da Redação

Parceria da Confederação com a centenária Colônia Z3, em Tambaú, pode beneficiar 36 mil pescadores e aquicultores paraibanos

A CONAFER comemora mais uma conquista em sua missão de levar apoio técnico, serviços e projetos de crescimento dos negócios para milhões de agricultores familiares em todo o Brasil.

A mais recente notícia neste momento de crescimento das suas ações, é o acordo de cooperação com a tradicional Colônia de Pesca Z3 de Tambaú. Fundada em 24/02/1924, a história da Colônia já atravessa um século atuando pela pesca artesanal em uma das mais regiões mais belas e de um rico ecossistema do litoral brasileiro.

Cidade de Tambaú. Foto: Wikipédia

A diretoria da Z3 recebeu a Secretaria de Pesca e Aquicultura da CONAFER para selar uma parceria, além de expor as dificuldades da pesca artesanal no Estado da Paraíba, como a desinformação do segmento, deficiências nos canais de comunicação e falta de novos investimentos na produção. 

A CONAFER ouviu com bastante atenção as demandas e pontuou as mais prioritárias a serem enfrentadas com mais urgência. Depois da explanação e das questões pontuais, a CONAFER convidou a Colônia Z3 de Tambaú para fazer parte do quadro de filiados da Confederação. 

Na foto o presidente John Early da Colônia Z3 e Anderson Nunes, secretário de Pesca e Aquicultura da CONAFER. Foto: CONAFER

Modernização da Fábrica de Gelo da Colônia Z3 está na pauta

Além dos benefícios como emissão de DAP, acesso aos financiamentos do PRONAF, serviços de INSS digital como a entrada do seguro, a CONAFER também quer impulsionar a produção e as condições de armazenamento dos produtos da pesca da região. 

LEIA TAMBÉM:

Portaria facilita acesso de pescadores artesanais aos financiamentos do Plano Safra

Colônia de Pescadores de Roraima recebe recursos da CONAFER para modernizar sistema de cadastro

Neste cenário de recuperação econômica na pós-pandemia, a CONAFER vai atuar para dar condições de funcionamento para a Fábrica de Gelo da Z3. A ideia é dar aos pescadores as melhores condições de trabalho, como a logística do negócio, pois a refrigeração dos ambientes de armazenamento dos peixes é um item decisivo na conservação dos produtos, e consequente lucro pela diminuição das perdas destes alimentos de alta perecibilidade. A ideia do presidente da Z3 é também aplicar os recursos e as receitas da fábrica de gelo na criação de novas fábricas na região, beneficiando milhares de pescadores.

Fábrica de Gelo da Z3 vai melhorar os negócios de milhares de pescadores de Tambaú. Foto: Blog O Estado

A CONAFER tem desenvolvido diversos projetos que beneficiam diretamente os produtores familiares de todo o Brasil, sempre partindo do princípio de oferecer as condições necessárias para a autonomia dos agricultores que hoje produzem 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Levar os nossos serviços e ações para os pescadores de Tambaú representa mais uma vitória de toda a Confederação.

Capa: Portal Correio

Compartilhe via: