da Redação

Ampliando suas ações junto aos pescadores paraibanos, a Confederação reafirma o seu compromisso de trabalho pela agricultura familiar; cooperação vai beneficiar 36 mil pescadores artesanais

O secretário Jerônimo Júnior, Secretário Executivo da Pesca do Estado da Paraíba, em um encontro na sede da CONAFER com o presidente Carlos Lopes, confirmou o interesse do governo paraibano em realizar parcerias com a Confederação para efetivar diversas demandas, como a realização do primeiro censo de estatística pesqueira, além de outras para o fomento da pesca e da aquicultura paraibanas. Um censo que apresente um raio-x da atividade pesqueira e da produção de peixes no Estado é fundamental para criar um banco de dados com informações colhidas diretamente dos pescadores e aquicultores, e assim criar estratégias e planejar o crescimento de todo o segmento.

Reconhecidos como agricultores familiares pela Lei 11.326 de 2006, a Lei da Agricultura Familiar, os pescadores artesanais navegam por uma grande cadeia de recursos da pesca, e que envolve a produção, conservação, o processamento, o transporte e a comercialização do pescado. 

Com suas redes, barcos e muita coragem, nossos pescadores e suas famílias transformaram a atividade em um dos motores do segmento econômico da agricultura familiar. Todos têm assegurados os direitos previdenciários, acesso ao seguro-desemprego e às linhas de crédito destinadas à atividade pesqueira. Mas é preciso organizar a atividade em toda a sua extensão para obter melhores condições de trabalho, produção e desenvolvimento econômico das famílias de pescadores. 

Foto: Portal Correio

CONAFER já tem projetos de crescimento com pescadores da Paraíba

Uma das ações neste sentido foi o recente acordo de cooperação com a tradicional Colônia de Pesca Z3, de Tambaú, fundada em 24 de fevereiro de 1924. A diretoria da Z3 recebeu a Secretaria de Pesca e Aquicultura da CONAFER para selar uma parceria, além de expor as dificuldades da pesca artesanal no Estado da Paraíba, como a desinformação do segmento, deficiências nos canais de comunicação e falta de novos investimentos na produção. 

A CONAFER quer disponibilizar a todos os pescadores da Paraíba o acesso à emissão da DAP, aos financiamentos do PRONAF, serviços de INSS digital como a entrada do seguro, e muitos projetos para impulsionar a pesca e a produção, além das condições de armazenamento dos produtos da pesca da região. 

LEIA TAMBÉM:

Em Caracaraí, CONAFER articula compromisso do governo de Roraima com Federação de Pescadores

Portaria facilita acesso de pescadores artesanais aos financiamentos do Plano Safra

Agora, por meio de uma parceria com o governo do Estado, a CONAFER mantém-se na missão de beneficiar estes agricultores familiares, sempre partindo do princípio de que é importante oferecer as melhores condições para autonomia destes pequenos produtores, hoje responsáveis por 73% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Levar novas ações para os pescadores da Paraíba representa mais uma vitória de toda a Confederação.

Capa: CONAFER

Compartilhe via: