da Redação


A SEMAD, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, enviou os dados das queimadas no Estado para a CONAFER 
 

O desmatamento e os focos de incêndios não param de crescer em Goiás. Em ação realizada na primeira semana de junho de 2020, pela Secretaria de Meio Ambiente, foram identificadas novas degradações de áreas nativas do Cerrado, totalizando 2,5 mil hectares desmatados no município de Cavalcante, localizado na região da Chapada dos Veadeiros, uma das áreas com maior biodiversidade do mundo. 

Pelos dados da SEMAD, neste ano, de 1º de abril até 30 de junho foram contabilizados 620 focos de queimadas. Em 2019, no mesmo período, foram contabilizados 434 focos. Um dos focos que causa grande preocupação é do desmatamento ilegal de áreas nativas em Cavalcante, na região da Chapada das Mesas, onde a operação foi realizada. 

Uma vez identificado os desmatamentos ilegais são procedidas as lavraturas de autos de infração, embargos e apreensões de equipamentos utilizados na prática das infrações. Operações de fiscalização presenciais também são realizadas para descartar falsos positivos que podem acontecer em face da qualidade das imagens de satélite que são analisadas.

LEIA TAMBÉM:
Fundos globais exigem redução do desmatamento e proteção aos povos indígenas para investir no Brasil

CONAFER cria projeto de agroecologia nas aldeias e valorização das tradições indígenas

A Gerência de Monitoramento Ambiental do governo estadual realiza o acompanhamento do desmatamento utilizando técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento, tendo como insumos os alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, e da plataforma MapBiomas Alerta.

A importância de estar em alerta e agir com o rigor da Lei

Foto: Brasil de Fato

Dados do Inpe demonstram que as áreas de alertas para o estado de Goiás tendo como referência este período do ano, foram 2017/2018: 460km²; 2018/2019: 499km²; 2019/2020: 324km². Os alertas estão sendo validados para viabilizar a tomada das medidas administrativa, como Autos de Infração e Termos de Embargo. Em situações estratégicas, estão sendo realizadas operações, a exemplo da ocorrida no mês passado na região de Cavalcante.

O que vemos pela número de focos de incêndio e queimadas para implementar monoculturas e pecuária extensiva, é uma destruição sistemática do Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro, com 3 bacias hidrográficas, estendendo-se por um território de 1,5 milhão de km², abrangendo quatro estados do Brasil Central (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), além de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí.

A CONAFER coloca-se em alerta e sempre denunciará as ações que colocam em risco o meio ambiente e as comunidades que vivem nestas regiões de degradação e conflitos agrários.

Capa: Ecodesenvolvimento

Compartilhe via: