A CONAFER todos os meses cumpre um roteiro extenso, de Norte a Sul do Brasil, levando assistência material, orientação aos parentes indígenas e povos tradicionais, exames de saúde nas comunidades, reforço escolar para crianças carentes, educação ambiental com distribuição e replantio de mudas, além de ações em datas especiais, como foi o Dia das Mães neste mês. A Diretoria de Ação Social e Inclusão, juntamente com a Secretaria Nacional Indígena e assessores da Presidência, percorreram diversas aldeias indígenas na Bahia, Mato Grosso, na periferia de Brasília, no Distrito Federal, neste mês de maio, em atividades e visitas aos territórios com equipes que foram a campo cumprir uma das missões da Confederação, que é atuar em favor dos mais carentes em todas as regiões do país, sempre na defesa dos direitos destas populações, como o direito à alimentação, à educação, ao esporte e a preservação de suas ricas culturas. Estas são demandas sempre prioritárias destas populações, muitas delas vulneráveis, razão pela qual a CONAFER incentiva antes de tudo, a solidariedade, pois sem ela não se obtém conquistas
No Dia das Mães, uma data especial para homenagear e agradecer todo o amor e dedicação que elas nos dão diariamente, a Diretoria de Ação Social e Inclusão entregou muitas lembranças e realizou um grande almoço na comunidade de Nova Esperança-DF, como forma de expressar esse agradecimento e carinho. O ambiente foi decorado com flores, cartões e mensagens de amor e gratidão.

A Diretoria de Ação Social e Inclusão atua em diversas ações, como a Despensa Cheia, que escolhe uma família carente para receber uma grande compra de alimentos que vão garantir as refeições durante o mês inteiro
Pelo projeto Esporte é Cultura, às crianças e jovens do povo Xavante-MT, foram entregues diversos acessórios, como meiões, chuteiras e bolas para para a prática do futebol, buscando atender às preferências e habilidades dos participantes.

Outro projeto muito importante está voltado à educação. O objetivo é abraçar os jovens e adultos por meio do reforço escolar, na sua realidade atual, entendendo as dificuldades e trabalhando o coletivo. No mês de maio, foi realizada ação com os catadores de material reciclável na comunidade Nova Esperança-DF, com 60 famílias e 50 crianças com defasagem na escola. O projeto conta com a ajuda de voluntários – alunos do curso de pedagogia da UNB e também com a iniciativa da DASI. As crianças recebem lanches e material escolar completo para as suas atividades.

Em Camacã, a Diretoria de Ação Social e Inclusão e a Secretaria Nacional Indígena atuaram juntas em Camacã-BA, junto aos pataxó hãhãhãe da aldeia Panelão, que receberam com muita alegria 450 pentes de piaçava para cobertura de uma grande cabana. Outra ação foi a entrega de centenas de lembranças no Dia das Mães na Escola Indígena na aldeia Boca da Mata, município de Porto Seguro-BA, na aldeia Caramuru, em Pau Brasil-BA, e na aldeia Coroa Vermelha-Santa Cruz de Cabrália-BA.

As ações na área da saúde levaram atendimento aos indígenas do município de Pau Brasil-BA, com a realização de exames e encaminhamentos clínicos. No dia 18 de maio, na casa de apoio da aldeia Bahetá, em Itaju do Colônia-BA, foi o dia do combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, evento que contou com a presença de estudantes da rede municipal e seus responsáveis, além da equipe indígena e equipe do município.

A CONAFER tem uma equipe multidisciplinar composta por assessores, assistentes sociais, advogados e associados presentes no campo, organizando e acompanhando as ações:
Tehiana Freitas – Diretora de Ação Social e Inclusão da CONAFER
Arariquele Cardoso Pataxó Hãhãhãe – Assessora da Presidência
Daniella Gomes – Secretaria Nacional Indígena
Sângela Lemos – Secretaria Nacional Indígena
Erivan Benevides – Assessor
Joselma Benevides – Assessora
Sérgio Vinícius Gonçalves Pataxó Hãhãhãe
Maria Mello Pataxó Hãhãhãe – Assessora Indígena
Gabriel Ribeiro – Advogado
Simizuto Xavante – Assessor Indígena
Kauã Pataxó – Assessor da Presidência

