A TV CONAFER transmite hoje pela manhã e à tarde, novas lives de lançamento do +Genética no Sertão. Em pouco tempo, quase 500 cidades já fazem parte do programa. Nesta quarta-feira (13), municípios da Bahia, Alagoas, Maranhão, Piauí e Paraíba oficializam as suas adesões aos acordos de cooperação técnica com a CONAFER. E amanhã, quinta-feira (14), mais cidades da Bahia, Piauí, Ceará e Alagoas, somam-se ao programa. A importância do programa +Genética no Sertão se revela como enfrentamento ao desafio das condições climáticas adversas, escassez de recursos hídricos e falta de acesso a tecnologias avançadas do sertão nordestino. Com o +Genética, os pequenos produtores de caprinos e ovinos têm a oportunidade de insemir os seus rebanhos com os sêmens das melhores raças, apoio logístico e protocolos sob responsabilidade da Confederação. O programa é totalmente gratuito e configura-se em mais uma revolução genética que a CONAFER leva para o campo

Com as lives de hoje, transmitidas pela TV CONAFER para celebrar novos acordos de cooperação técnica firmados entre municípios do semiárido e a Confederação, em pouco tempo, o +Genética no Sertão já chegou em todos os estados nordestinos, ávidos para avançar na transformação da caprinocultura e ovinocultura agrofamiliares. Com o +Genética, a CONAFER e seus parceiros Terra Bank, Ala Genetics e Alta Brasil, garantem o acesso à biotecnologia da inseminação artificial aos pequenos produtores sertanejos. É mais uma revolução genética acontecendo na pecuária brasileira.

O +Genética no Sertão não para de avançar pelo sertão nordestino. A logística, protocolos de inseminação, as doses de sêmens, insumos e as equipes de veterinários são de responsabilidade da CONAFER. O programa trabalha com o mais completo catálogo de reprodutores, a qualidade dos insumos utilizados provêm de empresas parceiras da Confederação, renomadas no mercado genético com selo de qualidade em seus produtos e reprodutores de raças com alto pedigree. 

Jefferson Marlon, assessor das diretorias do +Pecuária e +Genética, apresenta as lives para celebrar os lançamentos online do programa por todo o semiárido

Cabe às secretarias municipais de Agricultura, indicar um responsável técnico para elaborar o Cronograma de Execução, cadastrar os produtores mais aptos a receberem o projeto em seu rebanho e acompanhar a equipe técnica da CONAFER nos trabalhos em dias de campo.

Os objetivos do +Genética no Sertão:

  1. Aumentar a produtividade animal: melhoramento genético de caprinos e ovinos para garantir animais mais saudáveis, resistentes e produtivos.
  2. Elevar a qualidade dos produtos: produção de  carne e leite de maior qualidade, atendendo às demandas crescentes dos mercados locais e nacionais.
  3. Reduzir a vulnerabilidade à seca: animais mais adaptados às condições climáticas da região, tornando a pecuária mais resiliente.

O +Genética no Sertão trabalha com as melhores raças:

SAANEN 

Maior produtora de leite do mundo.

BOER

Excelentes para a produção de carne.

ANGLO NUBIANA

São muito resilientes e saudáveis.

SANTA INÊS

Sua produtividade é acima da média.

DORPER

São férteis e precoces.

Lançamentos pela TV CONAFER do dia 13/03 às 10 horas:

Chorrochó-BA

Olho D’água Das Flores-AL

Vitória do Mearim-MA

Conceição da Feira-BA

Girau do Ponciano-AL

Coité do Noia-AL

Estrela de Alagoas-AL

Montes Altos-MA

Lançamentos pela TV CONAFER do dia 13/03 às 15 horas:

São Bento PB

Ipiranga do Piauí PI

Rio Grande do Piauí PI

Barro Duro PI

Lançamentos pela TV CONAFER do dia 14/03 às 10 horas:

Eunápolis-BA

Ibipeba-BA

Itapitanga BA

Abaré BA

Isaías Coelho PI

Caucaia CE

Lançamentos pela TV CONAFER do dia 14/03 às 15 horas:

Quixabeira-BA 

Biritinga-BA

Encruzilhada-BA

Sátiro Dias-BA

Igreja Nova-AL

A pecuária agrofamiliar de ovinos e caprinos é uma das principais atividades econômicas do semiárido, desempenhando papel vital na sustentabilidade da região. Com o +Genética do Sertão a cadeia produtiva da caprinocultura e ovinocultura recebe um impulso significativo e transformador para todo o segmento e cadeias produtivas, mas principalmente, para as famílias produtoras.

Compartilhe via: