genético prestes a nascer. Estes animais, fruto das inseminações realizadas pelo programa, prometem não apenas atender às crescentes demandas do mercado local e nacional por carne e leite de qualidade, mas também aumentar a rentabilidade dos produtores.
Campo Grande do Piauí já está na segunda fase do +Genética no Sertão
À medida que o +Genética no Sertão continua a se expandir, os efeitos no mercado ovinocaprinocultor serão cada vez mais evidentes. Com a qualidade genética dos rebanhos aumentando gradualmente, espera-se uma transformação significativa no perfil da produção nordestina. O semiárido, antes visto como uma região de baixa produtividade, poderá se consolidar como um importante polo de produção de carne e leite no Brasil.
O programa +Genética no Sertão é um exemplo claro de como a tecnologia e a cooperação podem transformar realidades desafiadoras. Além do ganho econômico, o programa representa uma mudança social importante. Ao melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores, a CONAFER contribui para a fixação das famílias no campo, evitando o êxodo rural e fortalecendo as comunidades locais.
Produtor em Luzilândia, Piauí, está feliz com a chegada do programa
O +Genética no Sertão trabalha com as melhores raças:
SAANEN
Maior produtora de leite do mundo.
BOER
Excelentes para a produção de carne.
ANGLO NUBIANA
São muito resilientes e saudáveis.
SANTA INÊS
Sua produtividade é acima da média.
DORPER
São férteis e precoces.