A Marca Agrofamiliar Brasileira 

Fale Conosco: 0800-940-1285

MARCO ANCESTRAL: indígenas de todo o país marcham na capital federal em defesa dos seus direitos e demarcação de territórios

Milhares de indígenas de diferentes etnias tomaram a área central de Brasília na manhã desta terça-feira (8) com seus adereços tradicionais, com as pinturas corporais típicas dos povos indígenas. Todos participam da 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL). A grande marcha percorreu os cerca de 4 km que separam a Praça dos Três Poderes do antigo Complexo Funarte, no Eixo Monumental, onde está instalado o ATL, sempre entoando cânticos e palavras de ordem para cobrar das autoridades públicas o cumprimento de seus direitos.

8 mil indígenas estão acampados no antigo Complexo Funarte, no Eixo Monumental de Brasília 

“A gente vem lutar por nossos direitos. E não porque a gente queira [receber] nada de graça. É porque, se a gente não fizer isso, ninguém mais vai fazer por nós”, disse à Agência Brasil Netuno Borum, que viajou de São Paulo para a capital federal com mais 360 indígenas. “Exigimos que cumpram nossos direitos. E que reconheçam tudo o que roubaram de nossos povos, o extermínio indígena”, acrescentou Netuno, enquanto caminhava ao lado de seus dois filhos, Potyra e Kretã Borum. “Desde que nasceram, os dois nos acompanham nas manifestações indígenas. Não sei qual será o resultado da nossa luta, mas estamos tentando fazer o possível para que a situação das novas gerações melhore, com a conquista dos direitos que ainda nos são negados.”

Também acompanhada pelo filho, Kayla Pataxó Hã-Hã-Hãe, participa do ATL pela quinta vez.

“Estou sempre junto do meu povo, na luta pela demarcação de nossas terras. E carrego meu filho junto para que ele saiba dar valor a tudo pelo que estamos lutando. É cansativo, mas é preciso. E vale a pena. Porque temos a esperança de que ele e as outras crianças indígenas de hoje não sofram o tanto que nós e nossos antepassados sofremos.” As faixas e cartazes expostos durante a caminhada sob o sol forte do Planalto Central ilustravam as principais reivindicações do movimento indígena: Demarcação das Terras Indígenas Já!; Terras Indígenas Demarcadas é Futuro Garantido; Respeitem a Constituição Federal; Nosso Futuro Não Está à Venda e Pelo Fortalecimento da Educação e da Saúde Indígena.

Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe:

Categorias

TEMAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PRINCIPAIS PROGRAMAS

Arquivos Conafer

VEJA TAMBÉM