O primeiro Museu do Fogo da América Latina, localizado em Cavalcante – Goiás, comemorou no último dia 23 de setembro o seu primeiro ano de existência. A data foi celebrada com uma cerimônia que contou com a presença de autoridades, representantes de instituições e entusiastas da causa ambiental, destacando a importância dos conhecimentos tradicionais indígenas e quilombolas para o manejo integrado do fogo

 Representantes da CONAFER, BRIVAC e Brigada Pronto Emprego Kalunga do IBAMA

A CONAFER, uma das parceiras fundamentais para a criação e manutenção do Museu, foi convidada pela Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante – BRIVAC, que idealizou a cerimônia, para integrar a mesa de autoridades e participar de uma roda de conversa sobre o tema central do evento. Estiveram presentes o Presidente do ICMBio, Mauro Pires, o Secretário de Meio Ambiente e Turismo de Cavalcante, João Ribas, o Supervisor Estadual de Brigadas do IBAMA, Charles Pereira, a Primeira Dama de Cavalcante, Lucinha Kalunga, e representando a CONAFER, o Secretário Nacional de Interagências, Marcelo Santana.

João Ribas, Charles Pereira, Lucinha Kalunga, Mauro Pires, Marcelo Santana e Pablo Betancor

Todos destacaram a importância do Museu, que atualmente abriga um acervo valioso relacionado à história evolutiva das ações de Manejo Integrado do Fogo, evidenciando a valorização das culturas tradicionais nas ações de proteção e preservação dos territórios originários e unidades de conservação.

O Secretário de Meio Ambiente e Turismo, João Ribas, aproveitou a ocasião para agradecer as parcerias e pontuar algumas ações do primeiro ano do Museu. Ribas enfatizou o reconhecimento internacional que o espaço alcançou, mencionando a apresentação de um artigo do Museu no WildFire em Portugal, um evento que reúne autoridades ambientais de todo o mundo.

 Apresentação dos resultados das queimas prescritas no território Kalunga

A CONAFER, uma referência cada vez maior e mais reconhecida nas pautas ambientais, demonstrou sua relevância no evento com a presença do Secretário Nacional Marcelo Santana e toda a equipe de colaboradores da Secretaria Nacional de Interagências e Gestão Ambiental. Santana ressaltou a importância de fortalecer parcerias nacionais e internacionais para impulsionar novas estratégias em ações socioambientais.

 Inauguração do Primeiro Eletroposto da Chapada dos Veadeiros

No mesmo evento, reforçando o compromisso ambiental e sustentável, foi inaugurado o Primeiro Eletroposto da Chapada dos Veadeiros. Pablo Betancor, Gerente do Museu, destacou a iniciativa como uma ação louvável com ênfase nas práticas de mitigação da utilização de combustíveis fósseis e na redução dos efeitos que contribuem para as mudanças climáticas. Segundo ele, todas as atitudes fazem a diferença na conservação dos ecossistemas.

O primeiro Museu do Fogo da América Latina se consolida como um marco na valorização das práticas tradicionais e na conscientização ambiental, contribuindo para um futuro mais sustentável e preservando a rica história do manejo integrado do fogo no continente. A parceria entre instituições como a CONAFER fortalece esse propósito e promove avanços significativos nessa trajetória de preservação e aprendizado constante.

Compartilhe via: