FONTE: ICMBio
Censipam planeja a contratação de satélites com radar de abertura sintética para monitoramento da Amazônia
Na última terça-feira (21), o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Homero Cerqueira, junto com outros representantes do Instituto, conheceram o trabalho realizado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Brasília (DF). O encontro teve como objetivo aperfeiçoar o monitoramento nas unidades de conservação ambiental.
O diretor-geral do Censipam, José Hugo Volkmer, apresentou ao presidente e ao diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação, Marcos de Castro Simanovic, do ICMBio, os projetos estratégicos desenvolvidos para o monitoramento ambiental e territorial da Amazônia. Entre as ferramentas está o uso de satélites com radar de abertura sintética (SAR). Segundo Volkmer, a tecnologia SAR é capaz de fazer imagens do terreno mesmo com tempo nublado. Na Amazônia, que fica debaixo de nuvens a maior parte do ano, o satélite SAR é muito mais eficiente do que o ótico para captar o desmatamento.
Ainda, o diretor-geral do Censipam informou que a intenção é adquirir uma constelação de satélites. “Estamos planejando a contratação de uma constelação de microssatélites SAR para aperfeiçoar o monitoramento da Amazônia e também de outras regiões do país. As imagens captadas estarão à disposição do ICMBio e de outros órgãos de proteção ambiental”.
Segundo o presidente do ICMBio, Homero Cerqueira, é preciso aprimorar a fiscalização e a regularização fundiária da região. “O arco do desmatamento está cada vez mais próximo às áreas de conservação. Buscamos parcerias, porque sozinho é muito difícil proteger uma área tão grande”, afirmou o presidente do ICMBio.
Nos próximos dias serão realizadas reuniões técnicas para detalhamento da cooperação entre as instituições em ações de combate a crimes na Amazônia.

Compartilhe via: