Entre os dias 13 e 16 de maio, em Pesqueira-PE, a equipe da Secretaria de Políticas para Monitoramento e Segurança no Campo, comandada pelo secretário Geovanio Katukina, aplicou mais um curso de formação de brigadistas e vigilantes no programa de Formação nos Territórios. No Território Xukuru do Ororubá foram capacitados 16 brigadistas e 20 guerreiros voltados às ações de vigilância, monitoramento e apoio às comunidades. Todos aprenderam técnicas e aprenderam a utilizar os equipamentos nos trabalhos de monitoramento e de combate a incêndios florestais dentro do Território Xukuru
O programa de Formação nos Territórios capacita os indígenas para desenvolver ações de monitoramento e prevenção de ilícitos dentro dos territórios filiados à CONAFER. O curso ensina sobre legislação ambiental e comportamento do fogo, com treinamento prático em prevenção e combate a incêndios florestais, bem como atividades de vigilância e monitoramento utilizando tecnologias com o aplicativo Hãmugãy.
Vale ressaltar que a parceria com a Associação da Comunidade Indígena Xukuru – ACIX teve um papel fundamental para que as articulações e realização do curso acontecesse de forma positiva dentro do Território. O presidente da (ACIX) Kléber Xukuru, agradeceu toda equipe da CONAFER pela execução do curso: “agora com jovens formados e prontos para defender o Território Xukuru, será iniciado o trabalho de multiplicação na aplicação dos recursos aprendidos em curso, para cada vez garantirem um território livre de invasores e protegendo a mãe natureza, só assim conseguiremos garantir o futuro das novas gerações”.
Para o secretário de Monitoramento, Geovanio Katukina, foi um momento muito importante, pois se consolida algo pensado há tempos atrás e construído coletivamente. O programa de formação tem esse potencial de trazer mais jovens guerreiros e guerreiras para pensar novas estratégias para a proteção dos territórios. E durante a 24ª Assembleia Xukuru os Guardiões Ambientais do Território foram apresentados à comunidade.
As brigadas comunitárias de prevenção e combate a incêndios florestais desempenham um papel muito importante e necessário na proteção e gestão dos territórios. Com um treinamento específico sobre as características das áreas naturais e os riscos associados, essas brigadas, formadas por membros das comunidades, são decisivos para planejar e executar ações de prevenção e combate a incêndios, contribuindo para a redução dos impactos ambientais, econômicos e sociais.
O aplicativo Hãmugãy apresentado nos cursos, com funções nas línguas indígenas, representa um avanço significativo na integração de conhecimento ancestral com tecnologia moderna. Ao permitir respostas rápidas e eficazes em situações críticas, a plataforma demonstra o poder da colaboração e inovação para enfrentar os desafios ambientais atuais. Este esforço conjunto da CONAFER e da ACIX sinaliza um futuro mais seguro e sustentável para os povos indígenas e seus territórios, combinando tradição e tecnologia para a proteção dos ecossistemas originários.
O curso de Formação dos Guardiões Ambientais em Vigilância Territorial tem dois eixos principais: a vigilância e o monitoramento do interior até as fronteiras das terras indígenas. Esta iniciativa da CONAFER contribui para uma comunidade indígena mais protegida e unida, criando barreiras para invasões e garantindo mais segurança para as atividades dos indígenas, como a preservação da sua cultura, a produção agrícola, as roçadas e os deslocamentos no território.
As Brigadas Comunitárias
As brigadas comunitárias de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, são compostas por pessoas das comunidades, que se organizam nas ações de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios em seus territórios. Os brigadistas recebem treinamento básico de combate a incêndios florestais, além de conhecimento sobre as características das áreas naturais e os riscos associados a esses incidentes.
As brigadas comunitárias são fundamentais para a proteção e a gestão de seus territórios. Nesse modelo a comunidade é protagonista no planejamento das atividades de prevenção, preparação e combate aos incêndios, o que contribui para a diminuição nos impactos dos incêndios florestais, além de ajudar na redução dos prejuízos econômicos, sociais e ambientais.
Aplicativo Hãmugãy
O Hãmugãy, a plataforma originária de proteção dos territórios, também foi apresentado aos alunos do curso de Formação dos Guardiões Ambientais em Vigilância Territorial. Hãmugãy é um aplicativo de monitoramento que facilita registros ágeis de ocorrências ambientais ou ameaças às áreas indígenas.
Hãmugãy, o aplicativo de monitoramento dos territórios, lançado pela CONAFER, tem algumas funções nas línguas indígenas
Os registros incluem fotos e coordenadas GPS, que são enviadas ao Centro de Monitoramento da CONAFER, e que serão disponibilizadas por meio de um mapa interativo, possibilitando a resolução do sinistro com muito mais velocidade. Cada registro é instantaneamente processado e enviado ao centro de monitoramento da plataforma, criando respostas rápidas e eficazes em situações críticas. A plataforma Hãmugãy representa um passo audacioso em direção a um futuro mais promissor, onde o conhecimento ancestral se entrelaça com a tecnologia moderna para proteger nossos ecossistemas preciosos e apoiar as comunidades que dependem deles. É um testemunho do poder da colaboração e da inovação para enfrentar os desafios ambientais mais urgentes do nosso tempo.